Home / Plantas / Por Que a Planta é Chamada de Onze Horas?

Por Que a Planta é Chamada de Onze Horas?

Os nomes populares de plantas e animais podem ser diversos e variados, a depender sempre da região onde o ser vivo foi visto pela primeira vez, da cultura daquele lugar e como se dá a relação com aquele ser vivo. No caso das plantas, o número de nomes dados a uma mesma flor pode ser bastante elevado, até mesmo pela forma como as variações regionais podem interferir nisso.

Esse, porém, não é o caso da planta onze horas. Isso porque esse tipo de planta possui, em geral, o mesmo nome nas diferentes partes do Brasil. Comum na região Sudeste do Brasil, a onze horas também se faz presente até o Uruguai e a Argentina, passando por regiões realmente frias desses países.

O que muitos não sabem, contudo, é o porquê de a planta onze horas receber esse nome. Será que a flor parece um número 11? Seria pelo fato de a flor parecer um relógio marcando onze horas? Na realidade, nem por uma coisa e nem por outra. Contudo, para matar a sua curiosidade, será necessário ficar um pouco mais no artigo. Veja abaixo, portanto, o porquê de a planta onze horas receber essa alcunha.

Por Que a Planta Onze Horas é Assim Chamada?

A planta onze horas é popular em boa parte do Brasil, englobando grande parte da região Sudeste e Sul, além de estar presente ainda em outros países do continente. Contudo, apesar da sua relativa popularidade, muitos se perguntam o porquê a planta receber esse nome. Na verdade, a explicação é bastante simples, mais do que parece. A planta onze horas é assim chamada pelo fato de apenas abrir suas flores perto das 11:00 horas, criando o cenário perfeito para que fosse assim apelidada em grande parte do Brasil.

Assim, a planta onze horas não abre as suas flores antes de 11:00 horas e nem depois do meio-dia, começando sempre a mostra a sua beleza para o mundo nessa faixa de horário. Essa é uma planta anual, ou seja, que dá flores e faz todo o seu processo de vida por apenas um ano.

Depois disso, passado o ano, a planta costuma morrer. Porém, caso não encontre as condições necessárias para o seu desenvolvimento, a planta onze horas pode morrer até mesmo antes de completar um ano de vida, mostrando como é frágil quando se trata de crescimento para o longo prazo.

Cultivo da Planta Onze Horas

Quando se fala em plantas, é mais do que necessário falar no seu cultivo, já que o grande objetivo de quem realiza o plantio é ver a sua cultura bonita e desejada. Dessa maneira, um bom cultivo é parte central disso. Esse tipo de planta cresce de forma muito ampla em climas temperados, aqueles com estações bem definidas.

Logo, se você puder criar um cenário parecido para a planta em sua casa, ainda que de forma não muito correta, tente fazê-lo, pois a onze horas gosta de definições claras de tempo. Ademais, a planta onze horas precisa de muitas horas diárias de luz solar, para que seja capaz de absorver nutrientes necessários ao seu crescimento.

Um solo bem drenado também é fundamental para que a planta onze horas seja capaz de crescer bem, já que essa planta acumula grandes quantidades de água em seu interior e, caso o solo não consiga realizar a drenagem de maneira adequada, o acúmulo será ainda maior, podendo levar ao aparecimento de fungos ou ainda ao apodrecimento.

Essa planta costuma ser bastante usada para o paisagismo, até mesmo pela variedade de cores que apresenta. Um problema nesse sentido de uso é que a planta onze horas apenas vive por cerca de um ano.

Características da Planta Onze Horas

Como planta suculenta que é, a onze horas possui grande capacidade de absorver água do solo, além de saber armazenar muito bem essa água.

Portanto, a planta onze horas é muito eficiente quando se trata de passar longos períodos sem água, já que as suas reservas são suficientes para manter o seu nível de bem-estar ao longo do período de seca. Por isso é preciso deixar a planta tão exposta ao sol e, também por isso, o solo deve ser bem drenado quando for receber a planta onze horas. Ademais, esse tipo de planta ainda pode ter de 10 a 30 centímetros de altura, a depender de como se dá o crescimento da planta nos primeiros meses de vida.

Planta Onze Horas Características

Seus ramos são macios e ramificados, sendo as flores de cores vivas e fortes, muito chamativas e atraentes. Fácil de cuidar, a planta onze horas possui folhas grossas, sendo um tipo bastante utilizado para apresentações de paisagismo, já que permanece bastante bonita para a apresentação, embora não seja capaz de se manter viva por muito tempo além dos 12 meses.

Mais Informações Sobre a Planta Onze Horas

A planta onze horas está entre aquelas chamadas de suculentas, um grupo que ainda contém ps cactos e mais alguns outros tipos de plantas. Essas plantas possuem como principal ponto em comum o fato de serem capazes de armazenar água em sua estrutura, guardando grandes quantidades de água para o seu uso posterior.

Assim, a onze horas consegue passar muitos dias sem ser regada. Outro detalhe dessa planta é que a onze horas possui muitas cores para as flores, que podem estar nas cores rosa, amarelo, vermelho, laranja, branco, mista e mais algumas outras. Isso faz com que uma junção de diferentes tipos da planta onze horas dê, como resultado final, uma grande mistura de flores coloridas.

Quando se trata de um jardim, essa mistura é muito bonita e ainda muito positiva para atrair pássaros e borboletas. Sua floração se dá nos meses mais quentes do ano, no verão, quando as temperaturas aumentam de maneira considerável. Além disso, as flores e abrem pela manhã, por volta das 11:00 horas, e se fecham à tarde. Apenas nos dias de sol é que as flores se mostram para o mundo, sendo o sol parte essencial da vida dessa planta tão interessante e complexa, além de bonita para enfeitar o seu jardim.

Veja também

Óleo de Cártamo em Cápsula

Como Age o Óleo de Cártamo no Organismo?

A planta Carthamus Tinctorius L – nativa de regiões secas e áridas da Índia – …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *