Home / Plantas / Amêndoa Amarga: Benefícios, Características, Origem e Fotos

Amêndoa Amarga: Benefícios, Características, Origem e Fotos

A amêndoa amarga (Amygdalus communis L. var. amara) é uma planta originada na África, mas que chegou ao Brasil pelas mãos dos europeus, logo no início da colonização. A amendoeira amarga também conhecida popularmente como: entre outros nomes.

 A árvore de amêndoas amargas é uma das árvores de nozes mais antigas que foram cultivadas pelos seres humanos. As árvores de amêndoas são cultivadas, principalmente, nos EUA (Califórnia Central, Arizona, Texas, Geórgia) e em países como Espanha, Itália, Irã, Síria, Marrocos e Austrália.

Durante as duas últimas décadas, a produção de amêndoa amarga da Califórnia triplicou, fazendo com que a Califórnia seja responsável por mais de 80% do suprimento mundial.

Já ouviu falar desse tipo de amêndoa? Está curioso, então, fique por aqui e conheça tudo sobre Amêndoa Amarga: Benefícios, Características, Origem e Fotos!

Composição Nutricional e Química da Amêndoa Amarga

  • Proteínas.
  • Vitaminas: A, complexo B e amigdalina.
  • Minerais: antimônio, cobre, alumínio, cádmio, cálcio, ferro, cobalto, magnésio, proteínas, minerais, alumínio.
  • Ácidos graxos: ácido de oxálico , ácido palmítico.
  • Aminoácidos: glicina, histidina, arginina, tirosina, leucina, niacina, glicina, entre outros.

Benefícios da Amêndoa Amarga

Sabia que a amêndoa amarga, devido a sua composição nutricional e química (citada acima), é um fruto usado para tratar diversos problemas? Em geral, são problemas digestivos, principalmente, os que acometem o estômago.

E mais! Ainda é indicada para tratar tosse, catarros e bronquite.

Além disso, a amêndoa amarga é aliada do sistema urinário, prevenindo-o contra possíveis distúrbios e trata casos de hemoptises, cálculos, gonorreias e litíase.

Todos esses benefícios da amêndoa amarga são possíveis devido as suas propriedades como:

  • Antiespasmódica;
  • Antifebril;
  • Anti-inflamatório;
  • Antitussígena;
  • Digestiva;
  • Laxante leve;
  • Peitoral;
  • Urinária.

Descobriu-se, ainda que, as amêndoas amargas ajudam a diminuir os efeitos do colesterol, reduzir o risco de ataque cardíaco, aumentar a energia e tem um efeito positivo sobre os problemas de fertilidade.

Características da Amêndoa Amarga

Pertencente à família das Rosaceae, é a amêndoa amarga se trata de uma planta frutífera, com flores rosadas e sementes ricas em benefícios à saúde humana. A parte mais utilizada desta planta são suas sementes, mas especificamente, o óleo que delas é extraído.

A amêndoa amarga é uma fruta de pedra (drupas) e consiste em três camadas:

  • Exocarpo externo
  • Mesocarpo carnudo
  • Endocarpo no interior

A parte comestível do fruto é a semente – que apesar de amarga, pode, sim, revelar um sabor levemente adocicado. Ainda, a parte interna da amêndoa amarga não se difere muito da amêndoa doce: tem cerca de 2 cm de comprimento, uma casca acastanhada e o seu interior branco.

Árvore de Amêndoa Amarga
Árvore de Amêndoa Amarga

A árvore de amêndoa amarga é uma árvore decídua (que perde suas folhas em determinadas épocas do ano). Pode chegar até 6 metros de altura.

Ainda, vale saber que a árvore de amêndoas média entra no período de maturidade (e, portanto, pode produzir bons rendimentos) a partir do 8º ano de sua vida.  Sua expectativa de vida é estimada em 50 anos!

Como Usar Amêndoa Amarga

Há 2 formas diferenciadas de trabalhar com as amêndoas amargas.

São elas:

  1. Em forma de leite: para preparar o leite de amêndoa amarga, leva-se ao triturador ou ao liquidificador, 30 g de amêndoas amargas sem as cascas, um litro de leite e 20 g de açúcar. Após a substância tornar-se homogênea, é preciso coá-la. É indicado tomar dois copos a solução por dia.
  2. Em forma de azeite: já para preparar o azeite de amêndoa amarga, é necessário triturar 30 g das sementes sem casca em meio copo de água. O ideal é ingerir 6 ml desta substância duas vezes ao dia. Sendo uma receita ideal para quem está com problemas do sistema respiratório.

Recomendações e Cuidados no Consumo

A amêndoa amarga é uma planta considerada tóxica, isso porque existem doses que podem ser letais às pessoas. Por exemplo, 20 amêndoas para adultos e 10 para crianças são consideradas quantidade altamente maléficas e mortais.

Ela também tem muita facilidade em sofrer mudanças químicas. Isso porque, ao ser colocada em conjunto com água ou até mesmo com a saliva, a semente pode dar origem ao ácido cianídrico, elemento perigoso para a saúde.

Atenção: com relação aos efeitos colaterais, estes podem ser de reações adversas. Sendo a mais grave o envenenamento.

Perigo: ainda, há registros de óbitos ou efeitos colaterais graves quando a amêndoa amarga é consumida em quantidades acima mencionadas. Isso porque o fruto apresente cianeto – uma substância altamente tóxica se ingerida em quantidades não recomendadas

Licor de Amêndoa Amarga

Agora que ficamos sabendo sobre Amêndoa Amarga: Benefícios, Características, Origem e Fotos, vamos a algumas curiosidades sobre licor produzido com esse fruto:

Licor de Amêndoa Amarga
Licor de Amêndoa Amarga
  • O licor produzido com a amêndoa amarga é uma bebida tradicional, sobretudo, em países europeus. É servido como aperitivo, ou mesmo, usado como ingrediente para bebidas mais elaboradas.
  • Uma forma comum de consumir bebidas à base de amêndoa amarga é servindo com limão e gelo. A acidez do limão tem o objetivo de atenuar o sabor amargo dessa amêndoa.
  • Um dos maiores produtores do licor de amêndoa amarga é Portugal. Nesse país, há diversas empresas que se decidam a produção dessa bebida – sendo que é exportada para diversas outras regiões do mundo, como o Brasil.
  • Em séculos passados, o licor de amêndoa amarga era usado como símbolos sagrados diversas religiões. Ele representava o ocultismo e o poder, além da divindade da natureza. Até mesmo em batizados e uniões de casais, um cálice de licor de amêndoa amarga era servido aos noivos ou aos pais de quem passava pelo batismo. Essa bebida representava a fortuna, a alegria e a saúde!

Amêndoa Amarga X Amêndoa Doce

As amêndoas podem ser dividas em: amargas e doces. As amargas, como já mencionado anteriormente, se caracterizam por conter algumas substâncias tóxicas, tendo de ser usadas com bastante cuidado e de preferência com a indicação de algum profissional. É usada para ajudar no tratamento de diversos problemas de saúde e como licor.

Já a amêndoa doce não é tóxica, também tem propriedades medicinais e mais consumidas, devido ao seu sabor agradável.

Vale saber que esses dois tipo de amêndoa são bem similares em suas características físicas, portanto, é de extrema importância, sempre saber a procedência antes de comprar qualquer um dessas qualidades do fruto, certo?

Veja também

Papel de Fibra de Algodão: Vantagens e Desvantagens

O papel é famoso pela sua origem através da madeira, ou melhor, das fibras de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *