Home / Plantas / Dedaleira Curiosidades E Fatos Interessantes Sobre A Planta

Dedaleira Curiosidades E Fatos Interessantes Sobre A Planta

A dedaleira não é uma planta muito comum na América do sul. Nativa da Europa, seu formato é o que institui seu nome. Muito utilizada em processos medicinais alternativos e apreciada por sua beleza exótica. Trazida das costas das montanhas para ornamentações de jardins. Seu crescimento vertical possibilita diversos usos diferentes para essa incrível flor. Conheça mais.

Sobre A Dedaleira

Planta Dedaleira
Planta Dedaleira

Essa planta é realmente muito atraente. Suas flores são diferentes de qualquer outra, portanto pode ser facilmente distinguida e reconhecida. Seu nome faz menção ao seu formato de dedal. De uma planta lenhosas, isso é uma característica de seu caule. Quando um caule é lenhoso, significa que ele é amadeirado e duro. Seu tamanho pode chegar a 2 metros de altura, ela também possui pequenas manchas no interior da copa formada pelas pétalas.

É uma planta muito utilizada por paisagistas e cultivadores em geral. Quando sua finalidade é composição de jardins ela pode ser muito bem aproveitada. Seu crescimento e floração vertical podem ser muito úteis e particulares. Uma das principais orientações sobre a dedaleira é o seu uso medicinal. Apesar dessa planta ter inúmeros benefícios para saúde, deve somente ser manuseada e manipulada por profissionais. Isso porque qualquer dosagem errada pode causar efeitos indesejados, podendo ser letal.

Suas folhas são cobertas por uma leve pelugem, seu caule é herbáceo e é possível identificar a divisão entre o espaço das folhas até o ponto em que se torna um ramo cheio de cachos de flores ou botões. A coloração das folhas é verde-escuro e seu formato é pontiagudo.

No geral, suas flores são características, formam cachos verticais e cheios. Seu formato, como já citado, imita um dedal. Sua floração deve acontecer no verão, portanto varia de acordo com a época quente de cada hemisfério e região. A disseminação e propagação é feita principalmente pelo vento. É uma planta convidativa para insetos polinizadores.

Benefícios Dedaleira: Remédio Ou Veneno

A dedaleira possui em sua composição alguns elementos que agem diretamente no sistema cardiológico. Esses elementos chamam-se digitalina, digoxina e digitoxina. Eles podem aumentar e diminuir os batimentos cardíacos. Seu manuseio in natura já é capaz de surtir alguns efeitos, porém esse manuseio sem acompanhamento profissional pode ser perigoso e levar até a morte. Isso porque a diferenciação das doses pode causar o efeito contrário ao efeito desejado.

Por causa dessas propriedades, suas folhas são muitas vezes bases para remédios. Além disso, é utilizada para a medicina alternativa. Lembrando que a medicina alternativa não significa que qualquer pessoa possa manusear e manipular as propriedades dessa planta, mas, são pessoas profissionais, conhecedores das propriedades e dos seus efeitos que manipulam eu utilizam para diversos fins.

Benefícios Dedaleira
Benefícios Dedaleira

Para extrair suas propriedades e aplica-la de modo correto, pode se utilizar através de chás, suas folhas, sementes e flores.

Sua ação como veneno já foi muito utilizada para aniquilar pessoas. Muitas autópsias constataram a utilização dessa planta para homicídios, em alguns lugares sua distribuição e comercialização são proibidas, podendo ser manipuladas unicamente por profissionais especializados.

Desintoxicação Por Dedaleira

Uma das propriedades e finalidades da dedaleira é seu efeito diurético. Seu consumo pode ajudar nosso organismo a eliminar toxinas, excesso de sal e água do nosso corpo. Portanto, é muito recomendada para pessoas que tem retenção de líquido. Consequentemente, ela pode aliviar o estresse e ajudar no funcionamento do metabolismo. Considerando que a retenção e acúmulo de líquido no nosso corpo pode tornar nosso metabolismo mais lento.

Dedaleira: Auxílio No Fluxo Do Sangue

Todas as funções da dedaleira dependem de sua quantidade e da forma que ela será administrada. Uma dessas funções é o auxilio na pressão e fluxo sanguíneo. Essa planta pode estimular a coagulação e bom funcionamento e bombeamento do sangue. Ou seja, dependendo da quantidade ela pode diminuir a pressão arterial fazendo com a com que a coagulação seja mais rápida estimulada. Isso auxilia para distúrbios menstruais. Por outro lado, ela estimula o fluxo através dos vasos sanguíneos, limpando todos eles e diminuindo a tensão. Isso pode aliviar complicações como dores de cabeça, considerando que ela é causada muitas vezes por entupimento dos vasos sanguíneos cerebrais.

Cultivo Da Dedaleira

As dedaleiras não são plantas muito exigentes para seu crescimento e desenvolvimento. As flores são resistentes e duradouras, portanto, é uma ótima opção para quem não tem muito jeito com plantas.

Local: Pode ser planta em jardins ou em vasos, sempre se certifique de que o vaso manterá suas grandes raízes que estruturam seus quase 5 metros de comprimento. O vaso ou jardim em que será plantada deve receber luz solar direta por algumas horas do dia. Mesmo quando estiver fora da luz solar, deve ser mantida sob uma boa iluminação.

Solo: O substrato deve ser uma mistura entre uma boa terra, compostos orgânicos e elementos para drenagem. Uma diferença dessa planta é que ela simpatiza melhor com solos ácidos. Para manipular a acidez, tenha o auxilio de um medidor de ph.

Cultivo Da Dedaleira
Cultivo Da Dedaleira

Rega: As regas para essa planta são simples. Ela precisa de um solo úmido e não encharcado. Em épocas de clima úmido, as chuvas podem dar conta da rega sem necessidade de tanta preocupação, porém em climas secos ela deve ser melhor supervisionada e hidratada. Essa planta se desenvolve melhor em clima ameno.

Alerta Sobre Dedaleiras

Como já foi mencionado, essa planta pode ser muito perigosa e tóxica. Portanto, qualquer contato ou consumo indevido pode ser letal. Se por acaso acidentalmente tier qualquer contato, é necessário procurar imediatamente um auxilio de um profissional da saúde.

Sua ingerência pode levar a paralisia, arritmia, parada cardíaca e morte súbita. Mas isso acontece com o consumo. O contato físico com a planta não oferece nenhum risco à saúde.

Significados Dedaleira

Assim como diversas plantas, a dedaleira também tem significados. Isso faz com que seu cultivo tenha mais valor e pode atrair ou repelir coisas da vida das pessoas que aderem aos significados das flores.

Não é indicada para flor de corte ou presente, sua toxidade pode representar um mal presságio. Porém quando plantada em jardins e canteiros pode significar proteção.

Veja também

Cactos no Vaso

Para Que Serve o Cacto? O Que Simboliza Cacto?

O reino das plantas prospera onde a luz do sol e a água se interligam. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *