Home / Plantas / Como Fazer Mudas de Primavera Com Galhos por Estaquia

Como Fazer Mudas de Primavera Com Galhos por Estaquia

A planta buganvília (bouganvillea), popularmente chamada de primavera, é um vegetal típico de climas mais quentes ou mediterrâneos. Ele é muito útil para a decoração de muros, jardins e áreas de trajeto, pois possui várias tonalidades que podem deixar o ambiente mais bonito, especialmente na famosa estação que dá nome a essa planta.

Além de sua bela aparência, essa flor possui algumas características que a torna bem peculiar com relação às outras flores. Existem quatro espécies de planta primavera e todas elas necessitam das mesmas coisas durante o seu cultivo.

Características Gerais

Esse arbusto pertence ao sul brasileiro e possui um aspecto rústico e um pouco agressivo. A buganvília costuma se desenvolver sob as árvores e sempre propaga seus ramos em cima de suas copas. Ela costuma florescer na primavera e no verão, o que deixa a paisagem ao seu redor um pouco mais colorida e florida, independentemente dela ser urbana ou rural.

Apesar de ser uma planta típica brasileira, ela se espalhou pelo planeta, possuindo algumas variações de sua espécie. A buganvília pode ter espinhos ou não e sempre cresce na direção do céu, buscando apoio nas árvores e até mesmo nas paredes dos prédios. Essa planta gosta de espalhar os seus galhos por todo o espaço que está cobrindo, por isso é importante fazer podas periodicamente.

Preparo das Estacas

Como a buganvília é bem rústica, ela tem o hábito de se espalhar por meio das partes de seus galhos que despencam na terra e começam a brotar. Por outro lado, para criar essa planta em casa, o processo é um pouco mais complicado. Existem duas opções: adquirir uma muda que já se desenvolveu e colocá-la em um canteiro ou então iniciar o preparo das estaquias de galhos. É justamente esse preparo que será ensinado nos parágrafos a seguir.

Normalmente, a buganvília que foi gerada por sementes é sempre diferente daquela planta que lhe gerou. Entretanto, se esse processo das estacas for bem aplicado, é possível que surja uma planta totalmente semelhante àquela que lhe fez surgir.

As estaquias de galhos devem ser retiradas sempre fora do período de floração. Em nosso país, isso acontece durante toda a primavera e o verão. Vale lembrar que, dependendo da região, as florações podem começar um pouco mais cedo ou pouco mais tarde. A melhor época para a poda dessas estacas é durante o outono.

Estaquias De Galhos
Estaquias De Galhos

Os ramos podem ser aproveitados para fazer estacas que são tão grossas quanto o dedo mínimo de um ser humano. É importante que essas estacas tenham os gomos (brotos) das flores. É preciso cortar as extremidades dos galhos na diagonal e, desses cortes, retirar estacas que tenham até 30 cm. É importante não confundir a ponta de baixo com ponta mais alta, pois se plantar a primavera de forma invertida, ela simplesmente não irá crescer. Depois que tudo isso foi feito, é preciso deixar as estacas mergulhadas no recipiente que foi preparado para o plantio.

De preferência, em um lugar úmido e de fácil drenagem, com algumas pedras na parte funda do recipiente. É interessante misturar areia ao substrato que foi escolhido para o cultivo. Vale lembrar que é preciso colocar essas plantas em um local com muita luz, porém, sem exposição aos raios solares.

Após deixar essas estacas mergulhadas por alguns dias, talvez seja necessário usar algum hormônio para ajudar no enraizamento das estacas. Isso diminui a espera e garante uma maior eficiência nessa questão. O local certo para achar esse tal hormônio é uma loja especializada em jardinagem. Para mexer com esse produto, é preciso usar luvas, pois ele é prejudicial para a saúde humana.

Plantio das Estacas

É preciso plantá-las de um jeito inclinado (ângulo de 45°), sempre em potes individuais com fundo coberto por um terço de areia, pois isso facilita a drenagem. Um bom recipiente para isso é a caixinha de leite, pois ela é ótima para essa tarefa, uma caixinha de suco também pode servir.

Seja qual for à caixinha utilizada, é preciso abrir pequenos buracos nas laterais e em seu fundo. Apesar da flor primavera não conseguir sobreviver em uma terra com demasia de água, é preciso regá-las todos os dias até que as estacas se enraízem por completo. Esse processo demora entre oito e dez semanas.

É preciso escolher as estaquias saudáveis para o plantio, de preferência as que têm as folhas mais novas e replantá-las em um local onde elas fiquem de forma fixa. Caso queira plantar a buganvília em um recipiente, é preciso que ele seja muito grande, pois assim as raízes irão se desenvolver melhor. Ótimos exemplos de locais para colocá-las são as beiradas dos muros, perto de grandes árvores e em divisas de terreno.

Também é possível plantar essas estacas em pequenos vasos, pensando na formação de bonsais (arte oriental para miniaturizar plantas). Nesse caso, a recomendação é esperar que a planta amadureça e deixá-la habituar-se ao local, sempre com regas controladas. Depois disso, é preciso diminuir 20 cm do galho principal com um corte e, quando a planta já tiver força o suficiente, iniciar o seu bonsai. Quando surgirem novas mudas, elas deixarão cada vez mais folhas caírem com o passar dos dias.

Plantio das Estacas
Plantio das Estacas

Após algum tempo, é preciso acostumar essas mudas à exposição solar. Ao longo da semana, aproxime essas plantas aos poucos das áreas mais abertas. Essa aproximação gradativa fará com que a planta amadureça do melhor modo possível.

Depois de quatro semanas aproximando essa planta gradativamente do sol, é preciso diminuir a quantidade de regadas para que a buganvília se adapte à quantidade padrão de água. Em geral, a flor primavera de jardim não necessita ser regada a menos que a pessoa viva em um local muito seco. Para as buganvílias de varanda, o correto é regá-las no momento em que a terra do vaso secar. É preciso controlar a drenagem do recipiente, pois isso evita que as raízes da planta apodreçam.

Podas Regulares

Podas Regulares
Podas Regulares

Normalmente, a melhor época para a poda dessas plantas é durante o outono. É preciso cortar os galhos que estão secos e os estolões que permaneceram verdes, pois eles não são capazes de gerar flores. Se o arbusto dessa planta crescer próximo de uma árvore, é preciso cortar os seus galhos secos.

Depois disso, é necessário deixar os outros galhos crescerem naturalmente, o que causará um grande efeito visual em sua copa. No entanto, é preciso tomar cuidado, pois a buganvília é cheia de espinhos. Não é recomendado deixar nenhum galho na altura de seus olhos e é preciso sempre usar luvas para manusear essa planta.

Veja também

Ficha Técnica da Sálvia Ananás: Raiz, Folhas e Caule

O sálvia ananas, também conhecido como Sálvia Elegans (nome científico), é um remédio medicinal usado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *