Home / Plantas / Qual a Quantidade Ideal de Amendoim Por Dia?

Qual a Quantidade Ideal de Amendoim Por Dia?

O amendoim é um alimento muito completo e traz inúmeros benefícios para a nossa saúde. Muitas vezes ele é tido como vilão devido a quantidade de calorias que podemos ingerir com o seu consumo. Mas afinal, qual a quantidade de amendoim indicada para o consumo diário? Acompanhe nosso artigo e descubra!

A oleaginosa é capaz de acelerar o metabolismo e faz com que o nosso corpo possa funcionar mais efetivamente. A grande quantidade de nutrientes que existem no amendoim (como por exemplo, o ômega-3) pode auxiliar o controle das gorduras boas no organismo. Além disso, o amendoim pode atuar como um anti-inflamatório natural e propiciar o emagrecimento.

Outro importante benefício que o amendoim pode trazer é a redução do apetite. O alimento proporciona saciedade e faz com que você se alimente menos vezes durante o dia. Ele possui baixo índice glicêmico mesmo quando se transforma em açúcar no nosso corpo após ser consumido. Isso acontece porque todo esse processo é feito de uma forma bem lenta fazendo com que o corpo funcione naturalmente e sem exigir grandes esforços dos órgãos.

Além disso, o amendoim possui grandes quantidades de fibras, excelentes para o bom funcionamento do intestino e para acabar com aquela fome que insiste em aparecer fora dos horários das refeições.

Quantidade de Amendoim Para o Consumo Diário

Mesmo com todos esses benefícios, saiba que não é aconselhável exagerar no consumo de amendoim, afinal, apenas uma xícara do produto pode render quase quinhentas calorias.

A quantidade indicada pelos nutricionistas é de aproximadamente trinta gramas. Essa quantidade corresponde a mais ou menos uma colher de sopa cheia. Quer uma dica infalível para não errar na quantidade de amendoim a ser consumido? Faça a medida com a sua mão: um punhado é exatamente a quantidade ideal para um dia.

Quantidade de Amendoim Para o Consumo Diário

Seguindo essa dica você pode comer amendoim todos os dias sem se preocupar com o excesso de calorias e, claro, aproveitando dos inúmeros benefícios que ele pode trazer para a sua saúde.

Um dado importante de ser lembrado é que muitas pessoas possuem intolerância ao consumo do amendoim. Dessa forma, ele pode causar alergia, dores e distúrbios intestinais em algumas pessoas. Observe o seu corpo ao comer a oleaginosa e evite o consumo caso note algum sintoma. A dica também vale para o consumo de amendoim pelas crianças.

Como Comer Amendoim

A forma de consumo de amendoim mais indicadas pelos nutricionistas é torrado. Você pode, inclusive, fazer o processo de torra em casa. Leve ao fogo por dez minutos e pronto! É só aproveitar o sabor e os benefícios do amendoim.

Alguns amendoins industrializados podem trazer grandes quantidade de sódio e demais componentes ultra processados. A dica é evitá-lo e priorizar o consumo in natura do amendoim. Isso vale para as pastas que também possuem grandes quantidades de açúcar. Que tal tentar fazer a sua própria pasta de amendoim caseira? Basta misturar o amendoim processado e adicionar óleo de origem vegetal até obter um creme consistente.

Outras Informações Sobre o Consumo de Amendoim

Algumas pesquisas realizadas destacam que mesmo em dietas que não exigem um controle da quantidade de calorias ingeridas, os amendoins podem auxiliar a manutenção do peso corporal. A sabedoria popular conta também que ele pode ser um poderoso afrodisíaco natural auxiliando no aumento da libido.

Como se não bastasse, o amendoim também pode auxiliar na redução dos sintomas da tensão pré-menstrual, na diminuição da ansiedade e irritabilidade, além de garantir um cabelo mais vistoso e saudável, devido a sua concentração de minerais.

Por possui potássio, o amendoim pode ser um aliado no combate das câimbras e no fortalecimento dos ossos. Em associação com o magnésio, o nosso corpo recebe uma forte proteção contra o ataque de algumas bactérias e vírus.

Também é importante lembrar que o “colesterol do bem” é beneficiado com o consumo de amendoim. Assim, além de delicioso o fruto pode auxiliar na proteção do nosso coração. É ou não é um alimento poderoso e completo?

Cuidados Com o Consumo do Amendoim

Além do alto teor de calorias, o amendoim também pode apresentar um pequeno risco para que o consome sem os devidos cuidados. A oleaginosa pode ser atacada por fungos caso não seja manipulada e armazenada de forma correta. Apenas olhando para a casca do amendoim não é possível identificar se ele está contaminado.

Portanto, muito cuidado ao comprar o produto. Evite consumir amendoim na rua e sem saber a devida procedência do alimento. No caso de produtos vendidos em supermercados, cheque a embalagem e localize um selo de certificação da Fundação Pró-Amendoim, que garante qualidade no produto comercializado.

O amendoim contaminado pode ocasionar o surgimento de doenças como câncer e hepatite. Fique de olho, ok?

Curiosidades Sobre o Amendoim

  • A expansão do amendoim nos Estados Unidos aconteceu em função da crise econômica que atingiu o país. O governo estimulou o consumo da pasta de amendoim em substituição da manteiga. Até hoje os americanos cultivam esse hábito.
  • O Brasil já esteve na lista dos maiores produtores de amendoim do mundo. A oleaginosa é amplamente utilizada em muitos pratos típicos do nosso país. Afinal, que nunca se rendeu a um delicioso pé de moleque na época das festividades juninas?

Nosso artigo termina por aqui! Agora que você já sabe que apenas um punhado de amendoim é o indicado para o consumo diário, que tal compartilhar esse artigo com esses amigos? Agradecemos a visita ao nosso site e deixamos nosso espaço aberto para comentários e sugestões.

 

Veja também

Como Fazer Mudas de Hibisco por Estaquia?

As plantas e flores têm diversos usos possíveis na civilização mundial, havendo diferentes formas de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *