Home / Plantas / Miosótis: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Planta

Miosótis: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Planta

A verdadeira flor do Miosótis (Myosotis scorpioides) cresce em caules altos e peludos, que às vezes atingem 1 metro de altura. Charmosas flores azuis de cinco pétalas com centros amarelos explodem dos caules de maio a outubro.

Às vezes, pétalas de flores são rosa. As plantas da espécie geralmente crescem perto de riachos e outros corpos de água que oferecem a alta umidade desejável ​​para seu crescimento correto.

A flor perene se espalha facilmente, semeando-se livre para que mais flores silvestres cresçam e floresçam em locais sombreados onde as pequenas sementes podem cair. O cuidado com a miosótis é mínimo, como acontece com a maioria das flores silvestres. Essas plantas crescem melhor em uma área úmida e com sombra, mas podem se adaptar ao sol.

Se você quer conhecer mais peculiaridades da flor e de outras partes dessa espécie de planta, leia todo o artigo. Certamente você se encantará!

Plantação de Miosótis
Plantação de Miosótis

Cuidado Com a Flor Miosótis

Não é incomum que muitas pessoas não gostem de ter essa flor por perto, se estiverem cuidando de outras espécies. Embora a miosótis seja atraente em muitas formas, o espécime de semeadura livre pode ocupar áreas onde outras plantas são planejadas.

Se preferir, use essa plantinha em áreas muito úmidas para apoiar o sistema radicular de outras flores. O cultivo incluirá a rega do que for plantado em locais mais secos.

A verdadeira planta, com o nome científico Myosotis scorpioides ou Myosotis palustris, é nativa dos Estados Unidos. Isso a torna uma adição de baixa manutenção à paisagem. Adube (ou fertilize) essas plantas uma ou duas vezes a cada estação, uma vez na primavera e outra no outono, se necessário.

Locais Para o Cultivo da Espécie

Compreender como cultivar a espécie leva à sua colocação em áreas apropriadas. Um exemplar (ou vários) é excelente para naturalizar uma área sombreada e arborizada.

Esse local permite a retenção de sombra e umidade necessária para o desempenho ideal dessas flores silvestres. Obviamente, se você tem um lago com sombra ou área de pântano que precisa de paisagismo, use essa flor que ama a terra molhada.

Fatos e Curiosidades Interessantes Sobre a Miosótis

A miosótis tem conotações românticas, mas recebeu seu nome botânico porque as folhas parecem com as orelhas de um rato. A espécie mais cultivada em jardins florestais é a Myosotis sylvatica.

Ligações à Lenda Romântica

Na Alemanha, a miosótis recebeu o nome de uma tragédia romântica envolvendo um cavaleiro e sua dama. Embora o conto tenha várias versões, a mais comum é que os dois passeavam pelo rio Danúbio. De repente, uma senhora viu uma planta de flor azul que havia sido desalojada pela água e estava prestes a flutuar rio abaixo.

Ela queria salvá-la, então, o cavaleiro pulou na água para recuperá-la. A correnteza era muito rápida, assim, ele foi arrastado para o mar. Entretanto, antes disso, ele jogou as flores na margem, gritando “Vergiss mein nicht“, o que significa “não me esqueça”.

Uma Parte do Folclore Inglês

Quando Henrique de Lancaster (depois rei Henrique IV) foi banido, ele escolheu a miosótis e seu nome em francês, “souvenez-vous de moi“, como seu emblema e lema.

A flor e o slogan foram tecidos na gola do cavaleiro, e seus seguidores usavam a planta como sinal de apoio. Dizem que após a Batalha de Waterloo, os miosótis surgiram no campo de batalha, onde o sangue havia ensopado o chão.

Fácil de Crescer

Os miosótis prosperam melhor à sombra parcial, mas geralmente se propagam em locais ensolarados e também se espalham por rizomas rastejantes. O Myosotis scorpioides, ou miosótis verdadeiro, atinge cerca de 30 centímetros de altura e largura. Prefere o solo úmido e começa a florescer no início do verão.

A Myosotis scorpioides recebeu seu nome de espécie pela semelhança de seus caules de flores com a cauda de um escorpião. Também é conhecida a versão Myosotis palustrus. As hastes e folhas desse exemplar são cobertas com pelos minúsculos.

Pequenas flores azuis com centros amarelos emergem de botões de rosa. Eles começam a aparecer na primavera, e a maioria das espécies desta planta floresce durante o verão.

Sobre As Flores

Myosotis de qualquer espécie fazem parte da família Boraginaceae. Existem mais de 50 tipos. A maioria deles tem flores pequenas, planas e azuis brilhantes. Existem também algumas outras flores brancas e rosa. Todos elas têm cinco pétalas grossas que crescem nas hastes.

O nome Myosotis vem do grego. Isso significa “orelha de rato” porque o formato de suas pequenas folhas se parece com isso. Estas plantas são nativas da Eurásia.

As flores crescem de seus caules durante todo o período de maio a outubro. Sendo perfeitas para solos bem úmidos, crescem perto de riachos e outras fontes de água, como lagos. Basicamente, qualquer lugar que esteja perto da água e ofereça umidade suficiente é bom para o crescimento adequado.

Talvez o significado do miosótis seja o que você pensa que é. Essas flores se espalham facilmente. Mesmo nos locais onde pequenas sementes podem cair, elas simplesmente explodem e crescem descontroladamente.

Para cuidar dessas plantas, você não precisa de muito. Apesar de sua capacidade de crescer em locais úmidos, os miosótis se adaptam bem ao sol, como já citado.

O Simbolismo do Miosótis

Quando se trata do significado do miosótis, existem quatro significados que representam essas flores:

Amor Verdadeiro

Embora não sejam tão elegantes quanto as rosas, os miosótis ainda têm um significado mais forte e profundo de amor. Envie-os ao seu parceiro para mostrar que ele é o seu único amor verdadeiro.

Fidelidade

Quando alguém te envia esse tipo de flor, este é um ótimo sinal. Quer dizer que essa pessoa está disposta a permanecer fiel a você. O mesmo vale se você quer demonstrar aos seus entes queridos que nunca os trairá.

Simbolismo do Miosótis
Simbolismo do Miosótis

Uma Conexão Longa E Duradoura

Quem disse que essas flores são apenas para amantes? Você também pode enviá-las para seus melhores amigos. Se um deles enviar para você, isso significa que há um vínculo forte e inquebrável. O sinal é de que existe a vontade de manter o sentimento para sempre.

Lembrando De Alguém

Assim como a lenda, você pode enviar a flor para alguém com uma mensagem como esta: “Por favor, não esqueça de mim, porque sempre lembrarei de você.” Isso quer dizer que a pessoa que recebe a miosótis merece respeito e merece ser lembrada.

Veja também

Como Cuidar da Flor Sálvia Ananás, Fazer Mudas e Podar

O universo das plantas e flores pode ser muito diversificado, já que todos os detalhes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *