Home / Plantas / Para Que Serve a Flor de Onze Horas? Quais os Benefícios?

Para Que Serve a Flor de Onze Horas? Quais os Benefícios?

A flor onze-horas (Portulaca oleracea), beldroega comum, ou salada-de-negro, como também é conhecida, é uma planta repleta de propriedades medicinais. Muita gente não sabe, mas ela não serve apenas para enfeitar o jardim.

A flor onze-horas é um verdadeiro super alimento, e que deveria fazer parte do nosso cardápio do dia a dia. Essa planta pode ser consumida por completo, tanto as folhas, quanto as flores e caule.

Se você quer saber para que serve a flor onze-horas, quais os seus benefícios, e como usar, é só continuar lendo, pois daremos todos os detalhes sobre essa flor espécie super nutritiva.

Principais Características da Flor-Onze Horas

Essa planta rasteira é um tipo de suculenta, com folhas carnudas, pequenas, e em uma tonalidade verde bem brilhante. O caule é na cor roxo-amarronzado. Ele se ramifica, para que a plante cresça e se arraste pelo jardim.

O diâmetro das flores varia entre 2 e 3 cm. E podem ser nas cores laranja, violeta, branca, rosa, vermelha e amarela.

Essa planta recebeu o nome popular de onze-horas pelo fato de que as suas flores só se abrem no momento em que a luz solar é bem intensa, e que ocorre por volta das 11 horas.

Para Que Serve a Flor de Onze Horas?

A flor onze-horas é usada desde os tempos mais antigos na alimentação das pessoas. As formas mais comuns de se consumir essa planta é em forma de salada, ou no preparo de sopas e cozidos.

Mas há também outras formas de usá-la na alimentação, como no preparo dos mais variados pratos, como patês, e muito mais. Essa planta é comercializada em Sudão e no Egito para o consumo.

Propriedades da Flor Onze-Horas

A flor onze-horas é uma excelente fonte de ômega-3. Por isso, ela pode ser usada para tratar problemas cardiovasculares, uma vez que ela tem o poder de combater o colesterol.

Além disso, essa também é uma planta rica em sais minerais, e vitaminas A, B e C. Em virtude disso, ela apresenta propriedades analgésica, anti-hemorrágica, diurética, anti-glicêmica e purificante.

A flor onze-horas possui diversas propriedades importantes para o nosso organismo. Ela é um poderoso antioxidante, atuando na eliminação do bisfenol, uma substância usada na fabricação de mamadeiras, garrafas plásticas, copos infantis e demais produtos de plástico.

Em alguns países, o uso do Bisfenol A é proibido, como na Dinamarca, no Canadá, em determinados estados norte-americanos e na Costa Rica. A flor onze-horas consegue remover o Bisfenol A do nosso organismo, e também atua como se fosse uma esponja contra essa substância.

A flor onze-horas também é reconhecida, na medicina popular, como uma planta capaz de tratar a diarreia, hemorroidas e vômitos.

Como também tem ação purificante tópica e anti-inflamatória, é comum a aplicação do emplasto das folhas frescas da planta para combater acne e picadas de insetos.

Onze-horas é uma planta medicinal, que atua no tratamento e prevenção de problemas da bexiga, do fígado, dos rins, e também do escorbuto. Quando a planta é cozida, ela tem ação diurética, além de também aumentar a secreção do leite materno.

As suas sementes são usadas para combater parasitas intestinais, e o suco ajuda a tratar afecções nos olhos. Além do mais, a flor-onze horas ainda tem ação anti-inflamatória e analgésica.

Benefícios da Flor Onze-Horas

Flor Onze-Horas no Vaso
Flor Onze-Horas no Vaso

Confira agora alguns dos principais benefícios que a flor onze-horas possui:

  • Contribui para o fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção de problemas diversos, como infecções, resfriados, e até mesmo do câncer, devido à ação das vitaminas A e C, e de antioxidantes presentes em sua composição.
  • É uma planta capaz de ajudar no controle do colesterol, e na prevenção de doenças cardiovasculares, pois é rica em ômega-3, uma gordura boa, que tem efeito anti-inflamatório em nosso organismo.
  • A flor onze-horas também atua na prevenção de doenças como a osteoporose e a anemia, pois é uma boa fonte de ferro, potássio, cálcio e magnésio. Além de também estimular tanto a contração, quanto a força muscular.
  • Por ser uma planta rica em antioxidantes, ela também ajuda a combater os radicais livres presentes em nosso organismo, prevenindo o envelhecimento precoce das células do nosso corpo.
  • Outro benefício dessa flor é que ela ajuda a eliminar o excesso de líquido retido no organismo, uma vez que tem ação diurética. Sem contar que também ajuda a prevenir doenças da bexiga, infecções urinárias, protegendo os rins.

Cultivo da Flor Onze-Horas

Cultivo da Flor Onze-Horas
Cultivo da Flor Onze-Horas

O cultivo da flor onze-horas é bem simples, e pode se dar tanto em vasos, quanto em jardins. Porém, deve ser mantida sempre sobre a luz solar direta.

Confira abaixo alguns cuidados a respeito do cultivo da flor onze-horas:

  • Clima: a flor onze-horas gosta de temperaturas mais amenas, entre 19 e 30° C. É uma planta que não suporta as temperaturas baixas demais.
  • Irrigação: enquanto a planta ainda é jovem, ou está florescendo, o solo deve ser mantido levemente úmido, mas não encharcado. Depois de bem desenvolvida, ela é capaz de suportar pequenos períodos de seca.
  • Iluminação: o ideal é que a flor onze-horas seja cultivada sob a luz solar direta.
  • Solo: essa planta não é muito exigente quanto ao solo, desde que ele seja um solo bem drenado. Em geral, solos férteis e leves, com um pH variando entre 5,6 e 7, e que não retenha a umidade, são os mais indicados.
  • Propagação: essa planta pode ser propagada por sementes ou por estacas. No caso das sementes, elas devem ser mantidas na superfície do solo, de preferência, para que recebam a luz solar direta. Caso contrário, elas não irão germinar.

Mas elas também podem ser cobertas com serragem ou com uma cama fina de terra peneirada. A germinação costuma acontecer entre 1 ou 2 semanas após o plantio.

Se a propagação for por estaquia, pode-se plantar pedaços dos ramos saudáveis da planta no solo úmido, que eles irão enraizar facilmente.

  • Período de floração: a floração da flor onze-horas varia de acordo com a época do plantio, e também conforme o clima da região. Portanto, ela pode florescer durante a primavera, o verão ou no outono.
  • Espaçamento: o ideal é manter um espaçamento de cerca de 10 e 40 cm entre uma planta e outra.

Veja também

Frutas que Começam Com a Letra o: Nomes e Características

Essa lista com algumas das espécies frutíferas que começam com a letra O revela-nos algumas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *