Home / Plantas / Qual o Melhor Chá para Cicatrização?

Qual o Melhor Chá para Cicatrização?

Chás para cicatrização são aqueles feitos com ingredientes curativos que ajudam a diminuir a inflamação crônica , considerada inflamação lenta e de longo prazo, que dura por períodos prolongados de vários meses a anos.

Inflamação é definida como uma condição física localizada na qual parte do corpo fica avermelhada, inchada, quente e frequentemente dolorosa, especialmente como uma reação a lesões ou infecções.

As respostas inflamatórias agudas de curto prazo são normais e geralmente não são prejudiciais, mas podem se tornar problemáticas se continuarem e não forem tratadas.

A inflamação crônica pode ser desencadeada por causas como estresse oxidativo, disfunção mitocondrial, aumento da produção de radicais livres e altos níveis de cristais de ácido úrico, lipoproteínas e homocisteína. Muitas dessas causas podem ser encontradas em dietas pobres em nutrientes essenciais.

Enquanto muitos adultos lutam para encontrar tempo para cozinhar refeições caseiras saudáveis ​​todos os dias, a boa notícia é que você pode colher os benefícios de alimentos ricos em nutrientes bebendo regularmente determinadas bebidas:

Chá de Arruda

Chá de Arruda
Chá de Arruda

Historicamente, a arruda tem sido usado para aliviar a dor associada aos sintomas físicos de queixas como gota, reumatismo e ciática. Juntamente com o alívio dos efeitos desconfortáveis ​​dos gases e das cólicas, pensava-se que arruda expulsava vermes do corpo. Ao longo dos anos de uso, a arruda tem sido usada para promover a menstruação. Também é usado como um tônico digestivo e para estimular o apetite. A erva é comestível e frequentemente usada em saladas. É uma boa fonte de flavonoides.  Arruda pode ser usado fresco ou seco. Um chá ou uma infusão podem ser tomados para acalmar os nervos, aumentar o apetite ou aliviar os sintomas da dor. Um óleo feito com arruda pode ser aplicado em áreas que sofrem de ciática ou para aliviar o congestionamento no peito. Preparações homeopáticas estão disponíveis para tratar artrite e dores nas articulações.

Chá de Babosa

Chá de Babosa
Chá de Babosa

Vários produtos de aloé vera podem ajudar a curar uma série de doenças da pele, como queimaduras solares, eczemas, pequenos cortes, pequenas abrasões, úlceras na pele e psoríase.  Como um estimulador do sistema imunológico, este chá ajuda a manter a força e a reduzir os níveis de estresse e a aumentar a vitalidade, o que ajuda a lidar com as pressões da vida cotidiana. Consumir este chá é altamente nutritivo; com a nutrição do cérebro e da pele, você melhora o metabolismo, constrói músculos e tem uma vida muito mais saudável.

Chá Preto

Chá Preto
Chá Preto

O chá preto pode diminuir risco de diabetes.  O processo de fermentação que transforma as folhas de chá verde em preto produzem diferentes flavonoides, chamados teaflavinas e catequinas. Embora o motivo não seja bem entendido, os flavonoides podem reduzir a inflamação, melhorando o metabolismo da glicose e a função da insulina.

Chá Verde

Chá Verde
Chá Verde

O chá verde mantém seu coração forte.  A bebida verde, proveniente da planta Camellia sinensis , oferece quatro importantes catequinas (compostos vegetais poderosos que são responsáveis ​​por seus benefícios à saúde) entre os quais – epigalocatequina-3-galato, ou EGCG. Pensa-se que o EGCG suprima a inflamação e bloqueie as vias pró-inflamatórias para proteger seu coração contra danos e, finalmente, proteger contra doenças cardiovasculares.

Chá de Hortelã-Pimenta

Esse chá tem propriedades que combatem a inflamação. Folhas de hortelã-pimenta embalam  fenóis, incluindo o ácido rosmarínico, bem como os flavonoides eritromicina, luteolina e hesperidina. Dito isto, você provavelmente está familiarizado com o mentol, que é o que deixa você com uma sensação de resfriamento ao saborear um chá de menta. Embora sejam necessárias mais pesquisas – particularmente estudos clínicos em humanos – esses compostos são conhecidos por prevenir a inflamação e mostrar alguma promessa no combate ao câncer em estudos de laboratório. Certamente, isso não faz do chá um tratamento para o câncer, mas não faz mal incluir o chá de hortelã-pimenta em uma dieta saudável em geral.

Chá de Gengibre

Chá de Gengibre
Chá de Gengibre

É hora de tirar o gengibre do seu refogado e colocá-lo na xícara de chá para proteger seu intestino. O rizoma é repleto de fenóis, incluindo compostos como gingerol e shogaol. Além de ser um calmante para náuseas e indigestão. Pesquisas preliminares em animais sugerem que esses antioxidantes podem proteger contra condições inflamatórias do trato gastrointestinal, como colite, de acordo com uma revisão recente realizada  por pesquisadores chineses.  Outra vantagem: beba um copo após um treino duro – o gengibre reduz a inflamação pós-exercício.

Chá de Açafrão

Chá de Açafrão
Chá de Açafrão

A ascensão meteórica da cúrcuma à fama de superalimentos tem alguma base na ciência – especialmente quando se trata de aliviar a dor em condições como a artrite. O principal ator da cúrcuma é a curcumina, o composto que dá ao tempero sua impressionante tonalidade dourada. O extrato de açafrão ajuda a tratar sintomas de condições inflamatórias das articulações, como dor e rigidez, em magnitude semelhante à medicação para dor.  No entanto, adicionar açafrão à sua dieta em todas as suas formas, incluindo chá, pode ser uma parte inteligente do seu plano de dieta anti-inflamatória.

Chá de Camomila

Chá de Camomila
Chá de Camomila

Os produtos químicos de camomila como  camazuleno, bisabolol e apigenina são o que confere ao chá suas propriedades anti-inflamatórias. Quando você chega ao âmago da questão, a camomila funciona como um inibidor da ciclo-oxigenase 2 – um tipo de medicamento anti-inflamatório prescrito para tratar a dor.

Qual o Melhor Chá para Cicatrização?

Eliminando toxinas no sangue, melhorando a circulação, baixando os níveis de colesterol, aliviando dores de cabeça e tosse, o chá é uma potência quando se trata de diminuir a inflamação, graças aos seus potentes antioxidantes. A inflamação está ligada a muitas condições crônicas de saúde, incluindo doenças cardíacas, câncer, diabetes e doença de Alzheimer.

Felizmente, o chá tem muitos benefícios para a saúde. E quando você quer diminuir a inflamação do corpo através do chá, promovendo a cicatrização, não precisa se ater a uma variedade. Existem variedades de chás – do verde ao preto, do gengibre à camomila – que podem ajudar seu corpo a fortalecer suas defesas de combate a doenças.

Veja também

Jasmim Real

Tudo Sobre A Flor De Jasmim: Características, Nome Científico E Fotos

Seja você um admirador de jardinagem com traços profissionais, ou um simples apaixonado pelas belas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *