Home / Plantas / Alecrim do Campo: Caracteristicas, Beneficios, Cultivo e Fotos

Alecrim do Campo: Caracteristicas, Beneficios, Cultivo e Fotos

Os alimentos, ao longo dos anos, e provavelmente, desde o início da história humana, são muito importantes para nós.

Não apenas como alimentos, claro, mas também porque alguns alimentos possuem propriedades medicinais, terapêuticas, além de todo o valor cultural e religioso sobre alguns alimentos.

Através dos alimentos, foi possível criar e melhorar diversos remédios, além de que, no passado, eles eram os principais usados na medicina caseira.

Hoje, utilizamos os alimentos na culinária, mas também como acompanhantes em tratamentos de diversas doenças.

Os alimentos que possuem propriedades medicinais podem ser consumidos in natura, em forma de chá, em forma de óleo essencial, em forma de sucos, em forma de banhos, entre outras milhares de formas.

Tudo vai depender, é claro, das características específicas de cada um dos alimentos e de como suas propriedades são aproveitadas da melhor maneira.

Hoje, iremos falar sobre o alecrim do campo. Uma planta que é muito conhecida no Brasil, e faz parte, inclusive, de diversas histórias, e também de músicas.

Alecrim do Campo Caracteristicas

Você vai aprender sobre suas características, sobre os benefícios que essa planta oferece, e também como cultivar e plantar, além, claro, de ver várias fotos.

Origem

O alecrim do campo, ao contrário do alecrim considerado original que veio do Mediterrâneo, possui o continente da América do Sul como local de origem.

Na região da América do Sul, o alecrim do campo foi considerado uma planta totalmente invasora de várias pastagens, e justamente por causa disso, ele foi erradicado e eliminado de muitas regiões.

O alecrim do campo é muito encontrado em várias regiões do Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai e também na Bolívia.

Aqui no Brasil, o alecrim do campo ficou muito conhecido como vassourinha, isso porque essa planta é muito utilizada na produção e fabricação de vassouras.

Outro uso muito comum, é que as pessoas coletam ramos de alecrim do campo, e de forma artesanal, criam pequenas vassouras para limpar principalmente as cinzas nos fogões a lenha.

No Brasil, o alecrim do campo é encontrado principalmente nos locais que possuem um clima e pastagem de cerrado, mas também é possível encontrar ele no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

A música popular mais conhecida que possui o alecrim, é a canção conhecida como “Alecrim Dourado”. Ela está presente na educação e recreação de milhares de crianças.

Características e Fotos

Com origem latina, o alecrim do campo possui como nome científico Baccharis dracunculifolia DC, e sua classificação geral é:

  • Reino: Plantae
  • Clado: Angiospérmicas
  • Clado: Eudicotiledóneas
  • Ordem: Asterales
  • Família: Asteraceae
  • Género: Baccharis
  • Espécie: B. dracunculifolia

O arbusto do alecrim do campo pode chegar a medir cerca de 3 metros de altura quando adulto, e ele é considerado perene e também com porte médio.

No Brasil, e principalmente no estado de São Paulo, o alecrim do campo pode acabar crescendo em locais de pastagens, e por isso, ele é considerado uma planta invasora, e muitas vezes acaba sendo eliminado.

A resina que o alecrim do campo produz é muito utilizada e coletada pelas abelhas, e o própolis verde vem dessa produção.

O mercado adora a clorofila, e como o alecrim do campo possui em excesso, ele é muito exportado para o mercado internacional.

Além dessa substância, o alecrim do campo também possui diversas propriedades medicinais, que auxiliam em diversas frentes, como anti-inflamatório, antimicrobianas, antitumoral e também antioxidantes, e esses benefícios chamam a atenção principalmente do mercado japonês.

O alecrim do campo faz parte da família conhecida como Asteraceae ou ainda Compositae, e só dentro dessa família, há cerca de 23 mil espécies.

As mudas do alecrim do campo podem produzidas tanto por sementes como também por estaquias ou auto propagação.

Cultivo

O alecrim do campo pode ser plantado tanto por meio das sementes, que podem ser encontradas nas principais lojas, como também por meio de estaquias e auto propagação.

Uma vez plantado, o alecrim do campo é uma planta muito rústica, e também muito resistente.

Ela consegue se adaptar muito bem nas regiões do cerrado brasileiro, lugar extremamente quente e seco, o que significa que o alecrim do campo consegue sobreviver também em outras regiões.

Alecrim do Campo Cultivo

O alecrim do campo consegue passar dias sem receber água, até cerca de 3 dias, e isso facilita muito o seu cultivo e também criação.

Se você possuir uma casa pequena, no entanto, também não há nenhum problema, pois o alecrim do campo também pode ser plantado em vasos, e dessa forma, fica a disposição para que seus ramos possam ser pegos a qualquer hora.

Se for plantar ele no campo, é muito importante ter cuidado com as plantas que estão próximas, pois o alecrim do campo pode se espalhar rapidamente e se tornar um invasor.

No geral, o alecrim do campo oferece uma enorme vantagem ao ser escolhido para o cultivo, pois possui poucos gastos e cuidados específicos envolvidos.

Benefícios

Como foi citado, o alecrim do campo possui diversas propriedades medicinais, e agora, você irá conhecer as principais doenças que ele auxilia a combater.

Um dos principais usos do alecrim do campo é em infusão das folhas, e esse tipo de uso, é muito usado na medicina para combater sintomas de doenças hepáticas, de problemas estomacais e também como anti-inflamatório.

Alguns estudos também indicam que o alecrim do campo pode ser utilizado para combater o câncer, além também de auxiliar no tratamento da úlcera gástrica.

Os óleos essenciais fabricados a partir do alecrim do campo são muito utilizados para combater bactérias, e as folhas e ramos para combater a febre.

Outro estudo também identificou que o alecrim do campo possui propriedades químicas que conseguem impedir a proliferação de cáries dentárias.

Além de tudo isso, o alecrim do campo ainda possui diversas propriedades que auxiliam o organismo a combater infecções, e ele também é capaz de impedir os radicais livres que são responsáveis pela velhice e doenças como artrite ou Alzheimer, que também estão relacionados com envelhecimento.

Por último, a madeira da planta do alecrim do campo é muito utilizada como lenha.

Não deixe de deixar nos comentários as dicas e histórias que você possui com o alecrim do campo e o que achou dele!

Veja também

Como se Toma a Água de Berinjela? Passo a Passo Como Fazer

A berinjela é um legume muito saboroso, com poucas calorias e muitos benefícios para a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *