Home / Plantas / Melancia Amarela: Características, Benefícios E Nome Cientifico

Melancia Amarela: Características, Benefícios E Nome Cientifico

As melancias são muito conhecidas mundialmente, mas especialmente em países tropicais, que o verão é bem calorento e é preciso de tudo quanto é comida e bebida para se refrescar. Estamos muito acostumados a comer a melancia de polpa vermelha, e com sementes, apesar de existir exemplares sem. Entretanto, o que muitos não sabem, é que existe uma variedade bem diferente.

A melancia amarela ainda é pouco conhecida, mas existe aqui no Brasil. E é sobre ela que iremos falar no post de hoje, contando um pouco mais sobre suas características, benefícios e seu nome científico. Continue lendo para descobrir mais.

Características E Surgimento Da Melancia Amarela

A melancia de polpa amarela surgiu aqui no Brasil, quando a Embrapa Rondônia junto com a Embrapa Semi-Árido desenvolveu dois tipos de melancia: BRS Soleil e BRS Kuarah. Ambas foram para criar novas alternativas aos consumidores. Elas tem a coloração amarelo canário, dada pelo betacaroteno, e um alto teor de açúcar.

Seu uso e cultivo é da mesma forma que qualquer outra melancia. Cultivadas em solos diversos, mas que não seja úmidos demais. Fazem parte família Cucurbitaceae, e o valor médio das sementes dessa melancia é de 18 reais por 10 sementes. Junto com a variedade de melancias amarelas, também foram criadas melancias de polpa laranja, como parte do melhoramento genético de melancia. O intuito é aumentar o teor de açúcar (ficando mais saborosa), e ter uma resistência maior ao transporte, tudo isso mexendo com a variação de cores.

Trabalhar com a melancia com uma polpa de coloração diferente, especialmente a amarela, veio da necessidade de ofertar e diferenciar as melancias no mercado nacional, podendo então agregar novas características a essa fruta. Uma das maiores diferenças entre a da polpa vermelha e a amarela, é que a primeira é rica em licopeno, enquanto que a segunda em caroteno. Ambos são pigmentos que trabalham para prevenção de doenças do coração e também na prevenção de alguns tipos de câncer. Entretanto, o caroteno é convertido em vitamina A, que tem ação na prevenção de doenças da visão. Enquanto que a vermelha quase não tem vitamina A.

Comendo Melancia Amarela de Colher
Comendo Melancia Amarela de Colher

Apesar da mudança de cor, o sabor continua praticamente o mesmo. Algo muito importante a se frisar, é que essa melancia não é transgênica. De forma natural, essa espécie consegue apresentar a coloração amarela, laranja, rosa, branca e vermelha. O que é preciso é juntar um grupo de plantas que atendam a necessidade do produtor. A melancia amarela já existe na natureza, os pesquisadores só fizeram se tornar viável produzi-la. Essas melancias tem um tamanho bem inferior as outras melancias, pesando em torno de 2 a 4 quilogramas. Isso ajuda a evitar estragar melancias que não são consumidas a tempo por serem grandes demais.

Consequentemente, há uma queda também do preço unitário da fruta. Por fora, essa melancia tem uma cor escura e quase não tem estrias, outra grande diferença entre ela e as de polpa vermelha no mercado comum. A baga, uma das melancias amarelas, é a mais suculenta e possui poucas sementes. Ela pesa de 2 a 6 quilos. Fora do Brasil, também podemos encontrar diversas variedades de melancias amarelas. Na Rússia a mais popular é a lunar, e em alguns países vemos Orange Medoc, Golden Trace e até uma com o nome Prince Hamlet.

Essa amarela também está em países frios, mesmo com o clima não muito agradável, como é o caso do Japão. Um ponto de interesse e que é muito bom para os produtores, é que essa variedade de melancia com polpa de outra cor fica madura com mais pressa. Ela pode ser colhida em mais ou menos 60 dias após seu plantio, enquanto que a melancia de polpa vermelha demora em torno de 80 dias. Isso ajuda a fruta ter menos exposição a doenças e pragas diferentes.

Benefícios da Melancia Amarela 

A melancia amarela possui as mesmas qualidades que a melancia comum. E ela é uma planta que possui uma quantidade grande de benefícios para o nosso corpo. Principalmente por ter diversas propriedades medicinais, servindo de tratamento natural para diversos sintomas. Um deles é por possuir algumas propriedades diuréticas, sendo muito recomendado pelos médicos para pessoas que sofrem de algum problema renal. Essas propriedades também ajudam pessoas que estão em processo de emagrecimento, para quem tem pressão alta e gota.

Benefícios da Melancia Amarela 
Benefícios da Melancia Amarela

Na polpa nós encontramos uma fruta que possui em torno de 90 a 92% de água, é como se fosse água saborizada. Ela é ótima para ser consumida principalmente durante o verão, época em que mais perdemos água do corpo, para conseguir nos manter hidratados. Aquela sensação de refrescante que dá para a gente, dá para nosso sangue também. Porém, por ter esse alto teor de água, é uma fruta no qual se recomenda não consumi-la após uma refeição, pois ela deixa a digestão mais lenta.

O suco, ou água, que a melancia solta é um ótimo diurético. Ele ajuda na eliminação do ácido úrico, além de trabalhar para a limpeza do nosso estômago e intestinos. Suas propriedades do suco também são ótimos para quem está com problemas de acidez estomacal, bronquites, problemas na garganta e boca como inflamações e até obesidade.

Imagem Ilustrativa de Suco de Melancia Amarela 
Imagem Ilustrativa de Suco de Melancia Amarela

Esperamos que o post tenha te ajudado a entender e aprender um pouco mais sobre a melancia amarela, suas características, benefícios e nome científico. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Você pode ler mais sobre melancias e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Alpinia Zerumbet Óleo Essencial de Colônia: Para Que Serve?

Antes de existir a fabricação industrial de remédios em larga escala, as pessoas já possuíam …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *