Home / Plantas / Bananeira De Jardim Vermelha: Características e Fotos

Bananeira De Jardim Vermelha: Características e Fotos

A bananeira de jardim vermelha é uma planta que pertence a família Musaceae. Diferente de algumas espécies de bananeiras que conhecemos aqui no Brasil, esta especificamente é uma planta ornamental.

Teve a sua origem em regiões tropicais de países como o Vietnã e a China. Justamente pelo fato de ter sido originada em clima tropical, a bananeira vermelha, como também é conhecida, conseguiu se adaptar bem ao clima brasileiro e por este motivo, esta planta vem sendo cada vez mais avistadas em jardins de todo o Brasil.

Por ser uma planta ornamental, ou seja, que não produz frutos ou os mesmos não são comestíveis, esta planta vem sendo cada vez mais utilizada em espaços internos e externos como um item de decoração, como falado acima.

Além disto, devido a sua grande beleza, as flores produzidas pela bananeira de jardim vermelha vem tendo um uso crescente na confecção de ramalhetes e arranjos florais.

Neste artigo iremos apresentar a você as características e algumas curiosidades sobre esta belíssima planta que é a bananeira de jardim vermelha.

Quais são as Características da Bananeira de Jardim Vermelha?

A principio, a bananeira de jardim vermelha possui uma grande semelhança física com as demais espécies que compõem a família Musaceae e que já são grandes conhecidas dos brasileiros. Porém, ao nos atentarmos mais aos detalhes já começamos a identificar algumas diferenças e características próprias desta curiosa planta.

Ao contrário das espécies de bananeiras que estamos acostumados a ver no Brasil,  a bananeira de jardim vermelha possui um caule subterrâneo. Sim, é isso mesmo que você leu! Por este motivo, a parte mais aparente desta planta são as suas folhas.

Deste mesmo caule subterrâneo é que são originados os pseudocaules, ou troncos falsos como também podem ser chamados. Esta estrutura nada mais é do que a sobreposição das chamadas bainhas foleares.

Logo acima podemos observar o crescimento de suas folhas. Muito semelhantes as folhas das bananeiras que já estamos acostumados, as folhagens da bananeira de jardim vermelha possuem uma coloração verde escura bem vivo e brilhante. Além disto, embora o seu verdadeiro caule fique escondido embaixo da terra, as suas folhas podem chegar a atingir cerca de até 3 metros de comprimento.

Já as suas flores, que por sinal é a parte da bananeira que mais chama atenção, também tem um tamanho razoável e cresce de forma curiosa. Nascendo de baixo pra cima, produzem as chamadas brácteas, que são uma espécie de estrutura foliácea.

Esta bráctea é a responsável por dar a tão característica desta bananeira, já que possui uma coloração vermelha belíssima e que chama a atenção de todos. Além disto, é através desta estrutura citada que se originam as flores que possuem cor amarela, ou seja, a bananeira de jardim vermelha é uma verdadeira explosão de cores.

A bráctea e as flores, possuem um formato que lembram e muito a tão famosa banana. Porém, ao contrário das que estamos acostumados a consumir, a “banana” da bananeira de jardim vermelha não é comestível.

Qual é o Melhor Clima Para Cultivar Estas Plantas?

Bananeira Vermelha de Jardim
Bananeira Vermelha de Jardim

Como já falamos anteriormente, a bananeira de jardim vermelha veio de regiões tropicais do continente asiático. Sendo assim, embora ela seja uma planta que ainda é desconhecida em algumas regiões do Brasil, esta é uma planta que tem tudo para se adaptar muito bem ao clima do nosso país.

Já a chamada polinização, que é a forma com que as plantas se reproduzem, é feita normalmente através de morcegos. Para isto eles transferem os grãos de polén de uma flor para a outra, de forma que os gametas masculino e feminino da planta se encontrem e então haja a fecundação/polinização.

Cuidados Com a Bananeira de Jardim Vermelha

Embora seja uma planta de cultivo razoavelmente fácil, alguns cuidados mais específicos a ela são necessários. Este cuidados vão desde o seu plantio até a sua manutenção com o passar do tempo.

Caso você tenha algum interesse pelo cultivo desta planta, saiba que este manejo pode ser feito tanto no solo, quanto em um vaso. No primeiro caso recomenda-se que o seu plantio seja feito sempre junto a outras plantas desta mesma espécie.

Ao plantá-la é necessário que isto se faça em um solo bem nutrido de compostos orgânicos e que receba periodicamente a irrigação adequada. O seu plantio deve ser feito sempre em locais de meia sombra, sem que o sol as atinja diretamente, ou até mesmo em locais que recebam a luz solar diretamente.

Agora que esta é uma planta tropical já sabemos, portanto, ela possui maior preferencia por um clima mais quente e estável. Sendo assim, quando é chegado o inverno é necessário que seja montado todo um esquema de proteção para as mesmas, pois elas não são capazes de aguentar temperaturas que caiam abaixo dos 10º C.

Além disto, elas devem ser protegidas do vento sempre que possível. Isto porque a bananeira de jardim vermelha é frágil neste aspecto e pode ter a suas folhas facilmente quebradas ou cortadas, perdendo assim a sua beleza característica.

Bananeira de Jardim Vermelha e o seu uso Ornamental

Uma coisa é realmente incontestável: a bananeira de jardim vermelha possui uma beleza realmente magnífica! As suas cores vibrantes e o seu visual exótico lhe dão uma aparência única e marcante.

Tal fato tem chamado cada vez mais a atenção de paisagistas e decoradores que a utilizam para dar mais vida aos jardins de seus clientes. Através dela é possível criar um ambiente agradável, charmoso e vibrante na medida certa para agradar a todos os gostos.

Além do mais, as suas flores possuem uma durabilidade realmente grande em comparação com outras flores. Por este motivo e também pela sua beleza, conforme mencionado acima, esta planta tem sido cada vez mais utilizada por floriculturas como uma forma de inovar na hora de produzir ramalhetes, arranjos e buques de flores.

E ai? Gostou de saber um pouco mais sobre a bananeira de jardim vermelha e as suas características mais marcantes? Caso queira saber um pouco mais sobre esta belíssima planta, recomendamos a leitura do artigo “Bananeira Vermelha Floração“.

Para continuar sempre por dentro do mundo dos animais, plantas e da natureza em geral, acesse o Blog Mundo Ecologia! Todo dia tem artigo novo.

 

Veja também

Como Plantar Flores em Garrafa PET

Nos últimos anos, a preocupação com a sustentabilidade dos recursos materiais vem aumentando exponencialmente. As …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *