Home / Plantas / Pasta de Berinjela: Benefícios, Como fazer e Passo a Passo

Pasta de Berinjela: Benefícios, Como fazer e Passo a Passo

A berinjela é um alimento muito rico em nutrientes importantes para o nosso corpo. Além disso, ela pode ser usado de inúmeras formas em receitas muito gostosas. Com toda essa versatilidade não é difícil preparar pratos para os mais variados gostos, não é mesmo?  Saiba que ela pode até mesmo substituir a carne em diversos preparos veganos  e vegetarianos.

Sua cor é vistosa e a casca apresenta um brilho inconfundível proporcionando muita cor nos pratos.  Pode ser ingerida cozida, frita, grelhada e até mesmo assada no forno. No artigo de hoje vamos falar um pouco mais sobre esse legume e sua utilização na cozinha e na saúde. Vamos também aprender a fazer um dos pratos mais famosos utilizando a leguminosa: a pasta (ou antepasto) de berinjela  Vamos conferir?

Pasta de Berinjela com Torradas
Pasta de Berinjela com Torradas

Características e Uso da Berinjela

A berinjela é um alimento muito completo e possui em sua composição ferro, cálcio, fósforo e fibras alimentares. Além de ser um ingrediente muito versátil na cozinha pode auxiliar no combate e prevenção de diversas doenças.

Dentre elas, podemos citar o diabetes. Com suas propriedades nutritivas, a berinjela pode agir de forma positiva na glicose. As fibras presentes na leguminosa podem auxiliar nas taxas de insulina nos diabéticos, já que auxiliam na absorção da glicose e ajudam na digestão.

Já para o colesterol, os benefícios da berinjela também podem ser incríveis, já que suas fibras fazem com que a produção de ácido graxo se intensifique e resulte em uma diminuição nos níveis de colesterol na corrente sanguínea. Alguns estudos também dão conta que essas mesmas fibras podem auxiliar no emagrecimento dos indivíduos já que trazem a sensação de saciedade, fazendo com que as pessoas se alimentem menos de alimentos que engordam, como o açúcar e a gordura.

Como Fazer Pasta de Berinjela

Mesmo que esses benefícios da berinjela não sejam cientificamente comprovados para essas doenças, você pode utilizá-la em pratos muito saborosos. Preparamos receita de três pastas de berinjela que podem ser feitas facilmente na sua casa.  Veja:

Pasta de berinjela (ou antepasto de berinjela)

A versão mais fácil de tradicional dessa pasta inclui além do legume, azeite, alho e cebola. Pique todos os ingredientes coloque para assar e use temperos como a pimenta calabresa, do reino e sal a gosto. Utilize a pasta em torradas, biscoitos de arroz e salgadinhos. Fica uma delícia!

Receita de Antepasto de Berinjela
Receita de Antepasto de Berinjela

Pasta (antepasto) de berinjela com pimentão

Além dos outros ingredientes que existem na receita anterior, você deve acrescentar o pimentão vermelho e/ou amarelo. O sabor será irresistível com essa combinação. Não se esqueça de colocar azeite e depois é só se deliciar com essa excelente opção de entrada para diversos tipos de ocasiões.

Pasta com azeitona e uvas passa

Quer incrementar ainda mais o seu antepasto de berinjela? Experimente acrescentar uva passa e azeitona preta na pasta. Você pode assar a berinjela e depois adicionar os novos ingredientes! Coloque na geladeira e sirva acompanhado de uma boa bebida! Suas visitas certamente irão amar

Outros Benefícios da Berinjela

Outro benefício importante do consumo de berinjela é a melhoria que ela pode proporcionar no sistema digestivo. Com o auxílio das fibras, o bolo de fezes pode se movimentar melhor no intestino e ser eliminado de forma mais fácil, evitando problemas como a prisão de ventre.

O legume pode auxiliar também no fortalecimento da imunidade e melhorar as atividades das bactérias intestinais e evitar que corpos os intrusos sejam levados para o nosso sangue e fortalecendo nossa saúde.

Engana-se quem pensa que a casca da berinjela deve ser jogada fora. Ela pode ser consumida e auxilia  protegendo o corpo humano de doenças como diabetes, câncer, infecções e até mesmo obesidade. Sua ação antioxidante tem uma poderosa ativação de uma função que melhora o nosso corpo das inflamações.

A casca da berinjela pode ser consumida por meio de uma farinha, que possui e preserva os mesmo nutrientes presentes no vegetal e contribuem para a nossa saúde. Que tal experimentar?

Poderosa Aliada Contra doenças

O câncer, doenças do coração e algumas anemias podem ter sintomas melhorados com o consumo da berinjela. As vitaminas, ácidos e nutrientes presentes nela são capazes de estimular a criação de novas células e prevenir enfermidades.

Outro uso muito comum é da água da berinjela, que pode ajudar na diminuição do colesterol ruim e auxiliar o emagrecimento. Para prepara-la corte a berinjela em cubos e mergulhe dentro de um recipiente com água potável.Deixe descansar por pelo menos três horas e depois consuma. Embora não existam dados científicos que comprovem sua eficácia, o consumo de água de berinjela é muito comum entre os que desejam perder peso. Procure consumir a água sempre entre a realização das refeições.

Quer conhecer outra receita maravilhosa usando a berinjela?  Estamos falando da lasanha de berinjela sem lactose.

Pasta de Berinjela Tostada
Pasta de Berinjela Tostada

Separe meio quilo de carne moída, duas berinjelas, uma cebola picada, alho e pimenta a gosto, uma xícara de molho de tomate, além de sal e orégano.

Como fazer: Tempere as fatias de berinjelas com sal e deixe que elas descanassem por quinze minutos para que fiquem desidratadas e consequentemente, mais moles. Lave para tirar o excesso de sal e separe. Em seguida, refogue a carne com os demais ingredientes e adicione também o molho de tomate. Ponham em uma vasilha untada com óleo e comece a montar a lasanha em camadas. A última delas deve ser de molho e você pode ralar queijo parmesão por cima. Leve ao formo e deixe cerca de vinte e cinco minutos. Prontinho! Agora é só aproveitar os irresistíveis sabores da berinjela.

E você já fez pasta de berinjela? Conta para a gente como é a sua receita especial que utiliza essa leguminosa como ingrediente. Você tem algum segredo para deixar ela ainda mais saborosa? Que tal compartilhar esse artigo com seus amigos e nas suas redes. Esperamos receber sua visita novamente aqui no Mundo Ecologia, ok? Aqui temos sempre os melhores conteúdos sobre os mais diversos temas que envolvem a natureza.

 

Veja também

Papel de Fibra de Algodão: Vantagens e Desvantagens

O papel é famoso pela sua origem através da madeira, ou melhor, das fibras de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *