Home / Plantas / Floração Framboesa Como Funciona? Em qual Época do Ano?

Floração Framboesa Como Funciona? Em qual Época do Ano?

A framboesa é uma fruta de cor vermelho escuro, é suculenta com sabor doce. É originária da Ásia e está presente em todo o mundo.

Muito nutritiva, é uma ótima fonte de nutrientes essenciais para nosso corpo, bem como de sais minerais.

A seguir, entenda como funciona a floração da framboesa e em qual época do ano ela acontece. Conheça ainda algumas características e outras informações sobre a fruta. Acompanhe.

Características da Framboesa

Rubus Ideaeus, ou apenas framboesa, é uma fruta doce da família das rosáceas. Sua principal origem é a Ásia e também as montanhas do Mediterrâneo bem como a Europa.

A planta cresce em forma de arbusto, de tamanho pequeno que mede entre 30 e 50 centímetros. A fruta, por sua vez, é pequena e pesa entre 2 a 5 gramas. É uma fruta bastante delicada, devendo haver muito cuidado em seu manuseio, além de ser evitado ao máximo pegar muito na fruta para que ela não amasse ou fique suja.

Devido a algumas semelhanças com a amora, a framboesa é confundida com essa fruta. Entretanto, além da aparência, não há qualquer semelhança entre ambas, pois a framboesa é oca por dentro e precisa de baixas temperaturas para se desenvolver e a amora não.

Apesar de apresentar inúmeros benefícios na forma natural, a framboesa é pouco comercializada na forma original. Isso acontece porque a fruta foi bastante industrializada, sendo utilizada na fabricação de doces, sorvetes, geleias, licores e sucos.

Cultivo da Framboesa

Para que possa cultivar framboesas de qualidade em seu quintal, basta seguir as seguintes recomendações:

Escolha a Variedade de Framboesa

Como existem variedades de inverno e de verão é preciso escolher qual você prefere. Uma produz frutas mais vermelhas e amareladas, com sabor doce e o cultivo é bem simples.

As framboesas mais escuras e negras são bem mais sensíveis principalmente às pragas, exigindo maior cuidado.

Compre Mudas

Como a framboesa é uma planta que prefere o frio, dependendo da sua região, opte por mudas já adaptadas ao clima.

Local para Plantar

Você pode plantar em vasos grandes ou no chão, porém ambos precisam estar em área aberta, em sol pleno e longe de outras plantas. O solo pode ser pouco fértil e frio, pois a planta precisa de temperaturas baixas para melhor se desenvolver.

Um detalhe importante é que a planta não se desenvolve em solos onde foram plantados, anteriormente, amoras, morango, batata, pimentão, berinjelas e rosas. Caso em seu quintal já tenha sido cultivado algumas dessas plantas, opte pelo plantio da framboesa em vasos.

Cuidados com a Framboesa

O plantio deve ser feito no final do inverno e no início da primavera. Como a muda é bastante sensível, é necessário muito cuidado para não machucar.

Plantio de Framboesa
Plantio de Framboesa

Além disso, o crescimento da muda é lento, sendo necessário retirar folhas estragadas ou mortas com frequência. Outro cuidado importante é direcionar os galhos da planta para o alto, para que os frutos fiquem longe da umidade e mais ao sol.

Rega e Poda

Para que a framboesa cresça bem e produza bons frutos ela precisa de uma terra mais fresca. Assim, é preciso regar regularmente a planta, principalmente no verão, devido as altas temperaturas.

Terra para Plantio de Framboesa
Terra para Plantio de Framboesa

Outro fator importante para o crescimento e produtividade da framboesa é a poda que deve ser feita, de preferência, ao final da colheita dos frutos. Ao fazer a poda, deve ser eliminadas as varas que deram fruto e também as varas com algum sinal de presença de insetos ou doenças.

Colheita

A colheita das framboesas deve ser feita com muito cuidado para que não seja amassada a fruta. Após a colheita, a framboesa pode ser conservada na geladeira por até sete dias.

Colheita de Framboesa
Colheita de Framboesa

Também é possível manter o alimento inteiro ou em polpa congelado ou ainda ser feito doce ou geleias com a fruta.

Floração e Frutos

A floração da framboesa acontece no verão, após um período de dormência no inverno e dura de uma a três semanas. É importante salientar que a floração acontece somente após um ano de crescimento da planta. Depois de um ou dois dias depois de a flor se abrir, as pétalas começam a sair.

O tamanho dos receptáculos define o tamanho e a forma das frutas. Durante a floração, a planta produz bastante néctar, cerca de 1,4 miligramas de açucares por dia e um total de até 13 mg durante toda a floração. Esse néctar é muito atrativo para os insetos, além de ser rico e abundante.

O fruto é avermelhado e formado pela ligação de vários pequenos ovários da mesma flor.

Indicações de Uso da Folha e do Fruto da Framboesa

As folhas da framboesa têm grande efeito anti-inflamatório e antidiarreico, assim seu uso é bastante indicado para inflamação de gengivas e garganta. É recomendado fazer a infusão da folha na água e depois fazer enxágues ou gargarejos para aliviar a irritação dessas inflamações.

O uso da folha da framboesa junto com a folha da amoreira também é indicado para catarros, inflamações e irritações das vias gastrintestinais, diarreias e catarros com inflamação do intestino e também para hemorroidas e hemorragias.

Folha de Framboesa
Folha de Framboesa

Além disso, a framboesa é indicada para prisão de ventre e doenças metabólicas, como reumatismo, doença dos rins, do fígado e hemorroidas. Inclusive, ela é utilizada para melhorar o sabor de remédios.

Nada obstante, o uso da fruta em compotas, doces, geleias, pasteis e diversos outros produtos faz com que seu consumo seja maior e também torna possível o aproveitamento das vitaminas e minerais que ela disponibiliza.

Agora que você sabe quando é a floração da framboesa, que tal saber mais sobre o mundo das plantas, da natureza e dos animais? Nosso site tem tudo que você precisa saber! Não deixe de nos acompanhar.

Veja também

Qual Planta Serve Para Inflamação?

As plantas são usadas, desde muito tempo atrás, para curar diversos problemas de saúde. Assim, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *