Home / Plantas / Como Cuidar Da Flor Bougainvillea, Fazer Mudas E Podar

Como Cuidar Da Flor Bougainvillea, Fazer Mudas E Podar

Na primavera, muitas flores podem ser cultivadas para aproveitar o clima da estação. Entre tantas opções, algumas das melhores são as espécies do gênero Bouganvillea. Vamos saber como cuidar desta lindíssima flor?

Primeros Passos Para Se Cultivar Bouganvillea

Antes mesmo de começar a plantar a Bouganvillea, o mais recomendado é decidir logo se o cultivo vai ser em vaso ou no chão de um jardim, por exemplo. Lembrando que esse é um tipo de planta que aprecia e se desenvolve bem em locais quentes e relativamente secos. Caso a região onde você more seja fria, o mais indicado é colocar a buganvília em vaso mesmo, pois, no período de inverno, você terá como deslocar a planta para dentro de casa, onde poderá regular a temperatura.

Por sinal, é preferível que a temperatura noturna de onde a buganvília estiver não fique abaixo dos 16° C. Menos do que isso, é a planta não irá se desenvolver muito bem. Já a temperatura diurna, por sua vez, não pode ultrapassar os 38° C, visto que calor em excesso também faz mal à planta. Quando o tempo estiver muito frio, não tem problema nenhum em colocar a plantar para “hibernar” dentro de casa, mesmo que seja um local de pouca luminosidade.

Já se o plantio for em jardim mesmo, o ideal é que seja um lugar com luminosidade adequada, visto que essa planta adora luz direta do sol. Em espaço aberto, é indicado deixá-la posicionada ao Norte (caso você esteja no hemisfério sul). No geral, a buganvília precisa de, pelo menos, umas 5 horas de luz solar direta para sobreviver, quando o período não for de inverno.

Quantidade do Solo E Afins

Para que essa planta tenha um desenvolvimento, no mínimo, adequado, o solo em que ela irá ficar precisa rico em material orgânico, além de ser bem drenado. Isso porque a buganvília não se dá bem em solos cuja característica seja reter muita água. Fora que o solo, além do mais, precisa ser ligeiramente ácido, possuindo um pH que varie entre 5,5 e 6,0.

Mas, como fazer para o solo ficar com a acidez necessária?

Simples. Se ele estiver pouco ácido,  acrescente um pouco de cal. No entanto, se o solo estiver muito ácido, use enxofre. Para medir a acidez do solo, lojas especializadas vendem pequenos aparelhos que indicam como a terra se encontra slnesse sentido. Até se você for cultivar essa planta em vaso, o mais indicado é usar uma mistura de solo que faça com que o pH fique equilibrado.

Plantando, De Fato, a Buganvília

Buganvília no Vaso
Buganvília no Vaso

Para cultivar a buganvília, seja em vaso ou não,  você precisa cavar um buraco que seja um pouco mais profundo do que o torrão de raiz da muda. Aproveite e coloque fertizante que com composição de fosfato no buraco do plantio, pois isso irá estimular o crescimento das raízes, ajudando também as flores a se abrirem com mais facilidade. Depois de colocar o torrão no buraco feito na terra, precioso levemente o solo que se encontra na base da planta.

Inclusive, quer que a sua buganvília “escale” treliças ou paredes? Então basta plantá-la em local próximo a essas estruturas. Só que, à medida em que ela for crescendo, é indicado que você “treine a planta” para que ela se entrelace nesses locais. Ah, e caso vá plantar a buganvília em vasos, o mais indicado é que este seja do tipo furado para facilitar a drenagem.

Cuidando De Sua Buganvília

Após o plantio dela, alguns cuidados precisam ser feitos para garantir que ela cresça de maneira saudável. Um desses cuidados é com o excesso de água (a buganvília odeia ficar encharcada. Ao mesmo tempo, é preciso ficar atento quanto ao equilíbrio nesse sentido, pois solos ressecados também são muito ruins para essa planta, pois a deixam, digamos, “estressada”. O ideal é regar o suficiente para manter o solo úmido. E só.

No caso da fertilização, como já mencionamos antes, o mais indicado são produtos que sejam ricos em fosfato. Esse procedimento deve ser realizado uma vez por ano, pelo menos, para que a planta apresente sempre flores bem exuberantes. A fertilização, inclusive, deve ser feita no início da primavera.

Com relação às podas, é bom ficar atento a esse detalhe, pois se trata de uma planta que cresce muito, e podar seus galhos, flores e folhas é necessário para que a planta possa florescer de maneira adequada. Terminando o período de floração, o procedimento é podá-lá em alguns centímetros apenas. Indicado usar luvas, visto que algumas pessoas podem ter irritações cutâneas um pouco parecidas com as das heras venenosas, por exemplo.

E, no geral, as buganvílias não sofrem com pragas. Apenas alguns vermes, pulgões e até mesmo mariposas podem causar alguns problemas ocasionalmente.

Como Fazer Mudas De Buganvília?

Bom salientar que a melhor forma de propagação dessa planta é por meio de estacas, visto que, desse modo, você pode adquirir exemplares idênticos à planta original (ou planta-mãe). As estacas da buganvília precisam ser retiradas na época da floração, o que, aqui no Brasil, acontece por volta entre os meses de setembro e fevereiro.

Pegue os ramos que possuam, pelo menos, a grossura de um dedo mínimo, e que possuam nós ou gomos. É preciso cortar estacas na diagonal e que tenham uns 30 cm de comprimento. Retire as folhas do ramo, deixando apenas umas 4 no topo, mergulhando essa mesma estaca em água por alguns dias, e em um local que seja iluminado, mas que não possua sol direto.

Mudas De Buganvília
Mudas De Buganvília

Você poderá usar hormônio enraizadoenraizador para acelerar o processo. Trata-se de um tipo de ácido comprado em lojas de jardinagem, e que, no seu uso, o mais aconselhável é colocar luvas.

Por fim, é plantar as estacas numa inclinação se uns 45°, em unidades individuais e em vasilhames com furos nas laterais e nos fundos. Até que o enraizamento aconteça (o que dá umas 8 ou 10 semanas no maximo), é preciso realizar regas diárias nessas estacas.

Importante destacar que é preciso escolher estacas saudáveis, com folhas que sejam novas. Depois que começarem a enraizar, espere mais alguns dias, e replante-as em local definitivo.

Veja também

Como se Faz Saião com Leite? Para que Serve?

O saião (nome científico Kalanchoe brasiliensis) é uma planta medicinal que também pode ser conhecida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *