Home / Plantas / Qual a Flor Símbolo da Vaidade? Da Pureza? Das Crianças?

Qual a Flor Símbolo da Vaidade? Da Pureza? Das Crianças?

As nuances da linguagem são agora quase completamente esquecidas, mas usar flores e suas cores como uma forma de expressão, de comunicação, era muito comum na chamada era vitoriana. Tal meio de comunicação tinha até uma definição: florigrafia.

Significado Simbólico de Algumas Flores Comuns

A atribuição de um significado simbólico às flores e plantas remonta à antiguidade. Na Idade Média e no Renascimento as flores eram frequentemente atribuídas a significados morais. No entanto, é no século XIX que o interesse pela linguagem das flores assume o maior desenvolvimento, ligado à comunicação de sentimentos, tanto que a publicação especializada em impressão de livros de flores se espalhou, elegantemente ilustrada com gravuras e litografias.

Esta linguagem foi introduzida pela esposa de um embaixador britânico em Constantinopla, depois de sua estadia na capital turca no século 18. Em suas cartas, ela se referiu ao costume (chamado selam) de atribuir significados simbólicos a todos os tipos de objetos, e em particular às flores, frutos e plantas.

Muito dos que se atribuía a flores e cores naquela época acabou se perdendo no tempo moderno, mas as rosas vermelhas ainda implicam paixão, amor romântico; rosas cor de rosa um afeto menor; rosas brancas ainda indicam virtude e castidade; e rosas amarelas ainda significam ciúme ou infidelidade. Embora essas possam não ser as traduções exatas dos sentimentos vitorianos, as flores ainda mantêm seu significado.

Qual a Flor Símbolo da Vaidade?

O Narciso é um gênero de plantas herbáceas bulbosas pertencentes à família das amaryllidaceae. O narciso é conhecido por sua referência a essa história do pastor jovem e esplêndido que provocou quem o desejava, de quem Ovídio fala no terceiro livro de Metamorfose. Por conta de sua vaidade, o jovem foi punido com a morte por Cupido e é por isso que a flor é sinônimo de auto-estima excessiva, vaidade exagerada e incapacidade de amar.

A Flor Narciso

Outra flor também tida como simbolizando vaidade são os lírios de cor rosa. Considerada a mais antiga flor utilizada para fins ornamentais e aparecendo na iconografia e tradições de diferentes civilizações e cultos, os lírios rosas eram o emblema da soberania real nos impérios egípcios e assírios. O significado mais antigo e que ainda hoje dura esta linda flor é pureza e castidade; não só expressa nobreza e orgulho de espírito. É a flor ideal para dar a uma mulher orgulhosa, honesta e elegante, de modo a considerá-la como uma rainha.

Qual a Flor Símbolo da Pureza?

Os lírios (neste caso especialmente os lírios brancos) também simbolizam a inocência, a virgindade e a pureza. Também nos os impérios egípcio e assírio, os lírios brancos simbolizavam a inocência virginal das meninas enviadas para o casamento. Na iconografia cristã, esta flor é um dos símbolos associados à Mãe de Deus, o Arcanjo Gabriel e Santo Antônio de Pádua, mais geralmente, à castidade e pureza. Entre as muitas lendas que o lírio protagonza, diz-se que Maria escolheu José porque ela o viu com um lírio nas mãos.

O copo de leite (zantedeschia aethiopica), segundo a mitologia grega, nasceu das gotas de leite caído do seio da deusa Hera, a rainha e mãe dos deuses. O cristianismo mais tarde adotou o mito, rearranjando-o e simbolizando esta flor como nascida das lágrimas que Eva despejou em desespero depois de ser expulsa do Éden ou da Virgem Maria ao pé da cruz. A virgem Maria, na verdade, é frequentemente descrita com um manto adornado com copos de leite, para enfatizar seu estado de felicidade, castidade, santidade, pureza e paz.

A laranjeira, cujo nome científico é citrus sinensis, é uma árvore pertencente à família rutaceae. Nos países católicos, no entanto, a flor de laranjeira está sempre associada à pureza e à generosidade, tanto que, durante as cruzadas, nasceu o costume de decorar as roupas das noivas com essa flor.

Na linguagem das flores, a margarida assume diferentes significados, todos voltados para a positividade e ligados ao conceito de ‘verdade’. Entre os significados mais freqüentes, encontramos a simplicidade, a inocência, a espontaneidade, a bondade, a frescura, a pureza e o amor fiel.

As folhas, de cor verde-escura muito brilhante, coriáceas e lanceoladas, oferecem um contraste feliz com as flores de gardênias, que são coloridas com um branco intenso. Gardênias também são usados para enfeitar as igrejas por ocasião de um casamento. Neste caso, assume o significado de alegria e pureza.

Alpinum leontopodium é uma popular flor das montanhas pertencente a família asteraceae, que cresce entre 1800 e 3000 metros de altura. Ela possui um nome germânico, “edelweiss”, significa “nobre e branco”. No século 18, a edelweiss tornou-se um símbolo da pureza dos Alpes e seus habitantes, mas também do amor verdadeiro.

Qual a Flor Símbolo das Crianças?

Já falamos dos lírios aqui no artigo e a variedade branca assume o significado de infância (entendida como pureza e virgindade) e inocência juvenil. Uma antiga lenda conta que o povo das fadas gostava de estar entre as flores dos lilases. Onde eles acreditavam que o mal estava aninhado, as fadas costumavam plantar uma dessas flores para purificar o lugar. Na linguagem das flores, o significado varia de acordo com a cor.

Outra flor que pode ser possivelmente associada a crianças sãos os jasmins. Diz uma lenda que kitza, a mãe de todas as estrelas, vivendo no reino das nuvens, encontrou-se discutindo com um grupo de pequenas estrelas travessas que zombavam de suas roupas, que, segundo elas, eram muito pobres. A mãe tentou sossegá-las, mas não teve jeito.

Micar, o rei dos espaços, ouviu os protestos fúteis das pequenas estrelas e, zangado, os expulsou do firmamento, jogando-as na terra da lama. Kitza, com medo de suas pequenas estrelas serem pisoteadas por homens, contatou a dama dos jardins de Bersto que, com pena, transformou as pequenas estrelas infantis em flores muito perfumadas: os jasmins.

Em quase todas as culturas europeias, o jasmim é considerado uma flor com um significado positivo. Os brancos simbolizam o amor, enquanto os amarelos simbolizam a felicidade. Ambas as simbologias são perfeitas para descreverem os sentimentos que as crianças proporcionam a seus tutores, de amor e alegria com sua infindável disposição de brincadeiras e aventuras.

Para finalizar, a flor que de fato é mais representativa para crianças na linguagem das flores é a prímula. Primula é um gênero de plantas que inclui cerca de 500 espécies pertencentes à família do mesmo nome. Tem folhas na base da planta em forma de roseta que contêm flores coloridas agrupadas em guarda-chuva, cabeça ou cacho. Seu nome deriva do primus latino que indica a precocidade da floração.

Na verdade, isso acontece quando a primeira grama dos prados começa a aparecer quando a neve desaparece. A primula é uma flor que surge espontaneamente nas áreas montanhosas anunciando o renascimento da natureza. Estas flores são o símbolo por excelência da juventude, porque anunciam a chegada da primavera.

Veja também

Como Usar a Canela Para Emagrecer?

A canela, assim como o cravo, noz-moscada, gengibre, açafrão, pimenta-do-reino, cúrcuma e outros, é considerada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *