Home / Plantas / Como Fazer Champignon Em Conserva?

Como Fazer Champignon Em Conserva?

O champignon, por mais que não pareça, é um cogumelo da família dos cogumelos comestíveis. Assim, seu sabor é bastante especial e por vezes pode ser confundido com um alimento de origem animal, considerando que o cogumelo chega a substituir a carne animal na refeição de muitas pessoas. Dessa forma, o champignon é da família Agaricus, que possui diversos outros cogumelos comestíveis que fazem muito bem para a saúde e são muito recomendados para refeições que integram dietas mais balanceadas.

Pois, além dos diversos benefícios para o funcionamento do corpo humano, o cogumelo ainda é tido como um alimento pouco calórico em comparação aos alimentos de origem animal, facilitando a perda de peso para as pessoas que buscam tal objetivo.

Os Benefícios do Champignon

Tudo isso faz com que a importância do champignon venha crescendo ao longo do tempo para o brasileiro, que já se acostumou a comer o cogumelo até mesmo no dia-a-dia, como é comum, por exemplo, no famoso strogonoff de champignon.

Nesse prato, bastante popular por todo o Brasil, o champignon substitui ou complementa o frango como fonte de proteína e oferece um sabor todo especial para o prato. Assim, embora os cogumelos comestíveis sejam mais populares na Ásia até os dias atuais, a comida já é bastante apreciada pelos brasileiros.

A principal maneira de inserir o champignon na alimentação, como dito, é tê-lo como fonte de proteína na alimentação diária, servindo como substituto das carnes de origem animal. Porém, além de ser bastante rico em proteínas, o cogumelo também possui outras propriedades muito benéficas para o corpo humano.

Dentre elas estão o cálcio, muito importante para a manutenção das articulações e para a composição óssea; o ferro, que previne a anemia e compõe a hemoglobina do sangue, sendo essencial para a vida humana; o cobre, que ajuda a formar enzimas antioxidantes, regula a expressão gênica e ajuda a sintetizar neurotransmissores fundamentais para o cérebro; e o zinco, um mineral importantíssimo para as inúmeras reações químicas que se dão no corpo humano.

Ademais, o champignon ainda é rico em vitamina C, a vitamina responsável por reduzir os sintomas da gripe, combater o estresse, aumentar a absorção de ferro, evitar o desenvolvimento de tumores, reduzir o risco de derrames e combater o envelhecimento da pele. As propriedades são todas muito importantes para a qualidade de vida do ser-humano, sendo o champignon um cogumelo dos mais ricos em substâncias benéficas para o corpo.

Composição Nutricional do Champignon
Composição Nutricional do Champignon

Porém, você já pensou em como é feito o champignon em conserva? Acha que deve ser muito difícil realizar o processo? Pois saiba que não é bem assim, e com um pouco de prática qualquer um pode fazer o seu próprio champignon em conserva.

Por mais que seja indicado utilizar o champignon fresco para fazer a realização de pratos em geral, ter um pote de champignon em reserva é extremamente útil para ajudar naqueles momentos mais complicados, onde você não está com tempo de sobra e precisa ser rápido para finalizar a refeição. Portanto, saber fazer um bom champignon em conserva é bastante importante.

Veja abaixo as dicas e o passo-a-passo de como fazer o champignon em conserva, além de saber outros detalhes e informações a respeito do cogumelo mais adorado e um dos mais benéficos para a saúde de todo o Brasil.

Como Fazer Champignon Em Conserva? Do Que Precisa?

Cozinhar o champignon fresco costuma ser o que as pessoas mais gostam, mas nem sempre se tem tempo para isso. Por vezes é preciso acelerar para finalizar aquela refeição especial e, nesses momentos, o champignon em conserva acaba por ser muito importante para quem está no comando da cozinha. Por isso é tão importante ter ao menos um pote de champignon em conserva em casa, pois nunca se sabe quando será preciso usar o cogumelo sem perder tempo.

Deixar o champignon em conserva também é algo bastante útil para aquele pedaço do cogumelo que você não usou, mas que também não vai jogar fora. Então, ao invés de deixar o champignon estragando na geladeira aos poucos, faça uma conserva do cogumelo para ser usado em outro momento.

O preparo do champignon em conserva é bastante simples e o cogumelo pode ser mantido por até três meses em conserva após colocá-lo ali. É necessário que você tenha, para realizar o processo:

  • 1 litro de água;
  • 500 gramas de champignon;
  • 1 folha de louro;
  • 100 ml de vinho branco;
  • 4 dentes de alho;
  • Pimenta do reino em grãos;

O Passo-a-Passo Para Fazer Champignon Em Conserva

Comece o processo limpando os cogumelos, algo que deve ser feito com bastante atenção por motivos higiênicos. Esfregue bem os cogumelos e, se preferir, utilize um pano úmido para isso, removendo os restos de terra que podem estar presentes no champignon. Em seguida, leve ao fogo uma panela com água, folha de louro, pimenta, alho e sal. Deixe que os temperos peguem bem na água, e só adicione os cogumelos quando a água estiver fervendo. Depois deixe ferver por mais 5 minutos.

Retire os cogumelos e deixe-os fora da panela. Coloque-os nos potes onde serão armazenados. Depois disso, adicione o vinho branco à água, já sem os cogumelos, e deixe ferver por mais 5 ou 10 minutos. Por fim, desligue o fogo e adicione a água aos potes dos cogumelos. Pronto, está feito o seu champignon em conserva.

Em seguida, deixe os potes em local não exposto à luz por, no mínimo, um mês antes de usar. Vale lembrar que, depois de pronto, a conserva dura até três meses em bom estado, então preste atenção a essas datas.

Como Consumir o Champignon

O champignon, como cogumelo comestível que é, pode ser consumido de diversas formas e quase todas são muito saborosas. É possível preparar o champignon em sopas, pizzas, molho, saladas e também naquele popular estrogonofe caseiro. É possível assá-los ou prepará-los cozidos, sendo especialmente necessário prestar bastante atenção ao ponto do cogumelo.

Também é recomendado adicionar suco de limão, em pequena quantidade, para obter um sabor mais suave do cogumelo, facilitando a ingestão ´para quem não está acostumado com o alimento. O limão também limita a oxidação do cogumelo.

Veja também

Flor de Mel Amarela: Características, Nome Cientifico e Fotos

Hoje durante este texto, você conhecerá uma planta incrível e que é muito procurada no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *