Home / Plantas / Nespereira: Veja Como Plantar, Como Podar e Fotos

Nespereira: Veja Como Plantar, Como Podar e Fotos

A nespereira é a árvore que tem como fruto a nêspera, também conhecida no Brasil como ameixa-do-pará. Embora de origem chinesa, a árvore se adaptou muitíssimo bem ao clima brasileiro, sendo possível plantá-la na maior parte do território nacional. A nespereira tem porte médio, mas pode chegar a 10 metros de altura em alguns casos menos comuns, o que dificultaria muito o cultivo em uma casa de tamanho pequeno ou médio. Porém, fique tranquilo, pois normalmente a estatura média da nespereira é muito menor que isso. Ademais, ela é uma árvore perene, ou seja, dá frutos ao longo de todo o ano, o que favorece o plantio com intuito de ter frutos disponíveis em todas as épocas do ano.

Já as folhas da nespereira são alongadas, de coloração verde-escura característica. Natural em todo o Brasil, a nêspera é bastante conhecida pelo país como ameixa-do-pará, ameixa-japonesa ou ameixa-amarela. Como é de se imaginar pelos nomes populares, o fruto da nespereira é bastante semelhante a uma ameixa visualmente, embora o sabor seja diferente e existam distinções muito claras entre os dois frutos. É bastante comum ver nespereiras em grandes quintais, de sítios ou chácaras, onde os pássaros fazem a nêspera de banquete a apreciam a doçura do fruto. Muito por isso, a árvore é bastante usada no centro de jardins, como um atrativo para que as aves visitem continuamente o jardim.

Como se desenvolve com facilidade e dá muitas frutas ao longo de todo o ano, sem períodos de escassez, a nespereira se adapta bem a todas as regiões do Brasil, da região Norte até a região Sul, e até por isso o seu fruto recebe nomes diferentes em cada região. Porém, as nespereiras preferem solos profundos e ricos em matéria orgânica, com boa disponibilidade de água para irrigar as suas raízes. No inverno, a árvore suporta bem e não perde por completo as suas folhas, o que a torna resistente a temperaturas abaixo de zero grau, embora prefira temperaturas menos agressivas para se desenvolver com firmeza.

Veja abaixo algumas características das nespereiras, como a forma de realizar o plantio, o tipo de solo mais adequado, o clima mais favorável e como podar a árvore.

Características Gerais Da Nespereira

A nespereira é uma planta de porte médio, e como tal prefere ambientes abertos e minimamente amplos para desenvolver as suas raízes da forma correta, sem esbarrar em outras raízes ou no concreto. O seu fruto é bastante atraente para pássaros e aves em geral, que veem na árvore uma oportunidade de banquetes saborosos, pelo fato de a nêspera ser muito doce, e duradouras, pois a árvore é perene e oferece frutos o ano inteiro.

A casca e a robusta polpa da nêspera são amareladas ou alaranjadas, com o fruto pesando entre 30 gramas e 80 gramas. Visualmente, o fruto se assemelha com uma ameixa amarela ou com uma manga bastante madura, o que rende comparações com as duas outras frutas.

Quanto ao clima mais favorável para o plantio da nespereira, a árvore se desenvolve bem em regiões onde a temperatura média anual gira em torno dos 15 graus Celsius, pois o calor extremo prejudica o pleno desenvolvimento dos frutos, assim como temperaturas abaixo dos 3 graus Celsius negativos podem fazer com que a árvore morra ou dê poucos frutos.

Em termos de regime de chuvas, as nespereiras se adaptam bem a climas com precipitação entre 1200 e 1800 milímetros por ano, o que significa chuvas rotineiras, mas não em escala assustadora. A árvore que dá a nêspera como fruto ainda prefere ventos mais brandos, sendo prejudicada por ventos demasiadamente fortes.

Benefícios da Nêspera

A nêspera é o fruto da nespereira e, como tal, possui princípios ativos muito importantes para o correto funcionamento do corpo humano. Entre eles está a presença de vitaminas do complexo B, como folatos, que previnem a fadiga, a proliferação de cabelos brancos, inchaço na língua, aftas e, em crianças, retardo no crescimento. Nas mulheres grávidas, os folatos ainda diminuem as chances de o feto desenvolver problemas de má formação do tubo neural, algo que pode ocasionar transtornos autistas na criança – eles ainda impedem que adultos desenvolvam demência, depressão e irritabilidade.

Benefícios da Nêspera
Benefícios da Nêspera

Outras substâncias muito presentes nas nêsperas são o ácido cítrico, a vitamina B6 e a vitamina C. Além disso, há bastante oferta de vitamina A nos frutos da nespereira, que auxilia na visão e possui ação antioxidante, aumentando a capacidade de regeneração das células humanas. Sais minerais como ferro, manganês, cálcio e cobre também são encontrados em volume considerável na nêspera.

Como Realizar a Poda Da Nespereira

Como árvore de porte médio que é, a nespereira pode atingir até 10 metros de altura, embora isso seja anormal. Porém, ainda que a sua nespereira não passe dos 5 metros de estatura, é importante realizar a poda de forma frequente para evitar possíveis problemas e não perder o controle sobre o tamanho da árvore. De forma geral, o mais recomendado é que a poda da nespereira não seja muito agressiva com a árvore.

Você apenas deve limitar o crescimento exacerbado, mas não pode impedir que a nespereira tenha o porte de árvore média que ela possui. Assim, não é recomendado realizar a poda em um intervalo inferior a dois meses. Outra dica importante é podar a nespereira apenas após o ciclo de frutificação dela, quando os frutos já estiverem todos caídos e as flores já estiverem murchas, pois assim você não irá interferir no ciclo natural da árvore.

Outros Usos Para a Nêspera

Além de ser usada para fins de alimentação e decoração em jardins, a nespereira também é bastante utilizada na medicina tradicional da China, o seu país de origem. Na maior parte dos casos, o uso da nêspera como remédio se dá para o tratamento de irritações na garganta. Fora que, como bebida alcoólica, a nêspera é usada para a produção de licores.

Chá de Nespereira
Chá de Nespereira

Já a semente da nêspera, tal como as folhas mais novas, são bastante tóxicas para o consumo humano, pois a abundância de glicósidos cianogênicos é extremamente negativa para os seres-humanos. Todavia, de qualquer forma o sabor amargo já fará com que você não consuma a planta.

Veja também

Gabiroba Murici: Características, Nome Cientifico e Fotos

A gabiroba é nativa dos cerrados do Brasil. Mas, também pode ser encontrada por todo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *