Home / Plantas / Como Plantar um Mini Cacto? Como Fazer Mudas?

Como Plantar um Mini Cacto? Como Fazer Mudas?

Os cactos geralmente são conhecidos por serem plantas de fácil cultivo, pois não necessitam regas de forma constante. Isso em parte é verdade, já que que essa facilidade pode ajudar muito quem cuida do vegetal. Entretanto, como todos os seres vivos, os cactos merecem alguns cuidados para que eles possam se desenvolver bem. Hoje vamos falar um pouco do mini cacto, uma pequena planta que faz toda a diferença na sua casa e pode trazer um charme todo especial para os ambientes.

Características dos Mini Cactos

Os cactos são plantas muito conhecidas e que pertencem a família das Cactaceaes. Existem quase mil e quinhentos espécies somente no continente americano e além da utilização como ornamentação, eles também possuem utilização em estudos agronômicos.

Eles preferem ambientes em que o clima é seco e quente e, portanto, se adaptam muito bem no nordeste do Brasil. A capacidade de armazenar água em suas folhas é o que permite que os cactos vivam nessas condições áridas. Já o seu caule é capaz de se expandir e consegue acumular a clorofila necessária para a sobrevivência.

Outra característica muito marcante dos cactos é a presença de espinhos. Eles são responsáveis em auxiliar a planta para que ela realize respiração, transpiração e produza energia. São eles que evitam que os cactos percam água e possa continuar lindos e exuberantes. Em ambientes selvagens, os espinhos também têm o papel de proteger a planta de possíveis predadores.

Como Cultivar Mini Cactos?

Os mini cactos podem ser cultivados por meio de mudas, mas também de forma menos usual por meio de sementes que podem ser adquiridas em lojas especializadas. Caso você more em regiões onde o clima é bem quente, os mini cactos provavelmente não encontrarão grandes dificuldades em se desenvolver.

Mas se você mora em locais de climas mais amenos, você pode usar a criatividade para resolver esses problemas. No lugar de estufas, você pode utilizar garrafas plásticas para solucionar o problema.

O primeiro passo é realizar o plantio do mini cacto no vaso em que ele vai se desenvolver. Lembre o que o vaso deve ter o tamanho adequado para o desenvolvimento da planta. Após esse procedimento, separe uma garrafa Pet, corte o fundo e encaixe ela no Mini cacto plantado.

Isso fará com que o acúmulo de água fique na parte de baixo do vaso e a umidade irá se acumular na garrafa. Além de uma solução prática, você ainda pode usar materiais recicláveis.

E aí, gostou dessa ideia de uma estufa “doméstica”? Assim, a umidade que se acumula poderá ser utilizada pela planta proporcionando um crescimento de até 25% a mais do vegetal.

Cuidados com os Mini Cactos

Como essa planta não aprecia excesso de água, a dica é não exagerar nas regas.  Elas podem ser realizadas apenas mensalmente nas estações mais frias. Como a planta tem a capacidade de reter o líquido, caso você exagere muito nas regas elas podem acabar morrendo.

Outro ponto importante de ser lembrando é que se você mora em local em que a umidade do ar é alta, prefira utilizar vasos de cerâmica para o cultivo do mini cacto. Com relação ao solo, o cacto precisa de uma terra rica em material orgânico. Observe a sua planta e caso seja necessário utilize adubos específicos para esse tipo de vegetal.

O vaso precisa ser escolhido de forma cuidadosa, já que vai influenciar no crescimento do cacto. Assim, se você deseja que a planta cresça um pouco mais, o ideal é escolher um vaso um pouco maior.

Cuidando de Mini Cacto
Cuidando de Mini Cacto

Um cuidado que pouca gente conhece no cultivo de cactos é o uso de pedrinhas na terra para conservar a umidade para a planta. Além disso, adubo naturais como a casca de frutas são sempre bem-vindas para um bom desenvolvimento dos cactos.

Mantendo Seu Mini Cacto Sempre Lindo

Evite ficar mexendo de forma constante no cacto, já que essa atitude pode prejudicar o seu crescimento e desenvolvimento saudável. Mesmo que eles possuam a aparência mais tosca por conta dos seus espinhos, eles são vegetais muito sensíveis.

Os mini cactos podem ser encontrados tanto em lojas de jardinagens, quanto em supermercados, floriculturas e demais locais de exposição de plantas. Os preços são bem convidativos e você pode adquirir uma plantinha por menos de R$5, 00. Portanto, se você procura uma planta de simples cultivo e que pode dar um ar de rusticidade na sua decoração, os mini cactos são a escolha mais acertada.

As composições de mini cacto podem ser combinadas com vasos de diversas cores. Enquanto o vaso tradicional de barro traz mais características de uma decoração mais rústica, um vaso branco pode trazer mais elegância e charme para a sua casa. Ou seja, uma planta de muita personalidade e quem pode trazer alegria e beleza para os seus ambientes!

Esperamos que depois do nosso artigo você tenha aprendido muito mais sobre os mini cactos. Que tal inserir o cultivo dessa planta no seu jardim? Certamente os resultados serão incríveis e  você ainda terá a facilidade de ter em casa uma planta que exige pouquíssimos cuidados e garante resultados incríveis para a sua decoração.

Não esqueça de compartilhar nossos conteúdos com os seus amigos e nas suas redes sociais, ok?  Fique de olho, pois todos os dias o Mundo Ecologia traz novidades sobre diversas espécies de plantas,  animais e natureza em geral. Ficaremos muito felizes em receber um comentário, dúvida ou sugestão sobre os nossos artigos!  Até a próxima!

Veja também

Como Usar a Canela Para Emagrecer?

A canela, assim como o cravo, noz-moscada, gengibre, açafrão, pimenta-do-reino, cúrcuma e outros, é considerada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *