Home / Plantas / Tudo Sobre a Flor Astilbe: Características, Nome Cientifico e Fotos

Tudo Sobre a Flor Astilbe: Características, Nome Cientifico e Fotos

Astilbe é um gênero de planta pertencente a família saxifragaceae. A região nativa é principalmente do leste asiático. Na zona temperada do hemisfério Norte, algumas espécies e os seus híbridos são plantadas em parques e jardins.

Tudo Sobre a Flor Astilbe: Características, Nome Cientifico E Fotos

As espécies do gênero astilbe são plantas grandes perenes e herbáceas que atingem alturas entre 1,50 a 02 m, dependendo do tipo. Elas se formam com estoques de rizomas subterrâneos e espessos.

Desses rizomas crescem, por um lado, folhas grandes e basais, por outro lado, as hastes verticais, com flores, com tricomas marrons a multicelulares, escamosos a cabelos compridos, cujas folhas alternativas são menores em direção ao topo.

As folhas são divididas em pecíolo e lâmina de folha. Os pecíolos têm um tricoma multicelular. As lâminas brilhantes das folhas são geralmente uma a várias vezes pinadas.

Os folhetos de haste curta são ovais a rombos ou lanceolados e possuem um ou tricomas multicelulares. As bordas dos folhetos são duplamente serrilhadas ou afiadas irregularmente. As estípulas são membranosas.

Sistemática E Distribuição Das Espécies

A primeira publicação do gênero astilbe foi feita em 1825 por David Don, com base em um manuscrito de Francis Buchanan Hamilton. O nome botânico astilbe vem do grego ‘um’ para fora e ‘stilbo’ traduzido brilho. A maioria das espécies são plantas florestais que preferem crescer em locais úmidos ao longo de córregos ou rios.

A principal área de distribuição de astilbe estão localizados no leste da Ásia a partir de Japão para a Indonésia ocidental, tanto quanto o Himalaia e sul para Nova Guiné. Apenas uma espécie é nativa do leste da América do Norte e só ocorrem no hemisfério norte.

Existem 8 a 24 espécies de astilbe:

  • Astilbe biternata: única espécie norte-americana que se estende desde as montanhas apalaches do sul do Condado de Mingo, passando por West Virginia, Virginia e Kentucky até as Carolinas, Tennessee e noroeste da Geórgia.
    Astilbe Biternata
    Astilbe Biternata
  • Astilbe chinensis: prospera nas florestas, ao longo das bordas da floresta, nos prados, vales e ao longo de cursos de água a altitudes de 400 a 3600 metros no Japão, Coréia, Rússia e leste e oeste central da China. Possui inflorescências densas, brancas a rosadas, cujas panículas são estreitas como espigões.
    Astilbe Chinensis
    Astilbe Chinensis
  • Astilbe davidii: com panículas rosa, densas e estreitas e folhas jovens em tons de bronze. Esta espécie também é comumente chamada de astilbe chinensis var. davidii.
    Astilbe Davidii
    Astilbe Davidii
  • Astilbe glaberrima: endêmica da ilha japonesa de Yakushima e prospera nas rochas dos rios das montanhas.
    Astilbe Glaberrima
    Astilbe Glaberrima
  • Astilbe grandis: ou astilbe koreana; prospera na floresta, arbustos e pântanos a altitudes de 400 a 2000 metros na Coréia e no leste da China.
    Astilbe Grandis
    Astilbe Grandis
  • Astilbe japonica: prospera em rochas, em rios de montanha nas ilhas japonesas Honshu, Shikoku e Kyushu.
    Astilbe Japonica
    Astilbe Japonica
  • Astilbe longicarpa: prospera em altitudes baixas a médias em Taiwan.
    Astilbe Longicarpa
    Astilbe Longicarpa
  • Astilbe macrocarpa: prospera em arbustos e prados em altitudes de 500 a 1600 metros nas províncias chinesas de Anhui, Fujian, Hunan e Zhejiang.
    Astilbe Macrocarpa
    Astilbe Macrocarpa
  • Astilbe macroflora: uma espécie endêmica que cresce apenas em regiões de cume a altitudes de 3200 a 3800 metros no centro de Taiwan.
    Astilbe Macroflora
    Astilbe Macroflora
  • Astilbe microphylla: uma espécie menor que cresce em locais claros e úmidos nas ilhas japonesas de Honshu, Shikoku e Kyushu.
    Astilbe Microphylla
    Astilbe Microphylla
  • Astilbe philippinensis: ocorre nas Filipinas.
    Astilbe Philippinensis
    Astilbe Philippinensis
  • Astilbe rivularis: é a maior espécie com uma altura de até 2,5 metros às vezes também é cultivada por suas inflorescências, grandes e salientes de um branco cremoso. Nativa do Butão, norte da Índia, Indonésia, Caxemira, Laos, norte de Mianmar, Nepal, Tailândia, Vietnã e as províncias chinesas de Xizang e Yunnan.
    Astilbe Rivularis
    Astilbe Rivularis
  • Astilbe rubra: cresce nas bordas da floresta a altitudes de cerca de 2400 metros na Índia, no sul do Tibete e nas províncias chinesas de Fujian, Hubei e no noroeste de Yunnan.
    Astilbe Rubra
    Astilbe Rubra
  • Astilbe simplicifolia: uma espécie japonesa com folhas simples e serradas.
    Astilbe Simplicifolia
    Astilbe Simplicifolia
  • Astilbe thunbergii: espécie japonesa com algumas variedades usadas como progenitora em muitas raças híbridas.
    Astilbe Thunbergii
    Astilbe Thunbergii
  • Astilbe híbrido (astilbe × arendsii): é um grupo de híbridos cujas espécies progenitoras geralmente são astilbe astilboides, astilbe chinensis, astilbe japonica e astilbe thunbergii.
    Astilbe Híbrido
    Astilbe Híbrido

Informação Técnica Vegetativa

As espécies de astilbe são geralmente dioicas. As inflorescências paniculadas relativamente grandes, terminais, geralmente ramificadas, emplumadas e contêm brácteas e geralmente de muitas (500 a 2000) flores.

Os caules curtos das flores curvam-se para trás até ficarem maduros. As flores pequenas, brancas a roxas ou avermelhadas são geralmente unissexuais. As xícaras de flores principalmente branco-esverdeadas (hipântano) são fundidas em um quarto com o ovário, a área livre tem 1 mm de comprimento.

As quatro ou geralmente cinco sépalas são geralmente brancas ou rubras, de rosa a púrpura nas formas selvagens (nas variedades foram freqüentemente selecionadas cores mais intensas). O número de pétalas pequenas varia entre um e cinco.

Espécies de Astilbe
Espécies de Astilbe

Normalmente existem dois círculos de quatro a cinco estames presentes (raramente existem apenas cinco no total). Geralmente, dois, geralmente três carpelos são geralmente fundidos ou livres para um ovário sobrenadante.

Existem muitos óvulos disponíveis. Geralmente, duas ou menos frequentemente três pontas terminam cada uma em uma cicatriz. As pequenas sementes marrons são aladas e suas duas extremidades são frequentemente viradas. A superfície brilhante da semente é listrada a ligeiramente enrugada.

Principais Usos De Astilbe

Devido às inflorescências em forma de pirâmide e em forma de pena, algumas espécies são cultivadas como plantas ornamentais robustas em parques e jardins, em particular diferentes variedades de astilbe chinensis e muitos híbridos.

No entanto, a maioria das plantas cultivadas no jardim são híbridos entre as espécies astilbe astilboides, astilbe japonica, astilbe davidii e astilbe thunbergii, novamente o mais popular desses híbridos sendo do cultivador de plantas Georg Arends e referido como “híbridos de arendsii”.

As partes jovens da planta verde são comidas por astilbe chinensis. Os frutos jovens são consumidos por astilbe longicarpa. No astilbe thunbergii, as folhas jovens são comidas cozidas e as folhas servem como substituto do chá. Algumas espécies, incluindo astilbe rivularis, são usadas na medicina tradicional.

Veja também

Chá de Barbatimão Para Corrimento Vaginal Funciona? Como Fazer?

Muito comum na região do Cerrado do Brasil, o barbatimão (nome científico Stryphnodendron adstringens Mart …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *