Home / Plantas / Farinha de Amendoim Engorda? Pra que ela Serve?

Farinha de Amendoim Engorda? Pra que ela Serve?

A busca por uma alimentação saudável tem se tornado cada vez mais comum. E, nesse contexto, uma dica importante é manter uma alimentação variada, e buscar, principalmente, alimentos ricos em nutrientes importantes para a saúde.

No post de hoje, vamos falar sobre a farinha de amendoim. Um alimento rico em gorduras boas, fibras, proteínas e muitos outros nutrientes essenciais ao organismo, e que deve estar presente na alimentação de quem busca uma vida mais saudável.

A farinha de amendoim engorda? Para que ela serve? Continue lendo e tire todas as dúvidas sobre esse produto tão saboroso e nutritivo, como usar e os seus principais benefícios para a nossa saúde.

Farinha de Amendoim Engorda? Descubra Aqui

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, é possível incluir esse alimento tanto na dieta para emagrecimento, quanto em uma dieta para ganhar massa muscular, de hipertrofia. O que irá diferenciar o consumo em ambas as dietas é a quantidade ingerida, e também os demais alimentos consumidos nas refeições no decorrer do dia.

O consumo da farinha de amendoim por quem quer emagrecer, é muito bom, pois aumenta a sensação de saciedade, e evita que o indivíduo fique beliscando o tempo todo, pois reduz a fome excessiva.

Já no caso das pessoas que estão querendo ganhar massa muscular, podem consumir a farinha de amendoim para garantir mais energia. Esse alimento é fonte de carboidrato que, quando associado às fibras, diminui os picos glicêmicos. Além do mais, a farinha de amendoim também é fonte de gorduras boas e de proteínas, que são muito importantes para o organismo, pois ajudam a síntese muscular.

É importante frisar que todo alimento consumido em excesso pode engordar, ainda que seja de baixa caloria.

Farinha de Amendoim – Para Que Serve?

Além de ajudar na perda de peso e também no ganho de massa muscular, a farinha de amendoim possui vários outros benefícios. Esse alimento contém uma concentração muito boa de ferro, potássio, cálcio, manganês, folato, niacina, e vitaminas B6 e E, por exemplo.

Confira abaixo par que serve a farinha de amendoim e como usar:

  • Ajuda na saúde do coração e a evitar o envelhecimento precoce: a farinha de amendoim é fonte de resveratrol, que é um antioxidante importante para a saúde do coração, reduzindo os riscos de doenças cardíacas, e também ajuda reduzir o colesterol ruim. Além de outros antioxidantes, como o campesterol, beta-sisterol e o estigmasterol, por exemplo, que ajudam a evitar o envelhecimento precoce das células do nosso corpo.
  • Fornece mais energia e ajuda na recuperação muscular: a farinha de amendoim contém muita arginina, um aminoácido que ajuda na dilatação dos vasos sanguíneos, facilitando o fluxo sanguíneo e contribuindo para que os nutrientes cheguem às fibras musculares. Com isso, o indivíduo terá mais energia para realizar as séries, além de também receber mais nutrientes, que ajudam na recuperação muscular.
  • Aumenta a sensação de prazer: a farinha de amendoim possui triptofano, que é um aminoácido muito importante, que ajuda na síntese da serotonina, o hormônio responsável pelo prazer. Por isso, o amendoim melhora o humor das pessoas.
  • Evita inflamações: a farinha de amendoim também ajuda a combater infecções e os radicais livres, que são os responsáveis por causar o envelhecimento precoce das células. E também ajuda a evitar certos tipos de câncer. Tudo isso devido à ação dos antioxidantes presentes no alimento.
  • Faz bem para o sistema nervoso: esse alimento contém vitamina B3, ou niacina, em boa quantidade. De acordo com estudos, o consumo regular de alimentos com essa vitamina ajuda na prevenção de doenças como o Alzheimer e também o declínio cognitivo, mais comuns em pessoas idosas.
  • Ajuda na prevenção do cálculo biliar: um outro estudo demonstrou que pessoas que consumiam o amendoim ou outro tipo de castanha com frequência, apresentavam cerca de 25% menos chances de desenvolver o cálculo biliar.
  • Pode ajudar na prevenção do diabetes: por conter baixo índice glicêmico, o amendoim pode ajudar na prevenção do diabetes. O consumo regular pode reduzir em cerca de 30% as chances de o indivíduo desenvolver o problema.

Propriedades do Amendoim

O amendoim é rico em proteína (globulinas e albuminas), minerais, fibras e carboidratos. Sendo que a maior concentração desses dois últimos elementos está na casca do amendoim. Em torno de 25% das suas fibras são solúveis.

Priopriedades do Amendoim
Priopriedades do Amendoim

O amendoim também é uma fonte importante de gorduras insaturadas, também conhecidas como “gorduras do bem”. E as principais delas são: o ômega 6 (ou ácido linoleico), e o ômega 9 (ou ácido oleico), que são gorduras exclusivas das oleaginosas.

Dentre as vitaminas e minerais, podemos destacar:

  • Vitaminas do complexo B
  • Vitamina E
  • Zinco
  • Cálcio
  • Folato
  • Potássio
  • Cobre
  • Fósforo

Como Fazer Farinha de Amendoim?

É muito fácil. Para a receita, você irá precisar de:

  • 500 g de amendoim descascado e sem sal.

Modo de preparo:

  • Coloque todo o amendoim em uma forma grande.
  • Deixe no forno por 15 a 20 minutos, aproximadamente, em temperatura baixa.
  • Em seguida, retire do forno e bata tudo no processador de alimentos até virar uma farinha. Só tome cuidado para não bater demais pois, como o amendoim é rico em gordura, se for batido por muito tempo, ele pode virar uma pasta de amendoim.

Como Consumir a Farinha de Amendoim?

A farinha de amendoim é um alimento muito versátil, que pode ser usado no preparo de alimentos como pães, bolos, tortas, panquecas, e muito mais. Além de também poder ser consumida em vitaminas e iogurtes, por exemplo.

Consumo de Farinha de Amendoim
Consumo de Farinha de Amendoim

Uma das grandes vantagens da farinha de amendoim é que ela não contém glúten, sendo ideal para as pessoas que apresentam intolerância ao glúten ou doença celíaca.

Contraindicações ao Consumo do Amendoim

Não há contraindicação ao consumo do amendoim por pessoas saudáveis. Porém, o seu consumo deve ser evitado por pessoas que tenham herpes, devido à presença de uma alta concentração de arginina no amendoim. Esse aminoácido facilita a ocorrência desse problema. Pessoas com alergia ao amendoim também não devem ingerir esse alimento.

Indicado a Todas Pessoas Saudáveis
Indicado a Todas Pessoas Saudáveis

Como podemos perceber, o amendoim é um importante aliado na manutenção da saúde de uma forma geral. E, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a farinha de amendoim não engorda, desde que seja consumida de forma moderada.

Veja também

Chá de Hibisco

O Que é Hibisco e Para que Serve?

Você sabe o que é o hibisco? Para que serve? A planta é muito cultivada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *