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Benefícios do Caroço da Jaca: O que Dá Para Fazer com Ele?

A jaca é uma fruta cultivada em várias localidades do Brasil, embora não seja nativa daqui. Sua origem remonta à Índia e outros países asiáticos, sendo que o nome “jaca” deriva da palavra hindu “chakha”.

Atualmente, é considerada a maior fruta do mundo e o seu grande aporte de polpa também possui incrível disponibilidade proteica, permitindo que a mesma possa ser empregada inclusive em receitas vegetarianas.

Esta fruta pode ser consumida in natura, ou na forma de doces, dentre eles geleias e caldas cristalizadas. Aqui no Brasil, o Recôncavo Bahiano se destaca como uma localidade na qual a fruta é considerado alimento básico para comunidades rurais. Carne moída de jaca é uma receita bastante popular em Caruaru, Pernambuco. Na Índia, a empregabilidade da fruta é ainda mais inusitada, uma vez que pode sua polpa fermentada pode ser convertida em um tipo de aguardente.

A jaca também é conhecida pelas suas inúmeras propriedades medicinais, que não estão restritas à polpa, visto que também há benefícios intrínsecos até mesmo ao caroço da fruta.

Neste artigo, você conhecerá algumas importantes informações sobre a fruta, dentre elas os benefícios do caroço da jaca, assim como as formas de melhor aproveitá-lo.

Então venha conosco, e boa leitura.

Jaca Classificação Botânica

A classificação científica da jaqueira obedece à seguinte ordem:

Domínio: Eukaryota;

Reino: Plantae;

Ordem: Rosales;

Família: Moraceae;

Gênero: Artocarpus;

Espécie: Artocarpus heterophyllus.

Este vegetal também pertence a três clados, são eles a classificação angiospérmica, de eucotiledóneas e de rosídeas.

Seu nome científico tem origem no grego. O trecho artos significa “pão”; karpos quer dizer “fruto”; heteron significa “distinto”; e phylllus significa “folha”.

Jaca Características Físicas

O vegetal da jaqueira possui cerca de 20 metros de altura, é considerado perenifólia e possui copa densa e razoavelmente piramidal. O tronco é ‘forrado’ por uma casca espessa e possui um diâmetro compreendido entre 30 a 60 centímetros.

As folhas são do tipo simples e fixadas aos ramos por meio de um pecíolo curto que mede cerca de 1 centímetro de comprimento. Em vegetais adultos, essas folhas são inteiras; ao passo que, em vegetais mais jovens, essas folhas são lobadas.

Em relação às flores, é possível encontrar flores masculinas e femininas separadas em diferentes inflorescências dentro de uma mesma planta. Enquanto que as flores masculinas estão agrupadas em estruturas semelhantes à espigas e de formato claviforme; as flores femininas também estão agrupadas em espigas, porém em espigas compactas.

O fruto se desenvolve a partir da inflorescência feminina. Possui formato ovalado e nasce diretamente do tronco, assim como dos galhos mais grossos. Pode pesar até 10 quilos e medir 40 centímetros de comprimento.

Os frutos são formados por bagos de cor amarela, envolvidos em uma camada grudenta. Possuem sabor doce e cheiro muito forte que pode ser reconhecido a longas distâncias. De acordo com a consistência dessa polpa, a jaca pode ser classificada nas variedades de jaca dura (a qual possui frutos maiores e com polpa mais firme) e jaca mole (formada por frutos menores, bagos moles e mais doces).

A casca exterior do fruto é grossa, de coloração verde ou ligeiramente amarelada,  e com pequenas estruturas semelhantes a espículos ou saliências. Para que esteja boa para o consumo, esta casca ao ser pressionada deve apresentar uma consistência firme.

Jaca Benefícios Terapêuticos e Informação Nutricional

Em cada 100 gramas de jaca, é possível encontrar 61 calorias. Importantes minerais presentes na fruta incluem o Cálcio, Ferro, Iodo, Cobre e Fósforo. Entre as vitaminas, algumas pertencentes ao complexo B, tais como a vitamina B5 (Niacina) e a vitamina B2 (Riboflavina); além das vitaminas A e C.

As vitaminas do Complexo B aliviam quadros como problemas de pele e queda de cabelo. Os minerais Cálcio e Fósforo possuem , entre outras funções, o papel de participar da constituição do ossos e dos dentes, além de contribuírem para um crescimento saudável do organismo e efetiva transmissão dos impulsos nervosos. O mineral Ferro, por sua vez, participa do processo de formação do sangue.

A fruta é considerada energética e estimulante e até mesmo afrodisíaca em algumas literaturas. Possui uma forte recomendação de consumo durante a gestação, lactação e até mesmo TPM.

O alto teor de açúcar presente na jaca torna o consumo frequente desta fruta desaconselhável para diabéticos.

Na jaca, é possível encontrar um aporte de proteínas muito grande, uma vez que em 100 gramas da fruta, estão presentes 3 gramas de proteínas; fator que justifica a sua utilização dentro de dietas vegetarianas, assim como em dietas para população de baixa renda, por ser uma alternativa mais barata do que a proteína animal.

Em cada 100 gramas da fruta, também estão presentes 0,1 gramas de fibras solúveis.

Apesar dos benefícios, que são inúmeros e importantíssimos, a fruta possui uma reputação de ser indigesta; logo, é importante evitar consumi-la à noite, assim como evitar consumi-la com bebidas alcoólicas e grandes volumes de alimentos e frutas, além de mastigar bem a polpa e não acrescentar açúcar e nem grandes volumes de sal.

Benefícios do Caroço da Jaca: O que Dá Para fazer com Ele?

O caroço pode ser assado (tal como ocorre com a castanha portuguesa) ou cozido. Neste último caso, sugere-se que seja acrescentado água e sal até que ele fique suficientemente macio, ou o mesmo pode ser cozido à vapor.

O caroço de jaca também pode ser moído e transformado em farinha para confecção de biscoitos.

Um dos importantes benefícios terapêuticos intrínsecos ao consumo de caroço de jaca é sua ação contra a prisão de ventre, assim como contra a asma, anemia e diarréia.

Caroços de jaca também podem ser aproveitados para produção de xaropes contra a tosse. A receita deste xarope é simples: basta pegar os caroços e batê-los no liquidificador com um pouco de mel; e em seguida deixar a mistura cozinhar durante 40 minutos. Durante o cozimento, é importante mexer a mistura continuamente. Finalizado o processo, o próximo passo é coar. O consumo diário recomendado é de uma a duas colheres de sopa.

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Agora que você já conhece muitas informações sobre a jaca e seus benefícios, incluindo os benefícios do caroço da fruta e suas formas de aproveitamento; o convite é para que continue conosco e visite também outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Portal São Francisco. Jaca. Disponível em: < https://www.portalsaofrancisco.com.br/alimentos/jaca>;

Wikipédia. Artocarpus heterophyllus. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Artocarpus_heterophyllus>.

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