Home / Plantas / Como Cuidar de uma Begônia? Passo a Passo de Como Tratar

Como Cuidar de uma Begônia? Passo a Passo de Como Tratar

Begônia

A begônia é uma das flores para jardim mais comuns e mais fáceis de serem cultivadas. Embora seja simples e conhecida, existem mais de mil espécies e diversas variedades de begônias, cada uma com algo diferente e encantador. Apesar de serem fáceis de serem cuidadas, sua escolha não se dá por esse fato e sim também pela sua beleza.

Suas cores são únicas e suas folhas que vão de verdes a vermelhas compõem uma decoração original e luxuosa. Floresce quase o ano inteiro e por conta disso, é perfeita para ser cultivada em jardins, em vasos de decoração dentro de casa ou simplesmente para ser aquele presente especial para algum amigo.

Apesar da grande diversidade do gênero, os cuidados e cultivo são semelhantes. Quando bem cuidada em jardins e canteiros de flores, a begônia cresce bastante e fica muito bonita em meio a outras plantas.

Características da Begônia

As begônias são muito usadas em paisagismo e decoração e algumas de suas espécies possuem folhas grandes e coloridas que assumem a forma de um feijão, chamado cientificamente de reniforme, e essas são as prediletas dos jardineiros na hora de montar um contraste com outras flores, como rosas e bromélias.

A sua folhagem se destaca, pois, além do formato diferente, ainda tem cores como o bronze, o vermelho e o rosa, e dá um toque especial a um jardim em meio ao tom verde-escuro, tradicional de outras flores. Essas espécies de begônias podem ser colocadas fora da terra, durante um período bem curto de tempo, sendo então uma das flores mais resistentes.

A sua característica mais conhecida é a jovialidade e pode ser vista nas espécies conhecidas como “Asa de Anjo”. Suas folhas verdes e vermelhas têm formato de coração, dispostas em cachos que caiem de seus galhos pequenos e finos, e florescem o ano inteiro. As pétalas são juntas umas às outras, lembrando pequenas asas.

Apesar da sua jovialidade e delicadeza, as begônias possuem um certo elemento rústico. Mesmo precisando de poucos cuidados para que possa crescer, elas enfeitam e dão cor a qualquer ambiente durante um período grande de tempo, e suas lindas flores podem ser de várias colorações como: brancas, vermelhas, rosas, amarelas ou laranjas, entre outros tons mais intermediários. Embora elas nasçam e murchem durante o ano inteiro, durante esse processo, a begônia permanece forte e bonita.

Como Cuidar de uma Begônia

Conforme dito anteriormente a begônia não precisa de muitos cuidados, apenas regas entre um tempo e outro, geralmente após o solo estiver já seco, podas anuais e alguns cuidados como não colocar a planta diretamente no sol, entre outros.

Veja abaixo um pouco dos cuidados da begônia no dia a dia de quem quer cultivar essa planta.

  • 1º passo: verifique se seu solo está seco, se estiver, regue essa planta somente nessa área. Nunca coloque água sobre suas pétalas e folhas.
  • 2º passo: coloque a begônia em um local quente, porém que não bata sol diretamente, como é o caso das orquídeas.
  • 3º passo: coloque vasos que tenham pequenos furos para que a água que não for absorvida possa escoar e não acumular apodrecendo a raiz da begônia e nem acumulando água parada que atrai insetos que podem propagar doenças aos humanos.
  • 4º passo: caso a begônia esteja grande, faça pequenas podas nela e tire algumas pétalas e folhas que estejam murchas, bem delicadamente, pois seus caules são finos e correm o risco de serem quebrados. Sempre faça essas podas em épocas de calor e nunca de inverno, para manter sua planta saudável.
  • 5º passo: adube a terra que a begônia está de dois em dois meses com esses nutrientes: torta de mamona, farinha de peixe ou de sangue, salitre-do-Chile, uréia, nitrocálcio ou NPK rico em.
  • 6º passo: para evitar a proliferação de pragas, espirre na sua begônia uma mistura de dez litros de água quente para cada cem gramas de alho e cem gramas de cebola e borrifar sobre as plantas vez ou outra.
  • 7º passo: além de pragas, evitar doenças nas begônias também é muito importante, como o mofo cinza. Contra o mofo, você pode pulverizar sobre sua begônia uma mistura de duas gramas de sulfato de cobra, com uma solução de vinte gramas de sabão para cada litro de água. Se o caso for mais complicado e a planta já estiver tomada por esse fungo, aplique um fungicida.
  • 8º passo: caso sua begônia tenha crescido muito, nunca a pode demais, isso pode danificar a planta e até mesmo faze-la parar de crescer. O ideal nesses casos é transporta-la para outro vaso, através de suas mudas.

Significado da Begônia

A flor da begônia significa como vimos acima jovialidade, devido ao ser formato e também juventude. Além desses significados a begônia também significa felicidade, delicadeza e cordialidade, sendo um excelente presente, além de muito comum usa-las como presentes em datas comemorativas como dia das mães, natal, e até mesmo aniversários femininos.

Significado da Begônia
Significado da Begônia

É também indicada para namorados apaixonados, já que estão associadas à inocência e à lealdade do verdadeiro amor, podendo ser utilizada como presente no dia dos namorados, datas de casamento, noivado, além de ser utilizada em casamentos na decoração da cerimônia ou até mesmo da recepção. Relativamente ao Feng Shui, a begônia é um símbolo de fertilidade e muito utilizada em massagens, acupuntura para homens e mulheres com problemas relacionados ao tema e buscam a medicina oriental para solucionar problemas caso estejam planejando aumentar a família ou até mesmo em problemas de impotência sexual.

Begônia foi batizada e descoberta pelo botânico, Plumier, que viveu entre 1646 e 1706, ele deu este nome para homenagear Michel Begon, então governador da Ilha de São Domingos (atual Haiti), onde encontrou a flor pela primeira vez. Depois disso a flor se tornou comum e frequente de toda América Latina como México, Brasil, Peru por gostar desse clima mais quente, porém sem tomar sol direto. Sua beleza encanta todos, e é uma planta que pode ser encontrada o ano todo nesses lugares devido ao seu clima sempre quente e invernos em um período pequeno de tempo.

Veja também

Faz Mal Comer Gengibre Todos os Dias?

O gengibre tem uma longa história de benefícios à saúde, incluindo alívio de náuseas, problemas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *