Home / Plantas / Bardana Para Cabelo: Para Que Serve? Como Usar?

Bardana Para Cabelo: Para Que Serve? Como Usar?

Não há dúvida de que a bardana para cabelo se mostra bastante eficaz. Sua afinidade com os cabelos é tal que auxilia em uma infinidade de problemas no couro cabeludo. Problemas estes que vão desde a estimulação do crescimento até prevenção da queda.

Quer conhecer mais a respeito dessa poderosa planta e seus efeitos? Continue a leitura e se surpreenda!

Para que Serve a Bardana Para Cabelo?

Existem vários benefícios que se pode aproveitar com o uso constante da raiz dessa planta no couro cabeludo. Entre eles podemos destacar os mais importantes, que são:

  • Manutenção da saúde – Por conta de sua composição química, a bardana contém todos os compostos necessários para manter um cabelo bonito. Ela também deixa o couro cabeludo equilibrado e inalterado. Contém vitamina A, flavonóides, glicosídeos, taninos e ácidos graxos;
  • Proteção contra quedas – A propriedade mais destacada da bardana para cabelo é sua grande capacidade antiqueda. É ela que estimula e tonifica as raízes. Essa ação pode ser considerada bilateral. Primeiro de tudo porque causa um suprimento de sangue. Também por sua composição rica em nutrientes e ingredientes ativos, com grande afinidade para as madeixas;
  • Regulador – Sua composição particular está envolvida no equilíbrio da gordura capilar, regulando o sebo excessivo. Entretanto, também regula o couro cabeludo excessivamente seco. Em outras palavras, promove o correto funcionamento das glândulas sebáceas;
  • Alterações do couro cabeludo – O óleo de bardana para cabelo pode aliviar a coceira no couro cabeludo sensível e trata alterações, como caspa e irritações;
  • Repara a estrutura capilar – Aplicar o óleo ao longo dos fios secos e danificados, repele e regenera, traz brilho e suavidade.

É importante ressaltar que o uso externo da planta raramente causa efeitos colaterais. Entretanto, pode ser que haja uma intolerância específica à planta. Mas é aconselhável consultar o médico em caso de diabetes ou gravidez.

Como se Beneficiar das Propriedades de Bardana

A maneira mais prática de usar a bardana para cabelo é na forma de óleo. Também é válido o uso de produtos que a incluam em sua composição.

O óleo pode ser facilmente aplicado. Para perceber seus efeitos, será necessário aplicá-lo apenas uma ou duas vezes por semana.

Se vai tratar um problema no couro cabeludo, como caspa, esfrega-se uma quantidade generosa de óleo nele. Deixe agindo por aproximadamente 15 a 20 minutos para, em seguida, lavar o cabelo normalmente.

Se vai usar para embelezar, clarear ou reparar os cabelos, permeie todo o comprimento dos fios, da raiz às pontas, com óleo. Para aumentar seu efeito, enrole o cabelo em uma toalha. Deixe agir por cerca de 20 minutos. Após esse tempo, lave as madeixas normalmente.

Não quer ter muito trabalho? Adicione óleo de bardana para cabelo ao shampoo. Lave seus cabelos normalmente com o produto e sinta, pouco a pouco, seus efeitos.

As Formas de Uso da Bardana Para Cabelo

Infusão da Raiz

A preparação é bastante simples. Coloque 70 gramas do produto triturado (seco ou fresco, não tem diferença) em um recipiente resistente ao calor. Despeje 1 litro de água fervendo. Aguarde meia hora e lave os cabelos com o líquido.

Decocção da raiz

Use uma panela pequena. Adicione 80 gramas da raiz picada, despejando cerca de 1 litro de água filtrada. Leve para fogo médio.

Deixe ferver e desligue. Permita que a decocção fique descansando por cerca de meia hora. Em seguida, coe e use como agente condicionador após a lavagem. Não enxague a decocção.

Suco da Raiz de Bardana Para Cabelo

Obter o suco da raiz é considerado um processo bastante lento. O resultado é usado como um componente da máscara capilar.

Para o procedimento, você precisa lavar bem a raiz e cortá-la em pedaços. Em seguida, pique ou esprema em uma gaze.

Este suco é diluído e aplicado às raízes dos cabelos com movimentos circulares. Como resultado, os folículos capilares são estimulados e o crescimento dos fios é acelerado.

Suco da Raiz de Bardana Para Cabelo

Não aplique o produto na sua forma pura, pois pode causar reações alérgicas.

Variantes do Uso da Raiz de Bardana Para Cabelo

Com Óleo de Pêssego

O suco da planta pode ser usado apenas na forma diluída, como citado acima. O líquido é muito concentrado e pode danificar a estrutura do cabelo.

Para preparar este poderoso nutriente, misture suco de bardana e óleo de pêssego (proporção de 1: 1). Em seguida, a mistura deve ser distribuída sobre a cabeça com movimentos circulares.

Envolva a cabeça em plástico e, por cima, com uma toalha. Aguarde mais ou menos 35 minutos. A máscara deve ser removida com shampoo e, em seguida, enxaguada com uma decocção. Como resultado, o cabelo irá parar de cair, assim como o crescimento aumentará acentuadamente.

Com Óleo de Espinheiro

Descasque a raiz da bardana fresca da maneira usual, cortada em pedaços. Coloque 100 gramas em um moedor de carne. Em seguida, despeje na panela juntamente com 350 ml de uma água que esteja filtrada e espere até ferver.

Quando surgirem as primeiras bolhas, aguarde por aproximadamente meia hora. Desligue o fogo e deixe a mistura esfriar. Filtre a decocção e adicione 150 ml de óleo de espinheiro. Misture bem.

Se você tem cabelos ressecados, recomenda-se adicionar 40 gramas de manteiga. Esfregue a mistura cremosa nas raízes dos fios. Enrole a cabeça com uma toalha e aguarde entre 20 e 25 minutos, lavando o cabelo normalmente em seguida.

É válido ressaltar que o tratamento com máscara a base de bardana dura um mês. A aplicação é feita a cada dois dias. Depois disso, é necessário fazer uma pausa de 25 a 35 dias. Se necessário, pode-se repetir as manipulações. Como resultado, você verá um cabelo totalmente revitalizado, sem opacidade, quebra e queda.

Não faz sentido pagar caro por produtos de marca, se você pode conseguir um bom resultado com ervas medicinais.

A bardana para cabelo tem um efeito benéfico em toda a estrutura dos fios por conta de sua rica composição química. Usando constantemente e da forma certa, o resultado esperado não vai demorar muito.

Veja também

Como Cuidar de Cactos Ornamentais, Regar e Fazer Mudas?

O crescente entusiasmo atualmente observado pelo cultivo de plantas ornamentais despertou interesse em plantas exóticas, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *