Home / Plantas / Ficha Técnica Da Flor Ixora: Raiz, Folhas E Caule

Ficha Técnica Da Flor Ixora: Raiz, Folhas E Caule

Sabe quando você olha para uma imagem e vê algo que parece já ter presenciado ao vivo mas não lembra se realmente viu aquilo? Hoje eu trouxe uma espécie de flor que eu tenho quase certeza de que ela já passou pelos meus olhos, mas eu não tenho certeza disso!

Enfim, independente de já tê-la visto ou não eu vim trazer a você uma breve matéria a respeito da flor Ixora, ela possui uma beleza bem diferenciada e cores tão vivas capazes de alegrar até mesmo o mais morto dos ambientes que podem existir por aí!

Vamos conferir esta matéria? Quem sabe você não acha esta espécie perfeita para ornamentar a sua casa!

Conheça As Raízes E Folhas Da Ixora

Amigo(a), a respeito das raízes da Ixora não há muitos segredos que eu possa lhe contar, esta parte da planta é bem comum as demais, suas raízes possuem uma espessura fina, bastante vista em qualquer outro tipo de planta, pelo menos nesta parte dela você não vai conseguir presenciar aspectos muito diferenciados.

Lembrando que as raízes da Ixora possuem uma fixação mediana, ou seja, se puxadas com uma força relativamente intensa elas podem ser logo arrancadas da terra. Isso não é lá um fator preocupante se você quiser ter ela na sua casa, afinal de contas, ninguém vai ficar tentando retirá-la do solo propositalmente, a não ser que em sua casa tenha crianças muito arteiras.

As folhas da Ixora não apresentam um tamanho muito exagerado, pelo contrário, elas têm um tamanho médio e padrão que se repete em muitos outros tipos de flores. Até aqui não vi nada que pudesse me deixar tão encantado com esta planta!

Ah, não posso me esquecer de falar sobre as cores da folha da          Ixora, elas possuem um tom verde claro com um pouquinho de um verde mais escuro, esta mistura não é algo difícil de se ver, afinal de contas, a maioria das plantas possuem este mesmo aspecto.

O Caule da Ixora é um tanto fino, ele é composto por outros caules que ficam unidos ao caule principal, nestes é que ficam as folhas desta planta de cor e forma incrível.

As Lindas Cores E Formas Da Ixora

Se você esperava uma planta com cores e formas definidas, então prepare-se para ficar boquiaberto quanto a Ixora!

Esta flor maravilhosa é bem semelhante aos Crisântemos, ela possui um formato arredondado composto por muitas florzinhas de tamanho pequeno, existem algumas que podem ser amarelas, vermelhas, brancas, enfim, há uma infinidade de cores.

Quanto à forma das flores da Ixora, elas pode se apresentar de muitas maneiras diferentes, algumas vezes elas podem vir com flores em formato de cruz, ou seja, quatro pétalas apontadas em diferentes direções.

Dependendo da espécie as flores podem assumir um formato circular, as pétalas ficam parecendo umas bolinhas meio achatadas. Por fim, pode ser que a flor Ixora apresente pétalas em formato de cruz mas com uns fiapos que se esticam para fora do aglomerado de florzinhas, como se fossem espinhos.

Flor Ixora Amarela
Flor Ixora Amarela

Lembrando que todas as cores da Ixora são completamente vivas, os tons são bem fortes e preponderantes, em meio ao verde das folhas as Ixoras vermelhas por exemplo, podem deixar o seu quintal ou jardim extremamente belo.

Fatos Sobre A Ixora

Já começo este tópico lhe dizendo que se deseja usar a Ixora como planta ornamental, então acertou em cheio na escolha, pois ela fica perfeita em ambientes externos como quintais e jardins, algumas pessoas plantam ela no chão encostada ao muro, dessa forma, elas ficam parecendo um tipo de cercadinho natural.

Apesar desta flor existir no Brasil as suas origens não são nada nacionais, saiba que ela pertence a terras bem distantes como a Malásia e Indonésia. O lado bom de tudo isso é que mesmo que a Ixora não seja brasileira ainda sim ela está presente em nosso país, ou seja, se você quiser tê-la em sua casa, isso é extremamente possível!

Eu descobri o porque desta planta ter tantas formas e cores, tudo isso ocorre pelo fato de que existem mais de um tipo de Ixora, todas elas possuem aspectos individuais, assim cada uma possui uma aparência diferente.

A primeira espécie de Ixora é a Compacta ou Japonesa, está possui as cores vermelho, creme e rosa, suas folhas são pontiagudas.

A Ixora Japonesa é bastante usada em conjunto de vasos e principalmente nos canteiros, fato é que na sua casa ela ficaria belíssima, portanto, esta é mais uma opção que você tem quando assunto for a ornamentação através de plantas.

A próxima Ixora que eu gostaria que você conhecesse é a Anã, ela possui este nome por causa do seu tamanho bem pequeno comparado as das outras espécies. Infelizmente esta espécie não se desenvolve em ambientes com muito calor.

A Ixora Anã é mais uma das espécies que ficam ótimas em ambientes externos, mas saiba que ela é mais utilizada em canteiros e só neles, se você quiser usar em outros lugares daí terá que realizar alguns experimentos para saber como vai ficar.

Por fim, a última espécie da Ixora é a Chinesa, ela pode chegar a 2m de altura, pelo tamanho eu já sei que se trata de uma planta perfeita para ficar do lado de fora de casa, seja nos muros ou então em jardins.

As folhas da Ixora Chinesa são bem diferenciadas, o verde delas possui um tom mais escuro e com isso as flores ficam ainda mais evidentes no meio de todo este tom escuro.

Chegou o momento de me despedir de você, tudo o que eu sei sobre a Ixora lhe foi passado por meio desta singela matéria.

Espero que você tenha gostado do meu conteúdo, quero vê-lo(a) aqui novamente buscando outros conhecimentos a respeito da fauna e flora, pois em breve eu trarei novas matérias com assuntos bem interessantes que vão agregar em muito aos seus conhecimentos.

Muito obrigado pela sua presença, fico muito feliz em te ver por aqui!

Até a próxima!

Veja também

Frutas que Começam com a Letra H: Nome e Características

As frutas são alimentos extremamente populares. Variam entre os sabores adocicado, cítrico, travoso e amargo. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *