Home / Plantas / Ficha Técnica da Planta Rabo-de-Gato: Raiz, Folhas e Caule

Ficha Técnica da Planta Rabo-de-Gato: Raiz, Folhas e Caule

A importância das flores e plantas para todo o mundo pode ser vista a todo momento, já que esse tipo de item da natureza está presente em muitas partes do mundo. Assim, é possível notar sempre como as plantas podem ser fundamentais para o ciclo da natureza, por vezes em mais de uma etapa.

Dessa maneira, a sua importância pode ser para a produção de chás medicinais ou remédios naturais, além da produção de óleos essenciais que visam tornar melhor a vida das pessoas.

Contudo, o mais comum é que as plantas sejam usadas para o paisagismo, que é a boa e velha decoração vegetal. Portanto, muitas vezes as flores podem dar um tom diferente aos jardins de todo o mundo, além de conseguir tornar ambientes internos também muito mais belos. Isso acontece, por exemplo, com a rabo-de-gato, um tipo bastante diferente de planta que possui muitas maneiras de uso distintas quando se trata de ornamentação.

Porém, de uma forma geral a planta rabo-de-gato costuma ser mais usada como forma de forração para o solo, deixando este mas bonito e colorido. Veja abaixo mais características e informações sobre a rabo-de-gato, uma planta verdadeiramente interessante.

Raiz, Folhas e Caule da Planta Rabo-de-Gato

A planta rabo-de-gato é muito pequena em estatura, o que faz com que o seu uso seja comum quando se trata de cobertura para o solo. Podendo chegar apenas aos 10 ou 30 centímetros de altura, além de ser bastante cheia e preencher muito bem o chão, a rabo-de-gato dá um visual muito bonito ao solo.

Além disso, quanto às suas folhas, a planta em questão costuma tê-las em abundância, sempre denteadas, o que forma uma folhagem baixa e bastante densa. Por isso a rabo-de-gato funciona tão bem quando se trata de composição do solo, já que a sua densidade atua como um fator bastante positivo. Ademais, as raízes da planta não costumam ser muito grandes, o que exige sempre regas regulares.

Rabo-de-Gato
Rabo-de-Gato

Isso porque, pelo fato de ter raízes mais curtas, a rabo-de-gato acaba por não ser capaz de chegar às fontes de água com tanta facilidade. Já o caule da planta costuma ser curto, o que dá a sua aparência baixinha, além de não ser dos mais resistentes. De uma forma geral, todavia, a planta rabo-de-gato surge como uma bela opção para quem deseja ter algo diferente em se tratando de paisagismo.

Características da Planta Rabo-de-Gato

A rabo-de-gato é muito utilizada como forração para o solo, servindo como uma maneira de dar cor também ao chão. Dessa maneira, o solo de terra quase não aparece o visual final se mostra ainda mais colorido e diverso. Contudo, tudo isso só pode acontecer porque a planta rabo-de-gato apresenta altura muito limitada, tendo entre 10 e 30 centímetros de altura. Logo, baixinha como é, a rabo-de-gato dá essa boa aparência quando colocada para funcionar como forração.

O seu caule costuma ser fino e pouco resistente ao choque, não sendo capaz de aguentar grandes puxões. Ademais, o caule da planta é bastante curto. Outro ponto interessante da rabo-de-gato é que essa planta dá flores ao longo de todo o ano, por mais que o grande momento dela seja ao longo do verão.

Portanto, se você deseja ter a rabo-de-gato bonita no seu jardim, saiba que no verão as flores se mostram mais fortes. Além disso, a rabo-de-gato até pode ser cultivada em todas as partes do Brasil, mas não é muito aconselhável cultivar a cultura em locais mais frios. Isso porque esse tipo de planta gosta de climas quentes, capazes de oferecer todo o necessário para o seu desenvolvimento.

O Cultivo da Planta Rabo-de-Gato

A planta rabo-de-gato exige algumas formas de cultivo mais direcionadas, que podem fazer com que pareça complicado cuidar dessa cultura. Contudo, não é assim tão difícil fazer a planta rabo-de-gato se desenvolver tanto quanto pode. Para tal, é positivo que a planta esteja em terra limpa, com material orgânico de qualidade e apenas pouca quantidade de areia – como a rabo-de-gato não absorve tão bem a água, não é necessário caprichar na areia para drenagem.

Não se esqueça, assim, de regar esse tipo de planta com continuidade e frequência, já que a rabo-de-gato precisa bastante de regas contínuas para se manter bonita e atraente. No inverno, é possível que boa parte das flores da rabo-de-gato morram, então essa é uma boa época para realizar a limpeza da planta, retirando as partes mortas para que, na primavera, a rabo-de-gato possa voltar ao seu pleno desenvolvimento.

Planta Rabo-de-Gato no Vaso
Planta Rabo-de-Gato no Vaso

Mais uma maneira interessante de cuidar da planta é em relação ao espaçamento entre as mudas, que deve ser de, no mínimo, cerca de 15 centímetros entre uma muda e outra. Portanto, realizando todas essas medidas relativamente simples, é provável que a sua rabo-de-gato fique bonita e muito florida.

O Uso Decorativo da Rabo-de-Gato

A rabo-de-gato é uma planta bastante utilizada para fins de decoração, então é muito natural que essa planta tenha muitos dos seus principais detalhes relacionados ao paisagismo. No caso, a planta rabo-de-gato é mais usada para servir de forração para aquelas plantas maiores, apenas compondo o espaço visual. Sua grande função é fazer com que o solo não seja visto por completo, o que dá uma aparência diferenciada ao jardim e o torna ainda mais belo.

Contudo, se cultivada em vasos, a rabo-de-gato pode até mesmo servir como o grande ponto de foco da sua ornamentação. Para que isso aconteça com perfeição, o ideal mesmo é ter a planta rabo-de-gato no centro das atenções, seja na sala de estar ou, então, na entrada ou saída da casa. Como as flores da rabo-de-gato são vermelhas, em formato de cilindro, pode ser bastante útil ter essa planta perto de outros itens também vermelhos.

De qualquer maneira, o certo é que a rabo-de-gato figura entre as plantas mais bonitas para a forração, ainda que não seja uma das mais belas do paisagismo. O seu papel na ornamentação, dessa maneira, é servir de base para que as outras plantas possam oferecer todo o seu brilho às pessoas, cumprindo papel importante no todo.

Veja também

Frutas que Começam com a Letra H: Nome e Características

As frutas são alimentos extremamente populares. Variam entre os sabores adocicado, cítrico, travoso e amargo. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *