Home / Plantas / Flores Que Começam Com a Letra J: Nome E Características

Flores Que Começam Com a Letra J: Nome E Características

Há diversas espécies de flores pelo mundo, com nomes dos mais variados. Porém, mesmo sendo tantos os tipos de flores existentes, nem todas têm tantas variedades de nomes assim (especialmente, as que começam com a letra “J”), que são poucas.

É o que veremos agora, nesta pequena (mas significativa) lista.

Jacinto (nome científico: Hyacinthus Orientalis)

Trata-se de uma planta bulbosa e herbácea, que pode chegar a 40 cm de altura no máximo, cujas folhas são espessas, brilhantes e bem longas. Já as inflorescências dela são eretas e simples, com flores cerosas, simples ou mesmo dobradas. As cores desses flores, inclusive, podem ser rosas, azuis, brancas, vermelhas, laranjas ou até amarelas.

Essas inflorescências se forma na estação da primavera, e exigem certos cuidados no manejo. Devem ser plantadas a sol pleno, em solos que sejam leves e muito bem drenados, além de serem ricos em material orgânico. Porém, é preciso ter cuidados, pois se trata de uma flore que não tolera calor excessivo.

Também é importante observar, pois os bulbos dessa planta podem causar alergias em certas pessoas, e é bom salientar também que não devem ser ingeridos, pois contém substâncias que podem causar dores de estômago bem fortes. Fora que o aroma da flor pode ser forte para algumas pessoas, podendo causar sintomas como náuseas e dores de cabeça.

O jacinto é bastante usado como flor de corte, ou também cultivado em jardineiras, vasos e maciços de qualquer tipo. Acaba sendo ótimo, por exemplo, para jardins de estilo europeu. Inclusive, no século XVIII, Madame de Pompadour (que era amante de Luís XV) mandou que uma quantidade imensa de jacintos fossem plantados nos Jardins de Versalhes, o que estimulou o plantio dessa flor na Europa.

Mesmo sendo considerada, contudo, uma flor venenosa, o pós do seus bulbo, quando está seco, pode ser usado como produto afrodisíaco.

Jasmim (nome científico: Jasminum polyanthum)

Essa flor se caracteriza por crescer em uma planta do tipo trepadeira. Ela só é encontrada em climas que sejam quentes o suficiente para se desenvolver, além de possuir uma gama bem grande de possibilidades de uso. Entre essas utilidades, o jasmim pode servir como planta medicinal, com propriedades anti-sépticos e anti-parasitários.

O odor dessa flor é bastante intenso, e ela aprecia, além de calor, uma quantidade considerável de ar para se desenvolver, sendo mais recomendável o seu plantio em espaços externos. Além de apreciar muita água nas regas regulares, especialmente em seu período de crescimento.

O florescimento do jasmim se dá no inverno, ao contrário de muitas outras, que só aparecem na primavera, por exemplo. Essa floração começa, geralmente, no mês de janeiro, e se estende até o mês de março.

A quantidade de espécies de jasmim que se conhece atualmente está na casa dos 20, mas as que possuem as características mais comuns dessa flor são as que possuem coloração branca, além de um perfume bem doce.

Em relação aos cuidados necessários para o plantio dessa flor, ela gosta de luz, mas, não deve ser colocada diretamente no sol, estando em um ambiente que não seja muito superior a 25º C, por exemplo.

Em se tratando de regas, estas devem ocorre dia sim, dia não (no verão), e a partir do momento em que florescerem, basta 1 vez por semana. Importante destacar ainda que se deve molhar apenas a terra, e nunca a flor em si, visto que isso pode causar manchas irreversíveis nela.

Por sinal, chás feitos de jasmim são frequentemente consumidos na China. Por lá, as flores dessa planta são colocadas em máquinas especiais para tratá-las a fim de que fiquem no ponto para serem usadas na confecção desses chás. Esse produto também é consumido numa determinada localidade do Japão, recebendo o nome de sanpin cha.

Junquilho (nomes científicos: Schoenoplectus juncoides ou Narcissus jonquilla)

Também chamada de frésia, o junquilho é uma família de plantas com inflorescências originadas da África do Sul. Suas flores forma uma espécie de “cacho”, exalando um perfume bastante agradável, sendo frequentemente cultivadas em jardins de todo o mundo.

É o tipo de flor que apresenta geralmente cores bem fortes e das mais variadas possíveis, indo do mais puro azul, indo ao ~púrpura, e chagando a um branco simples, mas bem marcante. Já a reprodução dessa planta se dá por meio de bulbos que sejam perenes.

O florescimento, por sua vez, ocorre em climas que sejam frios e temperados, acontecendo na maior parte das vezes no final do inverno, seguindo até a metade da primavera.

Inclusive, esse tipo de flor é muito usada na indústria de cosméticos, especialmente na fabricação de shampoos e sabonetes. Já flores de tamanho menor desses espécies são usadas bastante em arranjos florais e em decorações em geral dos mais diversos tipos.

Com relação ao seu cultivo, o mais recomendável é que seja feito em solos que sejam soltos e leves, e ricos em adubações orgânicas, mas que também não sejam saturados de água. Na verdade, os melhores locais ´para o plantio de jasmim são os que sejam ensolarados, e de clima ameno.

As regas, por sua vez, precisam ser leves, pelo menos, uma vez por semana durante o primeiro mês após o seu cultivo.

Significados Dessas Três Flores

Em geral, as plantas, especialmente aquelas que produzem flores, são carregadas de simbolismos dados pelas pessoas, e que podem ser significados diferenciados até entre flores da mesma espécie.

No caso do jacinto, por exemplo, esses significados irão depender das suas cores. Um jacinto amarelo representa medo ou mesmo cautela, enquanto que o roxo que dizer um pedido de perdão.

Foto de um Buquê de Flores
Foto de um Buquê de Flores

Jacintos brancos simbolizam a beleza discreta e a doçura, e o azul, a estabilidade e a persistência. Tanto o vermelho quanto o rosa que dizer “brincar” ou “divertir-se”, e o púrpura quer expressar mágoa.

O jasmim, no geral, possui significados que vão de sorte e doçura e alegria. Por ter um perfume que se acentua ainda mais durante a noite, ele é conhecido como o “Rei das Flores”.

Por fim, a flor junquilho que dizer simplesmente amizade, mas também, a depender do contexto, também pode representar estado de calmaria.

Veja também

Jasmim Real

Tudo Sobre A Flor De Jasmim: Características, Nome Científico E Fotos

Seja você um admirador de jardinagem com traços profissionais, ou um simples apaixonado pelas belas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *