Home / Plantas / Como Fazer Muda de Banana?

Como Fazer Muda de Banana?

Tanto no Brasil quanto no mundo, a banana é a fruta mais social que existe, pronta para o consumo e além disso, é uma fruta que possui um valor muito em conta, o que favorece a qualquer classe social. As bananas podem nos favorecer com diversos nutrientes, os quais são essenciais a nossa saúde, dentre eles, podemos citar o potássio, vitaminas A, B1, B2, B6, B12, C, proteínas, além de magnésio e muito mais.

Cada qual tem o seu papel fundamental no nosso organismo proporcionando inúmeros benefícios, como melhorar no nosso processo de digestão, nos dando mais energia em nosso corpo, fortalecendo nossos ossos, prevenindo doenças cardiovasculares, auxiliando na perda de peso, dentre tantos outros benefícios que fica até complicado de adicioná-los em um único artigo. ?

Por esses e outros fatores que a banana é um alimento essencial à mesa de toda uma população, por ser ela uma fruta bastante nutritiva e com preço bastante acessível a todos. Comprar essa fruta é uma opção bastante viável, mas já pensou em criar a sua própria plantação de bananas? Colher a fruta no quintal de casa? Hoje, neste artigo, veremos como plantar bananas, dando as dicas de cultivo para que cresçam bonitas e saborosas!

Mas Porque Plantar a Banana?

Um dos fatores para esta ideia seria a disponibilidade da fruta a qualquer momento, basta apenas sair do sofá e ir até o seu arsenal frutífero privado. Além disso, pode também obter uma renda extra abrindo um pequeno ou médio negocio na venda da fruta nas proximidades.

Um dos fatores mais propícios ao cultivo da banana é o clima, o qual aqui no Brasil temos o mais favorável possível ao cultivo da fruta. O clima necessário para o plantio é com temperatura quente frequente, que é de extrema importância para as bananeiras. Pelo fato de termos o clima quente praticamente o ano inteiro, é bom para o cultivo da banana em qualquer época, sem se preocupar, porém, é necessário um espaço grande para o plantio.

Como Fazer Mudas de Bananeira

A bananeira é na verdade, uma planta rizomatosa, que possui o seu caule por baixo do solo. O que muitos pensam ser o seu tronco, na verdade é um pseudocaule composto pelas bainhas das folhas da bananeira. Ela é uma planta tropical que precisa de calor constante, entre os 25 e 30 graus e alta umidade.

Para plantação das bananeiras, estas devem ser plantadas em período pleno de sol, pois como já disse, esta é uma planta que requer uma taxa muito alta de luminosidade, sendo exposto diretamente ao sol, o que favorece no desenvolvimento do fruto, além de reduzir o prazo para colheita.

Foto de Bananeiras
Foto de Bananeiras

As plantações precisam estar protegidas quanto a ventos muito fortes, pois estes são prejudiciais para a planta, podendo destruir o bananal por completo. Com relação ao solo, é necessário que este seja rico em material orgânico, além de ter o solo bem drenado, pois as suas raízes vão a aproximadamente um metro de profundidade.

Para que a bananeira se propague, ela faz isso através de um processo de divisão dos rizomas, os quais podem apresentar brotos, ou as gemas ainda dormentes.

Qual o Tipo de Banana que Você Quer Plantar?

Como você bem sabe, existem diversos tipos de bananas no mundo, o que a forma de plantio das bananeiras pode ser diferente, já que elas próprias o são. Dito isso, o melhor a se fazer é escolher o tipo de bananeira que você gostaria de cultivas, para a partir daí, adquirir a muda para plantar.

Então vejamos, se você estiver querendo apenas produzir bananas para o próprio consumo de forma natural, o que seria mais ideal de se indicar, seriam as bananas prata, ouro, nanica ou mesmo, a banana maçã. Já se você estiver entrando para um pequeno empreendimento de exportação de bananas, a banana nanica ou o nanicão seriam boas opções, claro que poderia citar muitas outras aqui, mas não vamos perder o foco. ?

As Mudas da Bananeira

Normalmente, para que seja plantada uma bananeira, ela deve ser feita a partir de uma muda retirada de uma bananeira existente já adulta e que esteja dando frutos. O rizoma poderá ser encontrado em qualquer plantação, pois é ele que dá origem aos “chifrinhos” da bananeira. Com isso, o ideal é que sejam adquiridos estes “chifres” com tamanho entre 1.8 e 2.0 metros de altura, apresentando folhas finas e em forma de espadas.

Outra forma é aquisição dos rizomas sem os chifres, porém com tamanhos consideráveis, os quais podem ser cortados em pedaços menores, mas contendo pelo menos um botão que se transformará em bananeira no futuro. Neste caso, pode ser mais demorado o plantio.

De qualquer forma, o melhor é conversar com pessoas que trabalham com isso, como agricultores ou mesmo especialistas no assunto para sanar todas as dúvidas que venham a ocorrer.

Claro que o melhor serão aquelas mudas já propicias ao plantio, com um tamanh

Homem se Prepara Para Plantar Muda de Banana
Homem se Prepara Para Plantar Muda de Banana

o bem definido, as quais devem ter bons precedentes, de forma a não ser detectados sintomas de ataques por invasores ou mesmo fungos.

Plantação das Mudas

Para a plantação das bananeiras, serão necessárias covas nas medidas de 50 x 50 x 50 centímetros. Estas covas devem estar distanciadas num espaçamento de 3 x 3 metros. Para o solo das covas será necessário realizar a mistura de aproximadamente 20 litros de esterco animal, e isso tudo com um mês antes de realizar a plantação das mudas.

Esterco Animal
Esterco Animal

Além desse processo, será necessário ainda que ocorram desbastes periódicos, isso é necessário para deixar em torno de três a quatro plantas em cada touceira. Além disso, é primordial deixar a lavoura sempre limpa, sem a presença de ervas daninhas e invasores indesejados.

Já decidiu sobre sua plantação? O que fiz aqui foi apenas passar algumas das informações importantes sobre a plantação das bananeiras e como fazer as mudas. Ainda tem muito o que se falar e aprender sobre essa área para se ter a devida prática no trabalho. Mas de qualquer forma, eu ainda prefiro chegar no mercado e comprá-las! ?

Veja também

Cajueiro Anacardium: Características, Nome Científico e Fotos

O cajueiro (nome científico Anacardium occidentale) é um vegetal pertencente à família botânica Anacardiaceae e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *