Home / Plantas / Vegetais Crucíferos: Testosterona Elevada?

Vegetais Crucíferos: Testosterona Elevada?

Você Sabe O Que é Um Vegetal Crucífero?

Os vegetais crucíferos pertencem família das Brassicáceas. São vegetais crucíferos a couve, o brócolis, a rúcula, o agrião, repolho, couve-flor, couve-de-Bruxelas, acelga, nabo, rabanete, mostarda, etc. Estes vegetais são ricos em fitoquímicos, em vitaminas, nutrientes e fibras essenciais para o funcionamento correto do nosso organismo. Todos os vegetais que pertencem a essa família tem uma característica visual em comum, possuem o formato de uma cruz em sua superfície.

Os vegetais desta espécie possuem uma ótima concentração de betacaroteno, alta concentração de cálcio, riquíssimos em vitaminas C, vitaminas B1, B2, B6 e K, possuem ácido fólico, proteína vegetal, antioxidantes, além de uma excelente fonte de Kaempferol e Indole-30 carbinol, estes que são importantes combatentes de inflamações corporais e de certos tipos de câncer.

Nos dias de hoje, muitos destes alimentos, devido a sua grande quantidade de benefícios e qualidades, tonaram-se muito populares, presentes em “sucos verdes” e em sucos “detox”.

Não precisamos nem falar que é importantíssimo comer estes alimentos, né? O recomendado é que pessoas adultas consumam diariamente duas a três xicaras destes vegetais. Mas sempre se lembre de que o consumo em excesso pode prejudicar seu organismo e acarretar na falta de outros nutrientes, proteínas e carboidratos presentes em outros alimentos.

Suco Verde Detox
Suco Verde Detox

O ideal é que mantenha uma dieta equilibrada e balanceada, com o consumo de muitos outros alimentos além somente dos vegetais crucíferos, você pode incluir na sua dieta: cereais, grãos, legumes, fontes de proteínas, carboidratos, fibras e minerais. Ao reunir todos estes alimentos no seu prato, uma coisa é certa, a quantidade de benefícios que você estará proporcionando para seu corpo será imensa, ele agradece. Vamos conhecer então alguns destes benefícios.

Vegetais Crucíferos: Fonte de Benefícios

Contra o Câncer

Benefícios dos Vegetais Contra o Câncer
Benefícios dos Vegetais Contra o Câncer

Os vegetais crucíferos também são conhecidos pelos pesquisadores como uma das maiores fontes sulforafano, um fitoquimico poderosíssimo que estimula as enzimas do organismo a desintoxicarem e combaterem os agentes cancerígenos antes de causarem danos ao corpo. Pelo menos 70% dos estudos revelam que existe ligação entre o consumo diário dos vegetais crucíferos e o combate a certos tipos de câncer, como: de mama, próstata, ovário e cólon.

Evita o Envelhecimento Precoce

Benefícios dos Vegetais Contra o Envelhecimento
Benefícios dos Vegetais Contra o Envelhecimento

Eles combatem os radicais livres. Estas substâncias maléficas são causadoras de estresse oxidativo, que está totalmente ligado ao rápido envelhecimento.

Ajuda a Emagrecer

Benefícios dos Vegetais a Favor do Emagrecimento
Benefícios dos Vegetais a Favor do Emagrecimento

Os vegetais são capazes de proporcionar uma sensação de saciedade, devido a sua grande quantidade de fibras, que trazem não só esta sensação, como também outros benefícios ao sistema digestivo, este que após a absorção das fibras passa a ter um funcionamento correto.

Rica Fonte De Vitaminas

Vegetais Fontes de Vitamina C
Vegetais Fontes de Vitamina C

Vitamina B9(acido fólico), vitamina B1, B6, vitamina C, vitamina E, e também vitamina K estão presentes nestes vegetais, fundamentais para o devido funcionamento do nosso corpo, estes que precisa de muitos nutrientes, e as vitaminas fazem parte deles.

Estimulam o Sistema de Defesa

Vegetais Estimulam a Defesa do Corpo Contra Inflamações
Vegetais Estimulam a Defesa do Corpo Contra Inflamações

São conhecidos por fortalecerem nosso organismo, deixando a imunidade mais fortalecida, também são capazes de reduzir os efeitos de inflamação, os processos de desintoxicação e ainda na proteção cerebral.

Apesar de todos estes benefícios, existem opiniões contrarias que dizem que o consumo destes alimentos causa problemas ao nosso corpo, especialmente na tireoide.

É Verdade que os Vegetais Crucíferos Causam Problemas na Tireoide?

Muitos já ouviram falar que os vegetais desta família são capazes de causarem problemas na tireoide. Mas isso não procede, só acontece em casos de um consumo exagerado dos vegetais. A consequência resulta no hipotireoidismo, que é a produção insuficiente de hormônios na glândula da tireoide.

Existe o risco para quem já possui a carência de iodo. De maneira geral, para quem possui certos problemas na tireoide, o recomendado é que limite o consumo dos vegetais crucíferos a duas porções diárias, de preferencia consuma-os cozidos.

O isotiocianato encontrado nos vegetais é o principal acusado de interferir na capacidade do corpo em absorver o iodo, este que é um mineral fundamental para a tireoide funcionar.

Esta desconfiança com os vegetais crucíferos surgiram a partir de experimentos com animais, o resultado foi que os isiotiocianatos interferiam no hormônio da tireoide, que compete com o potencial de absorção do iodo pela tireoide. Porém, este estudo não foi feito em seres humanos, não podendo ser confirmado. A conclusão deste estudo é que os vegetais crucíferos só seriam capazes de prejudicar alguém, caso a pessoa já possua certa falta de iodo.

Quando consumidos em excesso podem ter ação de bociogênicos, que são compostos químicos responsáveis pela formação do bócio, que geralmente é crescimento desordenado da glândula, causando certo inchaço. São bociegenicos o flúor, os isotiocianatos e as isoflavonas. Eles estão presentes em muitos alimentos, desde os derivados de soja (proteína de soja, tofu), até mandioca, batata-doce, amendoim, uva, pera, morango, etc.

Mas lembrando, estes bociogenicos só são causados caso o consumo destes alimentos seja realmente exagerado, muito mesmo, pois quando são consumidos da maneira correta, o oposto que acontece, nos trazem todos os benefícios citados acima. Eles não prejudicam a tireoide, o fato é que é quase impossível ingerir tantos vegetais crucíferos a ponto de eles causarem problemas na nossa tireoide. Apenas evite o excesso.

Vegetais Crucíferos: Testosterona Elevada? Mito ou Realidade?

Os vegetais crucíferos possuem ação de combate contra os xenoestrógenos. Estes que são substancias sintéticas que o nosso organismo não esta habituado, eles inibem a ação do hormônio estrogênio, e ainda tem efeito toxico e cancerígeno, eles possuem uma estrutura molecular parecida com o hormônio feminino, conseguindo se “camuflar” perante os receptores de estrogênio e de testosterona, presentes nas nossas células.

Os xenoestrógenos derivam de pesticidas, plásticos, petróleo, estando presentes em grande parte do mundo em que vivemos, por isso devemos nos atentar ao que consumimos. Pois estes são capazes de causarem infertilidade, câncer de mama, de testículo, próstata e ovário, além de puberdade precoce e endometriose.

Ao ingerir os vegetais crucíferos, você também ingere os fitoquimicos presentes nele, que estão incluídos o indol-3-carbinol e os isioticianatos, que são substancias que aumentam o poder do sistema de desintoxicação a partir do fígado, que são capazes de transformar estas substancias químicas e toxicas em meros compostos inofensivos, que depois são eliminados de nosso organismo.

Ou seja, ao ingerir estes vegetais, você contribui, e muito para a produção correta de testosterona do seu organismo. Pois eles não deixam que estes xenoestrogenos se desenvolvam com facilidade. Os vegetais crucíferos só nos trazem benefícios, inclua-os na sua dieta ainda hoje.

Veja também

Clúsia Flor Vermelha: Curiosidades, Habitat, Podar e Fotos

A clúsia é uma planta muito usada nas composições paisagísticas. Pode ser conhecida também como …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *