Home / Plantas / Pode Plantar Girassol No Inverno?

Pode Plantar Girassol No Inverno?

As lindas pétalas de um amarelo cativante do girassol (embora exista as variações alaranjadas ou enrubescidas) são o destaque radiante do verão caloroso ou do do outono aconchegante. Tanto as espécies perenes ou anuais sempre serão mais belas e saudáveis no clima certo, usufruindo o que ela gosta mais: o Sol!

O Tipo de Ambiente do Girassol

O ambiente nativo do girassol é espaços abertos e secos, como zonas costeiras, planícies e prados. Girassóis ocasionalmente surgem como uma erva daninha em campos agrícolas e pastagens.

Os girassóis são plantas de pleno sol que só se desenvolvem em ambientes nos quais são fornecidas seis ou mais horas de insolação direta por dia. Este anual prefere os dias mais iluminados do verão e floresce durante a temporada.

Eles são conhecidos por sua resistência e capacidade de sobreviver ao calor extremo; no entanto, as temperaturas ideais para o cultivo de girassóis são entre 21 e 25 graus Celsius, com temperaturas do solo de pelo menos 12 a 15 graus quando as sementes são semeadas.

Requisitos de Germinação Para Girassóis

Sementes de girassol são semeadas diretamente no solo ao ar livre ou começaram dentro de casa em vasos várias semanas antes do tempo de transplante. Para o plantio ao ar livre, é necessário um local a pleno sol com solo bem drenado. Se a drenagem é um problema, 5 a 10 centímetros de composto podem se espalhar pelo solo.

Adicionando 2 xícaras de fertilizante orgânico completo, como uma formulação 4-5-4, por fileira de 03 m e lavando as alterações no solo a uma profundidade de 15 centímetros irá fornecer nutrientes durante a estação de crescimento. No interior, as sementes de girassol são iniciadas em vasos de 8 a 10 centímetros preenchidos com um meio de plantio sem solo bem drenado.

Sementes de girassol são plantadas com um centímetro e meio de profundidade. Como os girassóis são uma semente rica em óleo, eles exigem um pouco mais de água para germinação do que muitas outras sementes. Isso requer a rega do solo completamente ao ar livre após o plantio e não permitir que o solo seque completamente até que a germinação ocorra.

Sementes de girassol não necessitam de luz para germinação. No entanto, quando cultivados em vasos, o plástico é removido ao primeiro sinal de germinação e os vasos descobertos são colocados em luz indireta brilhante. Quando as plantas têm seu primeiro conjunto de folhas verdadeiras, as mudas são reduzidas para 1 por vaso e um fertilizante solúvel em água para todos os fins é aplicado com meia força semanalmente.

Ao ar livre, o desbaste de pequenas variedades a 15 centímetros de distância e grandes variedades a um metro de distância permitem uma ampla luz e fluxo de ar em torno das mudas de girassol.

Germinação Para Girassóis
Germinação Para Girassóis

Pode Plantar o Girassol no Inverno

Até aqui já foi esclarecido o que é preciso para que o girassol atinja sua plenitude de floração e colheita, destacando requisitos como luz direta e condições de solo seja no cultivo ao ar livre ou em vasos no interior de uma residência. Os girassóis enfrentam problemas de crescimento se ficarem congelados.

Portanto, se você mora em uma região onde a estação do inverno não costuma ser tão rigorosa, com ventos gélidos e constantes e solo sem excesso de umidade e conservando temperatura superior a 12 graus Celsius, então sim, é possível o cultivo de girassol no inverno.

Muda de Girassol
Muda de Girassol

As mudas de girassol geralmente escapam de danos causados pela geada leve, mas os girassóis são plantas de natureza quente, sem tolerância a temperaturas congelantes. Misture uma leve aplicação de um fertilizante orgânico equilibrado no solo antes de plantar.

Explore diferentes variedades de girassol, que variam em tamanho, cor, hábito de crescimento e qualidade culinária das sementes. Use dados históricos de sua estação meteorológica local para calcular a melhor faixa de datas de plantio para sua localização.

Melhor Época Para Plantar Sementes de Girassol

Poucas plantas são mais alegres e impressionantes do que os girassóis balançando com a brisa na parte de trás do seu jardim. Suas cabeças gigantes se enchem de sementes saborosas que podem ser adicionadas à sua despensa durante o inverno ou alimentar os pássaros em sua vizinhança.

Plantando Sementes de Girassol
Plantando Sementes de Girassol

Quando a maioria das pessoas pensa em girassóis, eles imaginam a versão anual (helianthus annuus) que morre a cada outono, mas a planta perene menos conhecida, como helianthus doronicoides, pode criar um cenário imponente para seu jardim que retorna todos os anos.

Como o nome indica, os girassóis precisam de um espaço no jardim que receba pleno sol quase todo o dia. É melhor plantar seus girassóis no lado norte de seu jardim ou em um local por conta própria, para que eles não protejam as outras plantas em seu jardim à medida que os talos cresçam. Prepare o solo cavando 5 centímetros de composto nos 15 centímetros superiores do solo.

Estas flores brilhantes desfrutam de um clima mais quente, portanto, espere o plantio das sementes até a terceira semana após o início da primavera. Se você está cultivando seus girassóis em um bloco, cercando um pedaço de grama para um forte infantil ou em uma linha contra uma cerca, todos os girassóis anuais devem ser plantados a cerca de 15 cm de distância e 5 cm de profundidade. Firme o solo sobre as sementes e regue-as bem depois de terminar o plantio.

Adicione cerca de 4 centímetros de cobertura orgânica, como grama cortada ou folhas mortas no topo do solo para ajudar a manter a umidade, ajudando a prevenir o crescimento de ervas daninhas. Depois que as plantas tiverem dois conjuntos de folhas verdadeiras, remova as plantas mais fracas para afiná-las a uma distância de 30 a 45 centímetros, dependendo de quão grande a sua variedade crescerá.

Embora os girassóis sejam resistentes à seca, mantenha o controle das chuvas locais e adicione água conforme necessário para fornecer pelo menos 25 milímetros de água por semana. No caso dos girassóis perenes, pouca coisa ou quase nada muda nesses requisitos de germinação e manutenção.

Girassóis perenes preferem um solo arenoso e bem drenado, e essas plantas se saem melhor se forem plantadas longe do abrigo. Cultivá-los ao ar livre ao alcance de ventos fortes fará com que as hastes fiquem mais fortes. Os girassóis mais perenes que crescem hoje são híbridos, por isso é difícil encontrar sementes que cresçam bem e se reproduzam de verdade.

Uma característica de bônus de girassóis perenes é como eles são fáceis de dividir e se espalhar pelo jardim. Separe suas plantas a cerca de um metro de distância e elas enviarão rizomas para criar outras plantas. A cada dois ou três anos, divida os grupos e plante-os separadamente para aumentar o tamanho do jardim ou o comprimento da cerca viva.

Veja também

Como Plantar Flores em Garrafa PET

Nos últimos anos, a preocupação com a sustentabilidade dos recursos materiais vem aumentando exponencialmente. As …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *