Home / Plantas / Dama da Noite Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Planta

Dama da Noite Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Planta

Hoje vamos conhecer algumas curiosidades da flor dama da noite, além de diversos fatos interessantes que talvez você não saiba.

Já falamos por aqui em um post sobre a dama da noite e conhecemos algumas variedades de espécies. Hoje vamos nos concentrar na espécie Hylocereus undatus, a produtora da famosa fruta Pitaya.

Dama da Noite Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Planta

Saiba que essa é uma flor que nasce por volta das 22h, por isso esse nome, e o hábito noturno é a característica mais importante dessa espécie. Pessoas que são fascinadas por flores e admiram a dama da noite não exitam em passar horas acordado aguardando o desabrochar dessa linda flor, e esse realmente é o único jeito de poder admirar essa flor, já que no amanhecer ela já não estará viva e bonita.

A principal razão para esse fato é que ela foi criada para ser polinizada por animais que ficam ativos somente durante a noite, como as mariposas e os morcegos. O seu aroma acentuado também já foi preparado para atrair esses animais.

Dama da Noite
Dama da Noite

Uma flor cheia de mistérios e bem fora do convencional a dama da noite é única, e por isso chama a atenção de muitos curiosos que tentam significar essas características.

Por esse motivo algumas lendas cercam essa flor, uma delas diz que essa linda flor é capaz de realizar desejos. No entanto, para ter seu pedido atendido, ele deve ser realizado no período de floração da dama da noite. Talvez essa lenda desperte em você a vontade de cultivar essa espécie em sua casa.

Como dissemos, essa espécie especificamente gera uma fruta muito famosa em nosso país, embora um tanto exótica, por isso não é muito acessível financeiramente a todos. É uma fruta muito linda, com um sabor doce, foi ganhando popularidade e hoje já é bastante consumida por aqui. A fruta tem uma cor muito única, sua casca do lado de fora tem uma linda cor rosa, a parte de dentro dessa fruta é branca.

Saiba que essa fruta pode trazer muitos benefícios para a saúde do homem, um exemplo é a diminuição da pressão arterial, ajuda a desinchar e ainda controla os níveis de açúcar no sangue. Ela é rica em vitaminas que nos fazem bem, além de minerais super importantes para nossa saúde.

Dama da Noite e Paisagismo

Essa planta linda que é, conquista as pessoas ao redor e incentiva a ser cultivada para decoração de suas casas, jardins entre outros. Não se esqueça que essa é uma planta de grande porte, por isso ela precisa de mais espaço, ficando melhor em grandes ambientes externos, onde ela possa se desenvolver livremente e continuar sendo uma planta polinizadora.

Elas são muito utilizadas por paisagistas e abrilhantam seus projetos, elas podem ainda serem misturadas com outras espécies, mudando completamente o astral de qualquer ambiente. Ficam perfeitas em jardim com pedriscos, além de cultivadas em vasos e muitas outras formas.

Diferente de outras espécies a Hylocereus undatus não é uma planta tóxica, por isso não terá problemas com ela, inclusive seu fruto é muito saboroso. Pode ficar tranquilo caso tenha crianças e animais de estimação em casa, pois essa planta não oferece nenhum perigo.

Mas muito cuidado com a Cestrum nocturnum, pois essa sim se trata de uma espécie tóxica. Quando ingerida por pessoas ou animais podem trazer muitos desconfortos como enjoos, vômitos, alucinações e irritação da mucosa. Toda ela tem potencial tóxico, mas nos frutos e nas folhas estão em menor grau. Por esse motivo caso deseje ter em casa, mantenha em local seguro.

Como Plantar e Cultivar a Dama da Noite

É impossível não se apaixonar por essa espécie, e por isso é super natural querer levar uma muda dessa flor para casa. Confira então nossas dicas de cultivo dessa flor.

Saiba que para que a sua dama da noite esteja sempre linda e florida é preciso tomar alguns cuidados específicos para que ela cresça e se desenvolva saudavelmente. Para que ela floresça mais abundantemente ela precisa de uma  boa iluminação. Outro ponto forte que influencia é a adubação, ela precisa ser bem feita.

Vamos então descobrir quais as melhores condições para o melhor desenvolvimento dessa espécie. Se você anotar esses passos com certeza vai ter sucesso no cultivo da dama da noite em casa. Não se esqueça que essa planta deve florir somente no verão.

Você precisa escolher o lugar ideal para plantar essa flor, e pode ser em vasos decorados ou diretamente no solo. Se preferir utilizar vasos, ela vai precisar ficar suspensa, pois os ramos dela vão descer em direção ao chão. Escolha um vaso grande que seja confortável para ela, pois essa é uma planta de grande porte que pode atingir 6 metros de altura.

Caso prefira florir seu jardim, cuide para que seja um ambiente com boa iluminação, mas isso não quer dizer que ela suporta receber sol diretamente. Abra então uma cova no solo de aproximadamente 60 cm para inserir sua muda, se desejar plantar várias, respeite um espaçamento confortável entre elas.

Essa espécie é um tipo de cacto, por isso está acostumado com climas bem secos, assim cuide para não exagerar na água. Se colocar água demais ela pode apodrecer as raízes e morrer.

Uma dica é tocar o solo e perceber se está seco ou úmido, regue de acordo com a necessidade. Também não deixe de fornecer água, ela pode até tolerar a falta mas terá sua beleza comprometida.

Não se esqueça da boa iluminação, ela precisa receber luz por pelo menos dez horas no dia. A luz solar deve ser indireta para não queimar a planta. Ela deve ser mantida em uma temperatura confortável entre 18º C a 26ºC.

Essas são as nossas dicas de cultivo para você.

Veja também

Petúnia

Quais as Flores Mais cultivadas no RS?

Hoje vamos conhecer quais flores colorem o estado do Rio Grande do Sul, cada estado …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.