Home / Plantas / Quais São as Plantas Nativas Brasileiras?

Quais São as Plantas Nativas Brasileiras?

Vamos falar hoje de plantas do Brasil, existem muitas espécies conhecidas e outras nem tanto e por isso resolvemos listar algumas espécies daqui e que talvez você nem saiba que é brasileira.

O nosso país é muito rico em biodiversidade. O nosso clima favorece a adaptação de diversas outras espécies do mundo todo e por isso temos tantas opções. Aliás muitas frutas que consumimos não são nossas e você nem sabe, um exemplo são as uvas, a manga e muitas outras. Se você é um apaixonado por plantas e adoraria criar um jardim brasileiro na sua casa, hoje vamos te dar algumas opções que podem ser cultivadas de diversas formas.

Aliás, você sabia que o Brasil é o país com a maior variedade de flora do planeta? O nosso clima e o nosso relevo acaba favorecendo a biodiversidade, são conhecidas ao menos 56 mil espécies de plantas que são de fato brasileiras, portanto devemos cuidar e reconhecer esse importante patrimônio.

Quais São as Plantas Nativas Brasileiras?

As espécies mais famosas e que com certeza você conhece são o Guaraná e o Pau Brasil, não é verdade? O Guaraná nasceu na nossa Amazônia, mas foi se espalhando por diversos locais do Brasil, por isso o nosso país é tão rico em Guaraná, que inclusive emprega muitos brasileiros. Já o Pau Brasil que é a espécie mais antiga está com risco de extinção.

Jabuticaba Amarela

Essa é uma árvore que apresenta flores apenas 2 vezes no ano, elas são comuns nos estados de MG, RJ e SP. Dela nascem pequenas frutas de coloração amarela, do tamanho de uma uva e deixam o arbusto lindo quando todo carregado. Elas apreciam meia sombra e são de fácil cultivo.

Quaresminha

Quaresminha
Quaresminha

Essa é uma espécie super linda e delicada, ela tem uma coloração misturada e branco com roxo dá todo um charme para ela. Elas ficam lindas em vasos, pois são cheias e por isso dão uma presença forte no ambiente. Caso tenha interesse em cultivar, deixe ela em um lugar com meia sombra.

Filodendro de Folha Ondulada

Essa também é uma planta de presença, se trata de uma folhagem, não tem flores. É do tipo arbustiva e podem alcançar 3 metros de altura, são super resistentes e imponentes. Elas têm folhas grandes e serrilhadas na borda, como se fossem feitas a mão. Elas ficam lindas em jardins, especialmente na fachada de casas. A meia sombra é o ideal para essa planta, o sol direto pode queimar as folhas.

Ipê do Morro

Ipê Morro
Ipê Morro

Conhecido cientificamente como Handroanthus chrysotrichus, é uma árvore imponente muito utilizada para arborizar cidades, sítios, ou quintas com muito espaço. Quando as flores ficam lindas e rendem ótimas fotos, é no mês de julho quando ela está mais bonita. Essa espécie veio da Mata Atlântica, tem uma cor de amarelo vivo.

Jacatirão

Jacatirão
Jacatirão

Essa é uma planta arbustiva de médio e grande porte, elas podem alcançar 4 m de altura. Elas são muito encontradas em praças e jardins urbanos, mas ficam muito lindas em calçadas também. A coloração dessas flores é uma mistura de branco, cor de rosa e lilás e por isso são tão charmosas. Se atende a poda, pois para que fique sempre bonita é importante remover as folhas e galhos secos.

Maranta

Na verdade esse é o nome de um gênero de plantas, existem 30 espécies dentro e todas são bem parecidas, são folhagens lindamente estampadas. Quem disse que para uma planta ser bonita precisa ter flores? Esse gênero comprava isso, sua casa vai ficar muito mais charmosa com essas folhas com desenhos únicos e charmosos. Procure deixá-la à meia sombra e em um local úmido.

Babosa de Pau

Essa é outra opção de folhagem, ficam lindas em vasos decorando a sua casa. Um ambiente fica muito mais charmoso com essa planta de folhas tão brilhantes e verdes. Não importa se é dentro de casa ou no jardim, elas fazem sucesso.

Pitangueira

Pitangueira
Pitangueira

Essa é uma árvore grande, ela pode alcançar entre 6 e 12m de altura. A copa dessa árvore é grande e cheia, é em agosto e novembro que ela floresce lindamente na cor branca. Nascem então os frutos de pitanga, eles estarão prontos para serem consumidos de outubro a janeiro. Ela pode ser utilizada em áreas de reflorestamento, mas podem também ser plantadas no quintal da sua casa e em vasos, desde que sejam grandes. Importante informar que elas podem rachar calçadas, assim como pode acertar a fiação elétrica, por isso verifique isso antes. Caso você deseje plantar em um vaso na sua casa é muito fácil, basta plantar um caroço da fruta, ou até mesmo a pitanga. Elas apreciam climas quentes e úmidos, mas podem se adaptar a climas amenos.

Sinningia

Para quem tem pouco espaço essa é a planta perfeita, em qualquer cantinho você pode ter essa plantinha dando vida a sua casa. É originária do lado sul do nosso país, ela é muito vista no estado do PR. Escolha um espaço bem ventilado, bem iluminado, mas cuide para que não receba sol diretamente em suas folhas. Dessa forma as flores virão sempre lindas e coloridas, aliás cores não faltam para essa espécie, amarelo, cor de rosa e vermelho. Quando falamos em sinningia, estamos falando de um grupo que compreende 90 espécies. Elas nascem a partir de um tubérculo, é muito curioso. Além disso, essas flores surgem a mais de 1000m de altitude, é realmente muito incrível. A planta é coberta por uma fina camada branca de lanugem, por isso tem uma aparência tão aveludada. As flores se assemelham a tubos compridos, de cor vermelho vivo são um convite ao beija flor.

Falso Trevo

Falto Trevo
Falto Trevo

Essa planta é uma mistura de folhagem e flores muito delicadas, as folhas têm a coloração berinjela e as suas flores uma coloração branca ou levemente rosadas que dão todo charme. Podem ser plantadas em vasos e vão deixar a sua casa muito mais bonita.

Veja também

Plantar em Vasos

O Que é Bom para Plantar em Casa?

Se você gosta de plantas em geral e tem o desejo de plantas em casa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.