Home / Plantas / O Que a Soja Faz no Organismo?

O Que a Soja Faz no Organismo?

Não há como negar que a soja tem muitos benefícios para a saúde, que vêm da qualidade das proteínas de soja e dos fitoquímicos promotores da saúde, como isoflavonas, fitatos, saponinas e polifenóis. Abaixo você encontra os principais benefícios para a saúde da soja.

O Que a Soja Faz No Organismo?

Embora os produtos de soja não sejam uma rica fonte de cálcio, eles podem ajudar a reduzir o risco de osteoporose. Vários estudos sugeriram que as isoflavonas da soja podem ser um fator que ajuda a prevenir a perda óssea. A genisteína isoflavona de soja parece inibir a degradação óssea e pode ter efeitos similares aos estrógenos na manutenção do tecido ósseo.

Um recente estudo meta realizado por Pan Wei mostrou que os suplementos de isoflavonas de soja aumentam significativamente a densidade mineral óssea em mulheres. Substituir proteína animal por proteína de soja também pode ajudar a prevenir a perda de cálcio dos ossos. Dietas ricas em proteína animal causam mais perda de cálcio através da urina.

Além disso, o leite de soja comercial é frequentemente suplementado com cálcio e o tofu pode conter muito cálcio do sulfato de cálcio coagulante adicionado. Outra coisa sobre a isoflavona: dados epidemiológicos mostram que as mulheres asiáticas sofrem menos com ondas de calor e suores noturnos do que as mulheres ocidentais.

A maioria dos sintomas da menopausa é causada por baixos níveis de estrogênio. Os estrogênios desempenham um papel no controle da temperatura corporal. As isoflavonas de soja podem, através de seu efeito semelhante ao estrogênio, controlar esses sintomas da menopausa, especialmente os afrontamentos.

Em países com alta ingestão de soja, as taxas de doenças cardiovasculares são relativamente baixas. Pesquisas sugerem que a soja pode ajudar a prevenir doenças cardíacas, reduzindo o colesterol total, o colesterol de lipoproteínas de baixa densidade e prevenindo o acúmulo de placas nas artérias, o que poderia levar a um derrame ou ataque cardíaco.

Esses benefícios para a saúde também são principalmente atributos as isoflavonas e saponinas da soja. A genisteína isoflavona de soja pode aumentar a flexibilidade dos vasos sanguíneos, enquanto as saponinas podem ter potencial para reduzir o colesterol no sangue.

Vários estudos indicaram que a ingestão regular de alimentos à base de soja pode ajudar a prevenir cânceres relacionados a hormônios, como câncer de mama, câncer de próstata e câncer de cólon. Um estudo chinês descobriu que a alta ingestão de isoflavonas de soja estava associada a um menor risco de recorrência entre mulheres na pós-menopausa com câncer de mama positivo para estrogênio e progesterona e aquelas que receberam o anastrozol, um medicamento contra o câncer.

Os cientistas sugerem que os efeitos benéficos das isoflavonas da soja são exercidos através da interação com os receptores de estrogênio e progesterona. As isoflavonas têm atividade antiangiogênica, o que significa que elas interferem no crescimento dos vasos sanguíneos, uma importante propriedade anticâncer.

Benefícios da Soja
Benefícios da Soja

Os produtos à base de soja, como o tofu, o tempeh e o leite de soja, são muito ricos em proteínas, o que é de muito alta qualidade biológica, pois contém todos os aminoácidos essenciais. Além disso, os aminoácidos da soja combinam muito bem com os dos cereais, como trigo, arroz e milho. A proteína de soja é especialmente importante para os veganos.

O Que É Tempeh?

Como o produto foi citado, pode ter despertado a curiosidade de muitos e, por isso, achamos interessante acrescentar essa curiosidade ao artigo. Tempeh cresceu tanto em popularidade que agora está disponível na seção refrigerada de muitos supermercados. Claro, você também pode encontrá-lo em lojas de alimentos saudáveis ​​lojas orientais.

Tempeh originou-se da Indonésia, onde ainda é um alimento importante. Tempeh é bolo de soja, que foram descascados, cozidos, misturados com um tempeh starter (cultura de rhizopus oligosporus ou rhizopus oryzae) e incubados por um dia ou dois. O micélio branco do mofo rhizopus mantém a soja unida para formar um bolo sólido, que você pode cortar facilmente.

Na Indonésia, o tempeh é tradicionalmente feito apenas de grãos de soja, mas nos países ocidentais você pode encontrar tempeh feito de outros ingredientes, como vegetais ou outros grãos. Como o tempeh é feito de soja integral, é um alimento rico em fibras. Tempeh é uma rica fonte de proteínas, minerais, isoflavonas de soja (53 mg de isoflavonas por 100g) e saponinas. É também uma fonte generosa de nutrientes, como cálcio, vitaminas do complexo B e ferro.

Além disso, o tempeh é uma boa fonte de gorduras monoinsaturadas e não contém colesterol. O processo natural de fermentação do tempeh também torna a soja mais digerível. É muito fácil fazer tempeh em casa. Se você gosta de jardinagem (plantar sementes, observá-las crescendo e colhendo), você pode conseguir esse processo em apenas alguns dias! Você notará uma grande diferença entre o tempeh caseiro e o tempeh comprado na loja: ele tem um gosto e um cheiro muito melhores.

Tempeh caseiro fresco cheira a cogumelos, mas depois de alguns dias de armazenamento na geladeira, o cheiro se torna um pouco químico. Durante a produção do tempeh, você deve adicionar um pouco de ácido, como ácido acético, à soja para evitar o crescimento de bactérias deteriorantes. Na Indonésia, os fabricantes de tempeh não adicionam esse ácido, mas deixam a soja acidificar naturalmente na água de imersão.

Tempeh tem uma consistência mastigável tenra que o torna um excelente complemento para uma variedade de alimentos. A maneira mais fácil de preparar o tempeh é assar fatias marinadas de tempeh em uma panela com óleo, até ficarem crocantes e douradas. Tempeh também é delicioso na grelha: primeiro cozinhe os cubos de tempeh e deixe marinar em um molho barbecue e depois grelhe até dourar. Você pode adicionar pedaços de tempeh ao molho de espaguete ou mistura de pimenta ou às suas sopas e cozidos favoritos.

Se tiver interesse em aprender a fazer esse tradicional bolo de soja indonésio ou em adquirir seu principal ingrediente tempeh starter, vai encontrar ofertas em sites internacionais na internet ou em casas especializadas em produtos vegetarianos ou orientais. Certifique-se da qualidade e procedência de tudo antes de comprar.

Veja também

Briófitas

O Que Significa Fase Dominante em Plantas?

Todos já sabemos que o número de espécies de plantas existentes no mundo é enorme, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *