Home / Plantas / Cores da Planta Vinca: Azul, Amarela, Roxa, Branca e Vermelha

Cores da Planta Vinca: Azul, Amarela, Roxa, Branca e Vermelha

A vinca é uma planta medicinal que corresponde a diversos gêneros e é exatamente por isso que temos uma grande variedade de espécies e, consequentemente, uma grande variedade de cores dessa flor que com certeza são extremamente interessantes.

Apesar de ser medicinal, podemos também dizer que a vinca pode ser utilizada como planta ornamental por conta de sua aparência delicada e também por conta de todos os usos que é possível fazer com ela em decorações de ambientes e muros.

Dessa forma, as cores dessa flor com certeza são um assunto muito importante na hora de falarmos sobre a espécie, já que as cores possuem uma influência extremamente grande em qualquer decoração de uma maneira geral, e por isso podemos considerar muito interessante o uso de diversas cores de flores.

Portanto, neste artigo vamos falar de maneira mais detalhada sobre a vinca. Assim, leia até o final para saber mais sobre as diversas colorações que ela possui.

Vinca Azul

Quando pensamos em flores a tendência é que a gente acabe se lembrando de tons como o amarelo e o branco, já que são cores consideradas mais “naturais” pelas pessoas, mesmo que esse conceito seja um pouco errôneo, já que a cor da planta não irá definir se ela é ou não natural em alguns casos.

Porém, no caso da vinca podemos afirmar que essa espécie é extremamente surpreendente quando o assunto são colorações, justamente porque ela pode ser azul de uma maneira natural, o que acaba chamando a atenção das pessoas com razão, pois esse tom é muito bonito.

Vinca Azul

A vinca azul possui na maioria das vezes um miolo puxado para o amarelo e suas pétalas são bem escuras mas não são azul marinho, de forma que a coloração dessa planta acaba lembrando um corante com tom mais aberto de azul, o que é muito bonito.

Logo, essa cor é excelente para quem quer dar uma cara mais confortável ao ambiente, justamente porque já foi comprovado que o azul possui esse poder.

Vinca Amarela

Como já dissemos, a tendência é que as pessoas pensem que as plantas amarelas são mais naturais do que as de outras cores, justamente porque temos um número muito grande de plantas amarelas em nosso planeta e isso acabou normalizando o tom entre todos os outros tons de planta.

Porém, a grande verdade é que a vinca tende a se diferenciar até mesmo quando o seu tom é um considerado mais comum pelas pessoas. Isso porque a vinca amarela não é clara e delicada, mas é na verdade marcada por um amarelo extremamente vivo que chama a atenção de todas as pessoas ao redor.

Assim, essa cor é excelente para quem quer fazer decorações em ambientes mais ensolarados e mais alegres, justamente porque esse amarelo pode lembrar a cor do sol e trazer mais vida ao ambiente ao mesmo tempo em que a flor é bem pequena, o que deixa tudo com um ar mais delicado.

Vinca Roxa

A coloração azul com certeza é algo que já não estamos completamente acostumados, mas quem pensa que a vinca possui apenas essa cor diferente está muito enganado.

Isso porque a vinca roxa veio para trazer um ar mais dark a essa espécie, já que ela é de um tom roxo bem escuro e também possui o miolo de cores diferentes, já que ele pode ser amarelo, branco ou preto.

Vinca Roxa

Assim, essa flor acaba sendo mais recomendada no caso de pessoas que estão procurando uma decoração mais escura e forte, justamente porque as cores dela são mais escuras e fortes, trazendo um ar até mesmo sombrio dependendo do local.

Portanto, vale a pena dar uma conferida nessa variedade de vinca caso a sua intenção seja fazer decorações desse estilo ou caso você apenas goste dessa cor realmente.

Vinca Branca

Já dissemos que os tons de amarelo e branco são clássicos, e é exatamente por isso que podemos considerar essa vinca extremamente interessante, já que mesmo sendo de um tom clássico ela ainda consegue se diferenciar das outras plantas de uma maneira geral.

Isso porque a vinca branca realmente é muito delicada e bonita, mas o grande destaque dela é a coloração do seu miolo. O miolo dessa espécie pode ser tanto amarelo quanto vermelho, e é exatamente por isso que ela recebe tanto destaque, já que o vermelho é extremamente bonito e dá um ar diferente à planta.

Assim, essa espécie nessa cor é muito utilizada na composição de casamentos, por exemplo, já que o estilo realmente chama a atenção e é uma excelente escolha para quem quer algo mais delicado mas ainda assim cheio de personalidade para utilizar no momento de fazer uma decoração.

Portanto, pense sobre o tom clássico da vinca branca caso você se encaixe nessas categorias!

Vinca Vermelha

Temos a grande tendência a pensar que flores vermelhas são apenas as amadas rosas, mas a verdade é que existem na natureza muitas outras espécies de flores que também possuem coloração vermelha, e nesse caso a vinca é uma dessas flores.

A vinca vermelha possui uma tonalidade mais aberta de vermelho e também tem um miolo amarelado, de forma que essa planta possui um bom mix de cores e acaba se destacando justamente por isso, o que faz com que ela seja excelente também para a decoração.

Além de tudo isso, podemos lembrar que a vinca vermelha pode possuir também o miolo branco, e nesse caso o destaque da flor se dá por conta de sua coloração mais escura e de seu miolo mais delicado, que justamente se contrastam e ganham maior destaque.

Vinca Vermelha

Portanto, essa cor também é uma excelente ideia para quem gosta de plantas cheias de personalidade, mas ao mesmo tempo com um caráter um pouco mais delicado do que as muito escuras.

Quer saber mais informações relacionadas ao mundo da ecologia e não sabe onde você pode encontrar bons artigos? Então confira aqui em nosso site um outro artigo que pode te agradar bastante sobre o assunto: Ficha Técnica da Planta Rabo-de-Gato: Raiz, Folhas e Caule

Veja também

Como se Faz Saião com Leite? Para que Serve?

O saião (nome científico Kalanchoe brasiliensis) é uma planta medicinal que também pode ser conhecida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *