Home / Plantas / Gabiroba Beneficios e Maleficios da Fruta

Gabiroba Beneficios e Maleficios da Fruta

Os alimentos exercem, é claro, um importante papel na nossa vida. Mas quando falamos de alimentos, podemos pensar apenas na função de nos alimentar realmente, e matar nossa fome.

Mas a verdade é que os alimentos são responsáveis pela criação de diversos remédios, chás, tônicos, e diversas outros tipos, que ajudam a manter nossa saúde em dia, nossa pele saudável, e até mesmo, nossos cabelos bonitos e sedosos.

A partir dos alimentos, vários remédios que conhecemos hoje foram criados, e há quem use apenas alimentos, de forma natural, para curar ou aliviar diversos sintomas.

Existem alimentos para diversos casos, seja para a pressão arterial, seja para prevenir diabetes, seja também para auxiliar no fortalecimento de cabelo.

E hoje, você irá conhecer todos os benefícios, mas também malefícios de uma fruta muito saborosa, porém pouco conhecida ainda, a gabiroba.

Além disso, caso você não conheça essa pequenina fruta, você irá aprender também tudo sobre as suas características, formas de uso, e muito mais.

Características

A gabiroba faz parte de uma família chamada Myrtaceae. No Brasil, apesar de ser uma fruta bastante endêmica, ela não é uma fruta nativa, mas ocorre de forma bastante abundante nas regiões do cerrado e também na Mata Atlântica.

Sua árvore, quando adulta, chega a medir cerca de 10 até 20 metros, é considerada, então, uma árvore de porte mediano, e possui uma copa bastante densa e também alongada.

O tronco da árvore da gabiroba possui caneluras que variam entre 30 até 50 cm de diâmetro, e a sua casca possui um formato um pouco fissurado e a cor é marrom.

Fruta Gabiroba Característica

Suas folhas são consideradas bem simples, de forma opostas, normalmente assimétricas, com muito brilho, e na parte de cima e na parte debaixo possui alguns nervos, além também de serem membranáceas.

Sendo considerada uma planta que exige alguns cuidados mais especiais, ela possui um crescimento bem rápido, sendo bastante resistente a temperaturas mais frias, e é encontrada de forma abundante em locais úmidos das florestas.

Todos os anos, essa planta produz uma grande quantidade de sementes e também de frutas. Quando as sementes são extraídas do fruto, logo deve ser planta, já que essas sementes perdem sua capacidade de germinar muito rapidamente.

A gabiroba, a fruta em si, possui a cor amarela, sendo bem redonda, e medindo cerca de 2 cm, e dentro dela há cerca de 4 sementes e suas flores são de cor branca.

Benefícios e Malefícios

No geral, a fruta gabiroba, é muito rica em diversos tipos de proteínas, em niacina, em sais minerais, em carboidratos e também em vitaminas do complexo B.

Além de poder ser consumida de forma natural, da gabiroba ainda é possível fazer sucos, sorvetes, doces, pudins e algumas pessoas ainda usam a sua matéria-prima para produzir diversos tipos de bebidas alcóolicas, como o licor.

Os principais benefícios dessa fruta são:

Combate diarreia e prisão de ventre: a fruta é muito rica em proteínas e fibras, além de água, e isso auxilia na absorção e alívio e problemas intestinais.

Previne anemia: a gabiroba possui enormes quantidades de sais mineiras, como o ferro, e o ferro é um grande auxiliador no combate e prevenção de anemia.

Previne diversas doenças: além de vitamina B, a gabiroba também possui muita concentração de vitamina C, por isso, é muito boa para combater gripes, resfriados entre outros.

Aumento da disposição: as vitaminas de complexo B presentes na fruta, são responsáveis principalmente por produzir mais energia no organismo, aumentando dessa forma, a disposição.

Previne osteoporose: muito rica também em cálcio, a gabiroba previne doenças em nossos ossos e também os fortalece.

Auxilia no emagrecimento: por possuir muita água e também muitas fibras, a saciedade é muito grande, e isso auxilia no emagrecimento, pois ao comer uma gabiroba, você irá se sentir cheio por mais tempo, reduzindo assim as refeições.

Até o momento, há uma boa notícia. Em diversos estudos e pesquisas, não foram encontradas nenhum tipo de danos coletareis pelo consumo da gabiroba, então, ela não possui nenhum malefício, só benefícios.

Escolhendo o Melhor Solo

Caso você esteja pensando em plantar essa fruta, a gabiroba, é importante primeiro saber quais são as principais recomendações de solo, correto?

As gabirobas possuem uma enorme vantagem quando se trata de plantio, pois elas conseguem ser resistentes a grandes períodos onde há estiagem, e também conseguem se adaptar e se desenvolver em diversos tipos de solos.

Solos arenosos, pobres e cheios de pedras, como o cerrado brasileiro, não é um problema para a gabiroba. No entanto, algo que ela precisa receber em abundância, é a luz solar, de forma totalmente direta.

Outro fator importante para a escolha do solo, é que o local não pode ter perigo de sofrer encharcamento quando as épocas chuvosas se iniciam.

Caso você tenha em mente plantar a gabiroba em vasos, sem problemas também. A gabiroba irá se adaptar bem em vasos que possuem 50 cm de altura 30 cm de largura, onde o substrato seja divido em terra vermelha, cerca de 50%, areia em 30% e 20% de matéria orgânica.

Como Plantar

Uma vez que você tenha escolhido o solo, ou o vaso, é importante levar em consideração algumas informações importantes.

Primeiro, caso a plantação ocorra em sementes, é importante que as sementes sejam colocadas na terra logo após a sua extração, pois elas perdem de forma muito rápida seu poder de germinação.

Para escolher as melhores sementes, basta selecionar também as melhores plantas, que estejam mais saudáveis e dando os frutos mais saborosos e bonitos. Uma vez que o fruto seja escolhido, basta esmagar ele, retirar as sementes, lavar elas na água, removendo sua polpa, e já iniciar o processo de plantação.

Para secar as sementes, você poderá colocar elas em cima de algum jornal, revista ou local com boa ventilação e deixar secar por cerca de 2 horas.

Dentro de 10 até 40 dias, as sementes já irão começar a germinar, e caso você tenha plantado elas lugares de reserva, você poderá coloca-las no lugar definitivo, e isso deve ser feito, de preferência, quando começar a época chuvosa.

E você, já comeu ou deu vontade de comer a gabiroba? Deixe nos comentários o que você achou sobre essa fruta.

Veja também

Tudo Sobre a Flor Amor-Perfeito: Características e Nome Cientifico

As flores sempre despertaram particular interesse nas pessoas, seja pela sua beleza que encanta a …

Um comentário

  1. desejo adiquirir ou comprar muda de gabiroba pois e lembraça da infansia que nunca mais vi e possivel voces me responder deixo imeio da filha malu obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *