Flor Heléboro
Possuem folhas escuras e de tamanho grande. São herbáceas comuns da Grécia e Turquia, e outros países da Europa com temperatura mais fria. Costumam aparecer no mês de dezembro a janeiro nesses locais, sendo conhecida popularmente como rosa de Natal ou flor de inverno.
Suas flores são rosa choque ou brancas. E possuem tamanho um pouco maiores que suas folhas, compondo jardins de uma forma uniforme e colorida junto a canteiros, arbustos e demais plantas de tamanho maior, fazendo a decoração de cercas.
Por nascerem no inverno, são muito fortes e resistentes e possuem a base de suas flores de cor mais amarelada. No final da Primavera, quando costumam aparecer dependendo das condições atraem muitas abelhas e borboletas, sendo considerada assim, uma flor com muito néctar e classificada como “doce”.
Flor Heléboro é Venenosa?
Segundo alguns nativos, essa é uma planta venenosa, e precisa ser manuseada com luvas. Em países como Portugal, ela era considerada até mesmo uma praga em meio as plantações devido a essa característica.
Seu veneno era utilizado para ser colocado em arcos e flechas como meio de abater inimigos. No caso, eles provocam alergias com espirros e dependendo da toxicidade e quantidade, pode ser alcalino, e causar alucinações.
Antigamente era muito utilizada para tratamento de doenças psicossomáticas, porém, o Ministério da Saúde proibiu sua ingestão e venda em forma de pó, ou comprimidos, ou qualquer outro meio que possa ser ingerido.
Os excessos dessas propriedades podem fazer mal também ao estomago provocando vômitos e entre outros problemas gástricos, além de aumentar as doenças de origem mental, como depressão, ansiedade, devido a alucinações e efeitos provocados diretamente no cérebro.
Mesmo com todas essas contraindicações, algumas pessoas utilizam do suco ou do líquido presente na planta, pois segundo a sabedoria popular a espécie heléboro negro faz bem ao coração e as demais para cura de ansiedade, como relaxantes musculares, entre outros benefícios. Até o presente momentos, os estudos feitos constataram que seus malefícios são maiores que os benefícios de se arriscar a tomar suas propriedades.
Raiz da Flor Heléboro
Assim como as suculentas e plantas resistentes a grandes períodos de seca, o excesso de água pode ser fatal e apodrecer as raízes da flor heléboro. Nos períodos de neve, proteja as raízes com uma camada de terra mais dura e impermeável, para evitar que quando a neve derreta, se formem poças e a planta por fim, morre ou fique feia.
Seu solo por outro lado, deve ser rico de nutrientes e com PH estável, para que se mantenha saudável sem água e por períodos frios. A terra deve ter fácil drenagem.
Seu tamanho total por ser de 60 centímetros, até mesmo 120 centímetros.
Caules da Flor Heléboro
Seus ramos são elásticos e conseguem ultrapassar até mesmo a neve, sendo considerados bem resistentes. Esses mesmos caules, também soltam um líquido que pode ser perigoso se levado a mão a boca ou olhos, por isso, faça o manuseio dessa planta com proteção.
Para mantê-la sempre bonita e com crescimento saudável, lembre-se de fazer cortes constantes retirando o excesso de folhas e flores que estejam com a aparência menos bonita, em tons mais escuros e amarelados.
Tirando isso, seus cuidados são bem fáceis e comuns, sendo uma planta assim como as suculentas, bem fácil de ser cuidada, que não exige regas constantes e nem trocas de terra, ou qualquer outro procedimento que exija mais conhecimento e técnicas profissionais.
Lenda da Flor Heléboro
Existe uma lenda que envolve os 3 reis magos e sua caminhada rumo ao conhecimento do menino Jesus. Ao seguir a estrela cadente, um dos reis não tinha o que oferecer ao novo Cristo, e chorou muito em meio a plantação.
O anjo vendo o acontecimento, ficou com pena do homem e fez com que a flor heléboro aparecesse mesmo em meio a neve. Assim, ele a recolheu, fez um lindo buque e levou de encontro ao presépio.
Por isso ela é conhecida como rosa de Natal e muito utilizada na Europa para compor cenários nessas épocas, já que seu significado devido a lenda é muito forte nesses países como Inglaterra, Espanha e Portugal.
Além da lenda de Natal, existem as lendas indígenas que envolvem as propriedades da planta e a cura de doenças complicadas de figuras importantes como filhas de Pajés ou índios guerreiros que ficaram loucos devido a presença da lua, ou outras razões lendárias e místicas.
Ou seja, é uma flor carregada de significado e presença. Caso tenha se apaixonado por ela, é uma boa opção para ser plantada no Brasil em época contrária, no caso, o frio aqui é nos meses de Junho a Agosto, e mesmo plantas resistentes como cactos precisam de temperaturas mais quentes para sobreviverem.
A flor heléboro une a resistência das suculentas com a apreciação das temporadas frias, o útil ao agradável, já que são práticas e vão embelezar seu quintal em pleno Inverno. Quer saber como plantar uma? Acompanhe o título a seguir.
Como Plantar a Flor Heléboro
Ela pode ser propagada por meio de mudas, ou por sementes.
Para os que possuem menos conhecimento e técnica, comprar uma planta maior e replanta-la é melhor do que partir do zero, que exige um solo mais preparado, paciência e cuidados.
Essa planta possui raízes sensíveis por isso a coloque diretamente no vaso que ficará de forma definitiva ou diretamente sobre a terra, caso decida por utiliza-la junto a arbustos ou cercas de quintais em fazendas, decorações e ornamentos do tipo.
Também são flores grandes, por isso, selecione um vaso de tamanho similar.
A terra deve ter uma fácil drenagem, e a rega pode ser uma vez por semana em períodos de verão e primavera e uma vez por mês em períodos frios. No caso do Brasil que no inverno não existe neve e nem muitas chuvas, elas devem se adequar de forma tranquila em seu novo ambiente. Já nos períodos de calor é comum que seus caules fiquem secos e até mesmo apodreçam devido ao calor e a presença constante de chuvas no final de Fevereiro a Março.
Caso tenha condição e não queira perde-la pense na possibilidade de coloca-las em local coberto ou em estufas.
Para saber mais sobre outras flores, acesse o portal Mundo Ecologia!