Home / Plantas / Quais os Benefícios de Canela de Velho? Para Que Serve?

Quais os Benefícios de Canela de Velho? Para Que Serve?

O nome desta planta é no mínimo algo curiosa: canela de velho. Esta planta usada para fins medicinais, cujo nome científico é Miconia Albicans e vem da família vegetal Melastomataceae.

Ela é encontrada com facilidade nas áreas tropicais do nosso planeta e chega até 3 metros de altura.

Você pode encontrar em lojas de ervas como também em farmácias convencionais ou homeopatia em cápsulas ou chá.

Curioso? Fique por aqui, então e saiba tudo sobre Quais os Benefícios de Canela de Velho? Para Que Serve?

Quais os Benefícios de Canela de Velho e Para Que Serve

Esta valiosa herbácea tem ação:

  • Analgésica
  • Antioxidante
  • Anti-inflamatória
  • Antimutagênica
  • Antimicrobiana
  • Antitumoral
  • Hemato protetora
  • Tônica
  • Digestiva

A erva, com toda certeza, contribui com nossa saúde purificando nosso sangue, neutralizando com eficácia os radicais livres que causam diversas doenças. Também reduz dores, inflamações articulares, sendo usada ativamente no trato da artrite reumatoide e artroses.

Para combater tais doenças, o chá de canela de velho é extremamente eficaz em diminuir, como já descrito anteriormente, inflamações e dores articulares. Isso porque a planta estimula a regeneração das cartilagens dos ossos, por esse motivo, é um potente medicamento natural que combate:

  • Artrose
  • Dores nos músculos
  • Dores adversas na coluna
  • Osteoartrite
  • Artrite reumatoide

O efeito antioxidante existente na canela de velho combate com eficácia os radicais livres que podem causar diversas doenças, incluindo o envelhecimento precoce. A planta também diminui e pode até eliminar a retenção de líquidos no organismo.

Outra maravilha do consumo da canela de velho é regularizar os níveis de glicose no sangue, sendo um grande aliado para saúde de pessoas diabéticas e, além disso, ajuda a diminuir a gordura do fígado, reduz e elimina o refluxo, a temida azia como também a indigestão.

A ação antioxidante da canela de velho com toda a certeza pode ser usada para evitar como também combater diversos tipos de câncer, pois age como um antitumoral, protegendo as células saudáveis contra os danos causados ao DNA por esta terrível doença.

Como Fazer Chá de Canela de Velho

Você vai precisar de:

  • 70 gramas de canela de velho, mas devem ser folhas secas
  • 1 Litro de água filtrada ou da torneira mesmo

Como fazer:

Primeiramente, ferva a água. Em seguida, desligue o fogo e acrescente as folhas secas de canela de velho, tampe bem e deixe descansando por aproximadamente 10 minutos. Logo após isso, coe e beba 2 xícaras deste chá, uma vez de manhã e outra no período noturno.

Efeitos Colaterais do Chá Canela de Velho

Tudo que é demais, traz consequências negativas e o consumo excessivo da canela de velho também causa danos para sua saúde trazendo um incômodo, um certo mal- estar estomacal.

Há Contraindicação para a Canela de Velho?

Sim. O chá da respectiva erva não pode ser consumida por pessoas alérgicas, mulheres grávidas ou em fase de amamentação como também crianças.

Classificação Científica da Canela de Velho

Reino: Plantae

Clade 1: Traqueófitos

Clade 2: Angiospermas

Clade 3:  Eudicots

Clade 4: Rosids

Ordem: Myrtales

Família: Melastomataceae

Gênero: Miconia

Espécies: M. albicans

Nome binomial: Miconia albicans

Como Armazenar a Canela de Velho

Seu uso é potencializado quando consumida na forma natural, como também desidratada. Porém, existem cuidados específicos para concentrar intactas as propriedades medicinais da planta. Confira, agora, quais são:

1 – Lave muito bem a canela de velho já quando chegar na sua residência em água corrente, evitando a utilização de qualquer produto para isso.

2 – Deixe descansando em algum local para secar naturalmente.

3 – Logo após o processo de secagem, a herbácea deve ser acondicionada em uma embalagem que permita ventilação da mesma. Você pode utilizar:

  • Sacos plásticos, de papel, de juta e algodão, de nylon trançado
  • Caixas de papelão
  • Potes de vidro

4 – Durante o processo, cuide para não pressionar demais ou até prensar a erva. Plantas medicinais, principalmente as desidratadas, devem ser manuseadas com o máximo de cuidado para que não corram o risco de serem pulverizadas, ou seja, destruídas com a forma de manuseio.

Não guarde plantas com diferentes aromas em um único local. Isso vai evitar a mistura de aromas.

5 – A canela de velho deve ser guardada em embalagem adequada inteiras, ou seja, somente na hora do uso propriamente dito que devem ser moídas ou picadas tanto para uso comercial como para consumo. Isso é para conservar inalterado o aroma e princípios medicinais ativos da planta.

6 – É preciso tomar o devido cuidado de acrescentar um rótulo na embalagem com dados relevantes sobre a ervar como, por exemplo, seu nome científico, qual estrutura da planta está armazenada (se folhas, caule e etc), a data que foi colhida, seu peso bem como o nome de quem produziu a herbácea.

Benefícios do Chá Canela de Velho
Benefícios do Chá Canela de Velho

7 – Se acaso você comprar a erva já desidratada, é preciso guardar de forma correta para conservar seus princípios ativos. Em primeiro lugar, o ambiente deve ter a temperatura equilibra, nem quente, nem frio de mais, sem claridade ou umidade.

E principalmente longe de animais roedores, pássaros, animais domésticos, bem como qualquer inseto. É imprescindível que seja um local limpo e se possível, usar utensílios específicos ou aparelhos para purificação do ar como, por exemplo, “esteriler”.

8 – Os recipientes ou embalagens onde a Canela de Velho será acondicionada desidratada devem ser postos em estrados ou, então, em estantes para que evitar o contato direto com o solo – a fim de combater toda e qualquer umidade.

9 – No caso de congelar Canela de Velho fresca, não pique as folhas. Lave as folhas e mantenha os galhos. Depois, deixe de molho em água fria por uns 10 minutos. Seque bem a planta, mas com delicadeza. Coque em uma embalagem vedada, em pequenas porções, assim, você irá descongelar só o que precisa.

Na hora de descongelar para usar, deixe a erva descongelando naturalmente, apenas com a ajuda de um pouco de água morna. Não leve ao fogo ou ao microondas – pois pode perder as propriedades.

Veja também

Como se Faz Saião com Leite? Para que Serve?

O saião (nome científico Kalanchoe brasiliensis) é uma planta medicinal que também pode ser conhecida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *