Home / Plantas / Chá De Hibisco Com Canela, Limão E Gengibre: Qual O Melhor?

Chá De Hibisco Com Canela, Limão E Gengibre: Qual O Melhor?

Os chás, em geral, possuem inúmeras benefícios para a nossa saúde, em especial, aqueles que são feitos com determinadas plantas, como o hibisco, que entre outros benefícios é um ótimo produto para emagrecer. Além disso, existem algumas receitas para fazer esse chá, adicionando canela, limão ou gengibre. Quer saber qual o melhor?

Chá De Hibisco Com Canela: Benefícios

Entre os principais benefícios do chá de hibisco feito com canela está o fato dele ser termogênico e diurético, o que acelera o metabolismo, e reduz a região abdominal (especialmente a barriga) devido à eliminação da retenção de líquido. Em suma, é uma bebida que ajuda a perder peso, e a entrar em forma.

Além de acelerar o metabolismo, a canela isoladamente possui antioxidantes que protegem o organismo de problemas causados pelos radicais livres. Sem contar ainda que ela possui propriedades anti-inflamatórias, e ainda reduzir o risco de doenças cardíacas.

Pra completar, a canela ajuda bastante em questões relacionadas ao coração como um todo. Por exemplo, esse produto reduz a resistência à insulina, permitindo que esse hormônio possa realizar suas tarefas no nosso organismo. Outro benefício, nesse sentido, é que a canela tem efeitos redutores de açúcar no sangue, o que acaba sendo excelente para quem tem diabetes.

Chá De Hibisco Com Canela
Chá De Hibisco Com Canela

Chá De Hibisco Com Limão: Benefícios

Fora os benefícios para a saúde em si que o hibisco traz, a adição de limão faz com que o chá dele fique com um gosto melhor de ser tomado. Porém, não só isso, pois o limão propriamente dito tem alguns valores nutritivos muito bons, como possuir vitaminas do Complexo B, vitamina C em grandes quantidades, além de minerais, como potássio e magnésio.

O limão também possui um teor calórico bem baixo (cerca de umas 40 calorias para cada 100 g da fruta), o que auxilia bastante aquelas pessoas que estejam fazendo dietas hipocalóricas. Sem contar ainda que ele ajuda no tratamento da anemia, pois força uma absorção maior de ferro pelo nosso organismo.

Chá De Hibisco Com Limão
Chá De Hibisco Com Limão

Fora essas questões, o limão evita o envelhecimento precoce (visto que é rico em antioxidantes), e ainda auxilia na prevenção a alguns tipos de câncer, já que ele possui em sua composição alguns elementos funcionais chamados de limonóides (responsáveis pelo sabor amargo do limão, mas que são ótimos inibidores de tumores).

Chá De Hibisco Com Gengibre: Benefícios

Quando o hibisco se junta cm o gengibre na forma de chá, o benefícios para a nossa saúde são imensos, e um deles é quando se trata de resolver problemas estomacais, visto que o gengibre em si combate coisas como enjoo, gases, indigestão, e até mesmo perda de apetite.

Além disso, esse produto pode desempenhar um papel fundamental para quem está fazendo algum tipo de dieta, visto que ele estimula tanto o olfato, quanto o paladar. Indiretamente, isso auxilia para que a pessoa não use tanto sal para temperara as comidas, por exemplo.

Chá De Hibisco Com Gengibre
Chá De Hibisco Com Gengibre

E, falando em dieta, outra questão do gengibre que ajuda na hora de perder peso é o fato dele possuir substâncias termogênicas, que ativam o nosso metabolismo, e ainda pode potencializar a queima de gordura do nosso corpo.

Existem Alguma Restrição Quanto Ao Consumo De Canela, Limão Ou Gengibre?

Por mais que esses produtos sejam ótimos para serem colocados junto com o hibisco em uma bebida como o chá, a canela, o limão e o gengibre também possuem as suas restrições, especialmente, se consumidos em excesso.

Por exemplo, no caso da canela, se você tiver Síndrome do Intestino Irritável, ou então alguma úlcera, o mais recomendável é consumir o mínimo possível desse produto, já que a canela é tão potente que pode causar problemas sérios na parede do estômago. Além disso, ela pode aumentar a frequência cardíaca, e por ter propriedades anti-coagulantes, não pode ser consumida junto com medicamentos que restringem a coagulação do sangue. Pra quem tomar remédios para regular o açúcar no sangue também precisa moderar no consumo de canela.

Já com relação ao limão, essa fruta certamente faz parte de uma alimentação equilibrada e bem saudável, porém, caso seja consumida em demasia, ela também provoca certos problemas. Um deles, por exemplo, é o fato do limão ter o poder de “afinar” o sangue. Além disso, que tem problemas como feridas na boca ou no estômago, ou até mesmo dentes muito sensíveis, precisam reduzir o seu consumo.

E, por fim, com relação ao gengibre, o uso dele precisa ser limitado caso a pessoa tome algum medicamento que controle a diabetes ou a coagulação do sangue, além de remédios para pressão alta. Gengibre em excesso também pode piorar quem já é propenso a ter cálculos biliares, além de não ser recomendável o seu uso durante o período de gravidez.

Mas, Afinal, Qual a Melhor Combinação Com Chá De Hibisco? Canela, Limão Ou Gengibre?

Na verdade, não há uma resposta definitiva pra isso, dependendo única e exclusivamente do estado de saúde atua da pessoa. Sabemos, por exemplo que o chá de hibisco, unido a todos esses três ingredientes é ótimo para emagrecer, já que aceleram o metabolismo, e que ainda podem ser bastante benéficos para se ter uma corrente sanguínea saudável.

O que vai delimitar qual combinação de chá tomar ou não será a sua condição de saúde no momento. Tem problemas com úlcera ou com regulação da frequência sanguínea? O melhor é o chá de hibisco com gengibre. Não tem esses problemas citados, mas, é propenso a ter cálculos biliares? O chá de hibisco com canela é o mais apropriado. Não tem nada disso, mas tomar medicamentos para coagulação do sangue? Chá de hibisco com limão é a melhor pedida.

Ou seja, em termos de benefícios, todas as três combinações são excelentes, não sendo necessariamente uma melhor do que a outra. O que vai determinar qual tomar serão as restrições de saúde que você, porventura, tenha. Mas, estando com a saúde completamente em dia, e ainda querendo um aliado para, por exemplo, perder peso, o chá de hibisco (isolado, ou com a adição desses tr?ês ingredientes) é perfeito pra isso. Não exagerando na dose, pode tomar todos.

Veja também

Cactos no Vaso

Para Que Serve o Cacto? O Que Simboliza Cacto?

O reino das plantas prospera onde a luz do sol e a água se interligam. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *