Home / Plantas / Tudo Sobre a Flor Pentstemon: Características e Nome Científico

Tudo Sobre a Flor Pentstemon: Características e Nome Científico

As plantas perenes são perfeitas para o cultivo em casa, nos quintais e nos jardins. Isso porque elas podem permanecer exuberantes por muito tempo apresentando flores e folhas bem conservadas. Elas podem viver por até dois anos e vivenciam dois ciclos, o que pode possibilitar a perda das folhas. Dentre as flores perenes podemos citar a Pentstemon (Penstemon x gloxinioides), uma planta de origem nos Estados Unidos e no México, mas que pode se adaptar muito bem no nosso país.  Quer saber um pouco mais sobre essa espécie? Acompanhe nosso artigo e conheça um pouco mais sobre essa flor. Preparado?

Características da Pentstemon

A Pentstemon (nome cinetífico Penstemon x gloxinioides) pertence à  família das Plantaginaceaes e pode ser conhecida também como pentstemon, penstêmon e pentstemo. Seu habitat natural de origem é o continente americano, em especial, nos Estados Unidos e no México.

São plantas perenes e que podem chegar a medir quase um metro e meio de altura. Com flores vistosas e poucos ramos, o Pentstemon encanta todos os apreciadores de plantas. Suas folhas possuem textura áspera, formato de lança e suas lindas flores crescem em forma de pequenos sinos e aparecem nas cores: roxa, vermelha e branca. Um verdadeiro espetáculo! Geralmente elas começam a brotar no verão ou no outono.

Esse vegetais apreciam climas frios e por esse motivo apresentam florescências mais intensas nesses ambientes. As regiões do sul do Brasil podem ser o ambiente ideal para o cultivo da Penstemon.

Como Cultivar a Pentstemon

A forma mais simples de propagação desse vegetal é por meio de divisão. Entretanto, as sementes também podem ser usadas para esse fim. Existem diversas espécies hibridas que foram desenvolvidas no continente europeu ainda nos anos de 1800. A família da planta se expandiu muito devido à sua utilização pela genética e hoje pode ser encontrada em diversas partes do mundo.

A planta se adapta com mais facilidade em climas tropicais e subtropicais, mas pode se desenvolver em regiões oceânicas equatoriais. Podem ser plantadas em  pequenos grupos ou em bordaduras e garantem um excelente visual para os seus ambientes.

Pentstemon Heterophyllus
Pentstemon Heterophyllus

É uma planta que tem muita popularidade entre os americanos,  que fazem o seu cultivo com muita frequência. Um ponto muito interessante sobre a Pentstemon é que ela pode aparecer em diversas combinações de formatos, tamanhos e cores de flores.

Outra curiosidade sobre a planta é que ela pode ser usada em florais que possuem propriedades terapêuticas e podem ajudar na melhora de sintomas como a ansiedade. O solo arenoso é o mais indicado para essa espécie e ela necessidade de uma boa drenagem para crescer saudável.

Outras Informações Sobre a Pentstemon

Veja algumas informações sobre a Pentstemon:

  • A Pentstemon  deve ser cultivada em sol intenso, necessitando de um solo rico em matéria orgânica e recebendo regas frequentes. Mesmo que sejam consideradas perenes, elas tendem a perder a exuberância com o tempo e geralmente duram por dois anos. Dessa forma, é muito importante que os canteiros sejam renovados periodicamente.
  • A multiplicação é mais favorável por meio de touceira e elas ficam muito bem em jardineiras e vasos.
  • Pentstemon significa “cinco estames”. Cada uma das flores possui quatro desses estames que podem reproduzir. Apenas um dos estames é estéril. Este geralmente apresenta aparência mais peluda e fica localizado na ponta da haste.
  • Essa espécie costuma apresentar florações numerosas que são perfeitas para decorar grandes e pequenos espaços. Uma bela aposta para os jardins, não é mesmo?

Outras Espécies de Plantas Perenes

Se você é daquelas pessoas que amam colocar a mão na terra e aproveitar essa deliciosa terapia que é o plantio, saiba que as plantas perenes podem ser uma excelente opção para o seu jardim. Cuidar de plantas pode ser uma atividade incrivelmente prazerosa e que pode trazer muito benefícios para a nossa vida. Veja alguns exemplos de plantas perenes que podem ser ótimas opções para o seu jardim:

Margarida

A Margarida é uma planta muito conhecida e que possui o nome de Rudbeckia hirta. Floresce no verão ou  na primavera e costuma apresentar as cores: amarela, castanho, roxo. Suas folhas também são bem exuberantes  e chamam muita tenção. Elas gostam de muito sol e solo rico em matéria orgânica. A rega deve ser feita todas as semanas.

Lavanda

Essa é outra planta perene muito indicada para os jardins caseiros. Pode ser chamada de alfazema e se apresenta em diversas espécies. Com folhas em forma de lança e flores que possuem um aroma incrível, a lavanda pode ser roxa, azul e possui floração durante a primavera. Diferente de outras plantas, ela não exige um solo muito fértil, porém, necessita de irrigação e drenagem bem executadas. Precisam crescer no sol para apresentar um aspecto saudável.

Sálvia

A sálvia ananás (nome científico de Salvia Elegans) teve origem nos Estados Unidos. Podem florescer no verão e no outono e chegam a medir um metro e meio. Com raízes profundas, elas necessitam de solo bem adubados. Suas folhas possuem um cheiro que lembra o ananás e  são bastante utilizadas na aromatização dos mais diversos pratos culinários.

Miosótis

Essa flor também é conhecida em muitas regiões brasileiras como “não esqueças de mim”. Com lindas flores azuis e com o aspecto aveludado, a miosótis cresce em forma de ramos e pode chegar a medir quarenta centímetros. Procure colocá-la  em locais que recebem mais luz solar, pois ela precisa de muita luminosidade para crescer. Não esqueça também de regar e caprichar na reposição de adubo.

Bom, além da Pentstemon essas foram as nossas indicações de flores perenes para o seu jardim. Investir em plantas é também investir em qualidade de vida. Elas trazem alegria, beleza e proporcionam muito bem-estar para os seus dias.

Encerramos por aqui e fazemos o convite para que você continue acompanhando nossos artigos aqui no Mundo Ecologia. Que tal nos deixar um comentário contando o que achou sobre a flor Pentstemon? Caso tenha ficado alguma dúvida, basta nos enviar uma mensagem, ok? Não se esqueça de compartilhar esse artigo nas suas redes sociais! Até mais!

Veja também

Como se Faz Saião com Leite? Para que Serve?

O saião (nome científico Kalanchoe brasiliensis) é uma planta medicinal que também pode ser conhecida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *