Home / Plantas / Fruta Mangostão, Como Comer e Onde Comprar

Fruta Mangostão, Como Comer e Onde Comprar

Fruta Mangostão

A fruta Mangostim, conhecida no Brasil como Mangostão, é proveniente de uma planta exótica asiática, que produz um fruto de casca grossa e também dura de cor roxa, quando está amadurecida, cujos benefícios são interligados aos efeitos de emagrecimento saudável, podendo ser mais encontrada nos meses de setembro e outubro, que são os meses de sua maior safra.

Esta fruta não é tão grande quanto as folhas e flores de sua árvore. Possui um tamanho pequeno, cujo formato é arredondado, composta de uma casca dura e dentro, é constituída por sementes, cujo número varia entre seis e oito.

Árvore do Mangostão

A árvore do Mangostão pode contar com o tamanho de 8 a 10 metros de altura, e suas folhas são chamativas pela cor escura aparentemente contendo um tipo de sérum. Esta árvore floresce de maneira rápida, e suas flores são grandes como suas folhas, e vermelhas.

Como Comer a Fruta Mangostão

Como comer esta fruta é uma das maiores curiosidades acerca da mesma, e ela pode ser consumida  “in natura”, ou até mesmo posta para tornar-se um suco. O sabor dessa fruta se assemelha ao sabor da jabuticaba, e por diversos países considera-se uma das mais saborosas, como acontece na Indonésia.

O interior da fruta, que é ingerido por quem a consome, possui uma acidez que se assemelha com a acidez da tangerina. Dessa forma, os sucos que podem ser direcionados a objetivos como perda de peso, podem ser consumidos sem a adição do açúcar, não existindo problemas em relação ao gosto. E ainda que as pessoas não estejam interessadas no emagrecimento, a sua função também saudável pode levar à criação de doces e sobremesas diversas.

Além das maneiras de consumo mencionadas, da fruta ainda se pode fazer diversos chás bastantes positivos à saúde, e também, alimentar-se do mangostão através do seu corte ao meio com o auxílio de uma colher, diretamente da casca.

Algumas Indicações de Combinações com o Mangostão

Essa fruta pode ser combinada com mel, água, com receitas que podem levar leite de coco, raspas de limão, e ovos, tudo apenas depende de que tipo de prato será feito com a fruta. Como por exemplo a seguinte receita: Clafouti de Mangostão ao Estilo Tailandês:

Para preparar esta receita, será preciso preaquecer um forno em 250º. Depois, basta cortar a fruta ao meio e retirar a sua polpa. Utilize 5 mangostões. Untando recipientes para estabelecê-la posteriormente, será necessário usar uma colher de amido de milho para colocar nos frutos da planta. Depois, bata quatro ovos com uma colher de açúcar em pó para guarnição, e uma pitada de sal até formar uma massa macia.

Essa massa será despejada no recipiente em que as frutas foram colocadas, sendo necessário que estas flutuem. Leve ao forno durante uma hora e retire quando a superfície se encontrar dourada, servindo quente e com uma quantidade de açúcar de sua preferência.

Esta foi uma receita doce para ser utilizada como uma sobremesa. Para prepará-la, é necessário conter os seguintes ingredientes: 5 mangostões, 4 ovos, 1 xícara de leite de coco, 1 colher de chá de extrato de coco, 1 colher de chá de casca de limão, 1 colher de chá de amido de milho, 1/3 de copo de arroz de farinha, uma pitada de sal, 1 colher de chá de extrato de baunilha e uma colher de chá de açúcar em pó para guarnição.

Onde Comprar

Mangostão na Banca
Mangostão na Banca

Nos meses de sua safra, o mangostão pode ser encontrado em diversas feiras de frutas e verduras regionais. Além disso, o seu preço torna-se variável entre cinco reais o kg, ou sete reais a unidade, o que depende muito da sua época de produção e do local em que sua aparição seja rara, fato que pode elevar o seu preço.

Geralmente, esta fruta é encontrada em feiras como àquelas regionais denominadas de CEASA. São locais abertos que quase todas as cidades de interiores possuem, objetivando promover a venda de frutas e verduras e assim, consequentemente, movimentar a economia local.

Como Plantar o Mangostão

O local para sua plantação deve contar com sombras, e de onze a doze metros de espaçamento. Sendo assim, esta plantação se adapta facilmente aos climas úmido e quente. Ainda assim, o excesso ou escassez da temperatura podem fazer com que a planta morra. Por fim, o período máximo para que as frutas comecem a aparecer é de dez anos, podendo ser proporcionadas grandes safras da fruta.

Propriedades e Benefícios do Mangostão

Benefícios do Mangostão
Benefícios do Mangostão

Além de ser muito benéfica ao emagrecimento com saúde por meio da própria fruta ou do seu suco, o mangostão também é utilizado em diversas partes do mundo como uma planta medicinal. Dessa forma, locais como a Ásia e a Indonésia utilizam esta planta na formação de chás cujos efeitos podem auxiliar a melhora de infecções urinárias, pomadas naturais para os tipos de pele que possuem problemas com a acne e entre outras criações de medicamentos naturais com a fruta como constituição para efeitos curativos.

Entre os seus benefícios, pesquisas apontam a fruta como uma forma de prevenção de câncer, controladora da pressão arterial, grande auxiliar para o melhoramento da pele, melhora problemas gástrico-intestinais, diabetes, problemas cardiovasculares, alzheimer, controla o peso por contar com um baixo teor de calorias e entre outras benfeitorias.

Contudo, a fruta denominada como a mais gostosa do mundo pode ser facilmente encontrada para vendas em feiras distintas regionais. A sua safra se dá duas vezes ao ano, nos meses de setembro e outubro, mas sua frutificação pode levar até dez anos. O cultivo da planta requer alguns cuidados, devendo os exageros ou escassez serem evitados para não retardar seu desenvolvimento ou colocar uma plantação inteira a perder.

Por fim, os seus benefícios são mencionadas prevenções de doenças mais sérias, assim como também o auxílio no tratamento de problemas estéticos como os problemas de pele que envolvem a ácne. Entre suas formas de consumo, pode ser ingerida in natura, em forma de chás, sucos ou sobremesas e outras formações. Esta é uma fruta versátil e saborosa que agrada ao paladar geral, mas que ao mesmo tempo, é pouco visualizada.

Veja também

Chá de Barbatimão Para Corrimento Vaginal Funciona? Como Fazer?

Muito comum na região do Cerrado do Brasil, o barbatimão (nome científico Stryphnodendron adstringens Mart …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *