Home / Plantas / Fruta Mamey: Benefícios e Malefícios

Fruta Mamey: Benefícios e Malefícios

Nos países onde ele distribui-se com abundância na América Central, o mamey é considerado uma fruta que possui mais benefícios do que malefícios.

Na verdade ele é visto como sendo só benefícios, tal é a quantidade de vitaminas e sais minerais que possui, somados às suas várias formas de ser consumido e por uma produção abundante (produz em pelo menos metade do ano).

Além disso, as suas sementes podem ser aproveitadas para a produção de chocolate, entre outras várias qualidades que a Pouteria sapote (seu nome científico) exibe aos que, porventura, decidam-se pelo seu cultivo.

Maduro, o mamey pode simplesmente ser degustado ali mesmo, recostado na base do pé, apenas vendo o tempo passar em meio aos pássaros, ervas e demais vegetações do local.

Em casa, você terá possibilidades várias para consumir o fruto: batido no liquidificador, na forma de geleias, compotas e sorvetes, entre outras inúmeras maneiras de aproveitar-se das suas propriedades extremamente nutritivas.

O mamey é uma fruta riquíssima em nutrientes, e o difícil mesmo é encontrar malefícios em consumi-lo, em meio a tantos benefícios, como as suas 7mg de cálcio por 100g, além de 11,15mg de fósforo, 16mg de magnésio, 30mg de vitamina C, 47mg de potássio, entre outros vários nutrientes por 100g da fruta.

Mas o objetivo desse artigo é fazer uma lista apenas com aqueles que são considerados os principais benefícios e possíveis malefícios da fruta mamey para a saúde de um indivíduo. Lembrado que tais malefícios costumam estar ligados apenas ao seu consumo em excesso.

Principais Benefícios do Mamey

1.O Mamey Ajuda a Proteger o Sistema Nervoso

Os seus 11,15 mg de fósforo, mais 7mg de cálcio, além de vitaminas B6 e B12 (por 100g), contribuem para a formação dos tecidos, para a produção de neurotransmissores e para a constituição das células e das moléculas de RNA e DNA (ligadas à formação do material genético dos indivíduos).

Transtornos como Mal de Alzheimer, Doença de Huntington, Mal de Parkinson, AVC, entre outros transtornos neurológicos, podem ser evitados pelo consumo diário (e desde a mais tenra idade) de frutas como o mamey, com os seus inúmeros benefícios e quase nenhum malefício – um manancial de vitaminas e sais minerais altamente eficazes na prevenção de transtornos ligados à má formação cerebral.

2.Contribui para a Manutenção de um Coração Saudável

Altos níveis de fósforo e de vitaminas do complexo B fazem do mamey uma fruta capaz de contribuir com inúmeros benefícios para a manutenção de um coração íntegro e saudável.

A vitamina B1, por exemplo, preserva os músculos do coração. A B3 reduz, drasticamente, os níveis de colesterol ruim do sangue. Já a B6, B9 e B12 eliminam as toxinas que costumam ser danosas para o funcionamento das artérias, além de evitarem o acúmulo de gorduras.

Isso sem contar as quantidades de fibras solúveis e insolúveis que podem ser encontradas na fruta; e que até já se conhece, por demais, o seu alto potencial para reduzir o famigerado colesterol ruim.

O mamey ainda contém potássio e vitamina C em boas quantidades. E elas são substâncias importantes para a manutenção da pressão arterial em níveis adequados, além de combater arritmias e outros transtornos do coração.

3. Preserva a Quantidade de Hemácias no Organismo

As hemácias são células sanguíneas responsáveis, entre outras coisas, por enviar nutrientes e oxigênio para todas as partes do organismo. E um organismo saudável precisa ter no mínimo uma contagem entre 4 e 6 x 106mm³ de hemácias no sangue.

Um dos benefícios de frutas como o mamey (e que, por tabela, evita os malefícios da sua deficiência) é justamente manter a adequada produção de hemácias no corpo humano, por meio de algumas das suas principais propriedades.

Propriedades como: ferro (1,33mg), cobre (1,3mg), vitamina A (20mg), vitamina C (30mg), entre outras substâncias consideradas essenciais para esse fim – e que o mamey é capaz de oferecer em doses razoáveis em apenas 100g da fruta.

4. Mantém os Ossos Fortes e Saudáveis

99% do cálcio necessário para a manutenção da saúde do corpo humano encontra-se nos ossos. Logo, a ingestão diária dessa substância (desde a mais tenra idade de um indivíduo) é fundamental para a garantia de ossos, dentes, unhas, entre outros órgãos em perfeito estado de saúde.

Aqui entram em ação os 7mg de cálcio por 100g do mamey, que, em combinação com outras substâncias, exercícios físicos e a manutenção de hábitos de vida saudáveis, contribuirão para o correto desenvolvimento ósseo de uma criança, com benefícios que irão estender-se para o resto da sua vida.

Principais Malefícios do Mamey

1.Não é o Ideal para Quem Faz Dieta

Os possíveis malefícios do mamey, como dissemos, geralmente estão associados ao seu consumo excessivo.

Principalmente em algumas regiões da América Central, onde, muitas vezes, esse consumo ocorre em detrimento de outras fontes de vitaminas, proteínas, carboidratos, lipídios e demais substâncias que, em conjunto, são capazes de contribuir para a manutenção de um organismo saudável.

Outra coisa importante, é que o mamey contém cerca de 124cal por 100g. Isso é bem mais do que as 109 cal/100g do abacate, ou mais do que as 96 cal/100g da banana – o que, convenhamos, para quem pretende “fazer as pazes” com a balança, representa valores nada convidativos.

2.Pode Comprometer os Hipertensos

Para os hipertensos, frutas como o mamey (ingeridas em excesso) podem trazer alguns malefícios (apesar dos benefícios), já que trata-se de um excelente vasodilatador, rico em vitamina C e uma verdadeira fonte de energia.

Essas são qualidades que, para os hipertensos, podem transformar-se em defeitos, a partir do uso exagerado da fruta.

3.Ele Estimula ao Invés de Relaxar

O mamey também é uma fruta que, para os que sofrem de enxaqueca, ansiedade, altos níveis de estresse, entre outros transtornos dos tempos modernos, poderá configurar-se como um problema, com mais malefícios do que benefícios.

Nunca é demais lembrar que o mamey é uma fruta bastante energética – um verdadeiro revigorante natural! – , e que, ao invés de produzir o relaxamento, calma e sedação necessários para um indivíduo nesse estado – ao contrário – , resultará em mais agitação e euforia, que poderão ser seguidos (ou não) por um sensível aumento da pressão arterial.

Essa foi a nossa lista com benefícios e malefícios da fruta mamey para a saúde de um indivíduo. Mas, e a sua? Deixe-a na forma de um comentário. E continue acompanhando, discutindo, refletindo, questionando e aproveitando-se das nossas publicações.

Veja também

Farinha de Trigo de Boa Qualidade

Qualidade Da Farinha De Trigo: Como Identificar E Saber Qual E?

No mundo existem milhares de alimentos, que servem como fornecedores de proteínas, carboidratos, como acompanhante …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *