Home / Natureza / Qual a Importância das Plantas para os Seres Humanos?

Qual a Importância das Plantas para os Seres Humanos?

Hoje vamos falar um pouco mais sobre as plantas e como elas são importantes para a vida do ser humano. Então fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação importante.

No mundo tudo o que é vida importa, e na ecologia um ser vivo depende do outro. Por esse motivo precisamos entender a importância de cada ser vivo que habita no planeta.

As plantas são extremamente importantes para a vida na terra como um todo, parece que muita gente ainda não entendeu essa importância não é mesmo? Muita gente acredita que as plantas estejam espalhadas por aí apenas como enfeito, mas saiba que apesar de lindas elas exercem um papel fundamental na vida humana. Aliás posso dizer ainda mais, elas são extremamente essenciais para a sobrevivência do ser humano e todas as outras formas de vida que existem aqui no nosso planeta.

Qual a Importância das Plantas para os Seres Humanos?

Planta na Mão da Criança
Planta na Mão da Criança

Hoje aqui nesse post resolvemos caprichar na reflexão sobre toda essa importância que muitas vezes a gente acaba ignorando. Saiba que elas têm importância fundamental em cada ser vivo na terra. São elas que nos fornecem o oxigênio que respiramos, são as plantas que nos fornecem alimentos, as fibras que nós precisamos ingerir, são responsáveis também por nos gerar combustíveis, além de nos oferecer remédios sejam naturais ou matéria prima para indústria farmacêutica. Elas nos alimentam e também são capazes de nos curar.  As plantas exercem papel fundamental para controlar a temperatura do nosso planeta, ela equilibra todo o ambiente e a dinâmica de água da terra. 

Elas exercem papéis muito importantes para vida em geral, planta é vida! São elas que liberam o oxigênio que precisamos para respirar e também o oxigênio que diversos outros seres vivos necessitam para respirar e viver. Podemos citar ainda os animais herbívoros, que são animais que se alimentam exclusivamente de plantas, como eles sobreviveriam se ela não existisse? Claramente esses animais morreriam se não tivessem plantas no nosso planeta, isso impactaria também nos animais carnívoros que precisam dos herbívoros para sobreviver. Em resumo, o nosso planeta não teria vida se não existissem plantas. Mais uma vez concluímos que planta é vida!

As plantas que estão por todo lado possuem uma grande variedade no nosso planeta, existem diversos tamanhos de plantas, tem a tipo musgo, rasteiras, os arbustos, as árvores de tamanho mediano e as árvores grandes, todas elas têm sua importância particular. Algumas delas produzem apenas flores, outras produzem frutos e frutas, algumas apenas folhas. 

Planta e Planeta
Planta e Planeta

No meio de todo esse processo das plantas elas ainda realizam outros papéis de grande importância, como por exemplo absorver o dióxido de carbono, esse gás é super importante do efeito estufa, e tudo isso acontece através da fotossíntese.

Podemos citar algumas coisas que as plantas nos permitem, mas sabemos que é quase impossível descrever de fato toda a importância que ela tem para nós.

Temos as plantas medicinais que curam de forma totalmente natural há anos na nossa história, muitas pessoas sobreviveram ao longos dos anos apenas utilizando as plantas medicinais, principalmente na época que remédios, médicos e hospitais não faziam parte da realidade de um povo.

Essas plantas foram encontradas e utilizadas por anos na história, pois elas possuem uma grande quantidade de compostos químicos importantes que agem tratando uma série de patologias. Além de também ser utilizada para defender o corpo de ataques de insetos e outros animais.

As plantas têm o poder de alimentar os seres humanos e também os animais. Todo o nosso alimento vem de alguma forma das plantas, sabia? Isso mesmo, porque até a carne do gado que consumimos precisou se alimentar das plantas, se elas não existissem eles também morreriam e consequentemente nós também. 

Resumindo a questão alimentar, podemos afirmar que as plantas são a base alimentar de todos os seres vivos, a base de toda a cadeia alimentar. As plantas nos alimentam, nos curam, nos nutrem, e nos mantêm vivos.

As Plantas e Seus Processos

Precisamos entender alguns processos das plantas, e para isso é necessário um estudo mais aprofundado para entender cada ponto, como ocorre a divisão celular dessa planta, como funciona a sua síntese de proteínas e etc. Os estudos das plantas é muito mais fácil, pois não precisa enfrentar tantas burocracias como no estudo de seres humanos e animais. Foi a partir de um estudo que foi descoberto também sobre a herança genética das plantas, tudo começou quando Gregor Mendel resolveu pesquisar sobre o formato das ervilhas.

Plantas e Remédios

Pode acreditar, muitas drogas vem de plantas, sejam medicinais ou não. Para dar um exemplo mais claro podemos citar a nossa tão comum aspirina, na verdade ela é extraída da casca de salgueiro.

Muitas pessoas acreditam, e não estão erradas, que nas plantas estão a cura para muitas doenças. Inclusive doenças que ainda não foram descobertas , a cura pode sim estar nas plantas.

Alguns estimulantes muito utilizados também vem das plantas, o chá que você toma para relaxar, o café que você toma para acordar, o chocolate que cura a TPM e até o tabaco. Podemos citar também bebidas alcoólicas, aliás grande parte delas é obtida através da fermentação de algumas placas como as uvas e o lúpulo.

Além disso, as plantas também nos entregam importantes materiais que usamos no dia a dia como madeira, papel, algodão, linho, alguns óleos vegetais, borrachas e até cordas.

Plantas no Auxílio para Compreender Mudanças Ambientais

Saiba que as plantas podem ajudar e muito a entender o motivo de mudanças ambientais de diversas formas. Auxiliando a entender a destruição dos habitats dos animais, sobre a extinção de algumas espécies, tudo isso através do inventários de plantas. Outro ponto é que a resposta da vegetação a radiação ultravioleta também pode ajudar a monitorar questões do buraco da camada de ozônio.

Pode ajudar também nas pesquisas sobre as mudanças climáticas, através da análise por exemplo do pólen das plantas antigas que podem conter informações super importantes. Servem também como indicadores de poluição, portanto podemos afirmar que as plantas nos passam muitas informações importantes sobre o ambiente que a gente vive.

Veja também

Toupeira Nariz de Estrela

Tudo Sobre a Toupeira Nariz de Estrela: Características, Nome Cientifico e Fotos

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre essa espécie de toupeira, fique com a gente …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.