Home / Plantas / Carambola: Época de Colheita, Floração e Muda Produzindo

Carambola: Época de Colheita, Floração e Muda Produzindo

Nome Científico: Averrhoa carambola L.
Nomes comuns: carambola, fruta-estrela, bilimbi e cinco dedos
Família: Oxalidaceae
Parentes: bilimbi, oxalis
Origem: Sudeste Asiático

Distribuição

As carambolas são cultivadas em muitas áreas subtropicais tropicais e quentes do mundo. Nos EUA, as carambolas são cultivadas comercialmente no sul da Flórida e no Havaí. Na Flórida, as carambolas são cultivadas comercialmente nos condados de Dade, Lee, Broward e Palm Beach.

História

As carambolas foram cultivadas no sudeste da Ásia (por exemplo, Malásia, Índia, Sri Lanka) por séculos, e as árvores foram introduzidas na Flórida há mais de 100 anos.

Os frutos das primeiras introduções na Flórida foram azedos. Mais recentemente, sementes e material vegetativo da Tailândia, Taiwan e Malásia foram introduzidos e cultivares doces foi selecionado.

Importância

À medida que os consumidores se familiarizam com a carambola (também chamada de fruta-estrela), a área plantada e a produção comercial aumentarão em todo o mundo tropical e subtropical. Atualmente, os principais produtores incluem Taiwan, Malásia, Guiana, Índia, Filipinas, Austrália, Israel e Estados Unidos (Flórida e Havaí).

Aviso

As pessoas que foram diagnosticadas com doença renal não devem comer carambola a menos que seu médico diga que é seguro para elas comerem. Esta fruta pode conter ácido oxálico suficiente para causar um rápido declínio na função renal.

https://www.youtube.com/watch?v=Yr5UbP3MrhE

Descrições

Árvore de Carambola
Árvore de Carambola

Árvore

A árvore de carambola é pequena a média em altura (de 7 a 10 metros) e se estende (entre 6 e 7,6 m), e em tronco único ou múltiplo. As carambolas são sempre verdes, embora quando cultivadas em locais mais frios, elas perdem algumas ou todas as folhas durante o final do inverno e início da primavera.

As árvores crescem rapidamente em locais protegidos de ventos fortes. A área de copa média (de até 2,1 metros) é a principal área de produção de frutos de árvores maduras.

Folhas

As carambolas têm folhas compostas de 15 a 30 cm de comprimento, dispostas alternadamente nos ramos. Cada folha tem 5 a 12 folhetos verdes com 1,5 a 9 cm de comprimento e 1 a 4,5 centímetros de largura.

Inflorescência (Flores)

Flores de carambola são carregadas em panículas em galhos, ou ramos de pequeno diâmetro, e ocasionalmente em madeira maior. As flores são perfeitas, pequenas (por volta de 1 cm de diâmetro) e rosa para lavanda na cor.

Eles têm 5 pétalas e sépalas. Dependendo do cultivar, as flores de carambola têm estilos longos ou curtos.

Fruta

A fruta é uma baga carnuda de 4 a 5 células com uma superfície cerosa. As frutas têm de 5 a 15 cm de comprimento, com 5 (raramente 4 a 8) costelas longitudinais proeminentes. Eles são em forma de estrela em seção transversal.

A casca da fruta é fina, amarela clara a escura e lisa, com uma cutícula cerosa. A polpa é amarela clara a escura, translúcida, crocante, muito suculenta e sem fibra. As variedades desejáveis ​​têm um sabor agradável, sub-ácido a doce.

As frutas são mais doces quando deixadas amadurecer na árvore. Demora cerca de 60 a 75 dias desde a maturação até à maturidade, dependendo da variedade, práticas culturais e clima.

Sementes

Geralmente, não há mais que 10–12 sementes por fruto e, às vezes, nenhuma. As sementes são comestíveis, de 0,6 a 1,3 cm de comprimento, finas, de cor castanha clara e envoltas por um arilo gelatinoso. As sementes perdem a viabilidade em poucos dias após a remoção da fruta.

Polinização

Todas as flores de uma determinada variedade de carambola têm estilos longos ou curtos; essa condição é chamada de heterostilia. Algumas cultivares de carambola podem requerer polinização cruzada (estilo curto por cultivar de estilo longo ou vice-versa) para bons frutos e rendimento.

No entanto, variedades como “Fwang Tung”, “Golden Star” e “Arkin” produzem culturas abundantes quando plantadas em blocos sólidos, indicando que a necessidade de polinização cruzada por tipos opostos nem sempre é necessária.

Outras variedades, como “B-10” e “B-17”, produzem mais frutos quando polinizadas cruzadamente com outra variedade.

Variedades

Existem muitas cultivares; no entanto, alguns podem estar indisponíveis para compra em viveiros devido a uma quantidade limitada de material de propagação de plantas ou características indesejáveis ​​dos frutos.

Existem dois tipos principais de carambolas, doces e azedos. Tipos doces são recomendados para frutas frescas, enquanto os tipos doce e azedo são úteis para processamento e receitas caseiras.

Algumas cultivares tartes, como a “Estrela Dourada”, obtêm um sabor adocicado se puderem amadurecer na árvore (ou seja, tornar-se amarelo dourado).

Condições Ambientais

Nos Estados Unidos são muito comuns ver o plantio dessas árvores frutíferas. Na Flórida, por exemplo, a carambola pode ser cultivada em locais quentes ao longo das costas sudeste (por exemplo, Merritt Island) e sudoeste (por exemplo, na área de Tampa Bay), Miami-Dade, Lee, Broward, Palm Beach, Monroe e Collier Counties, e em áreas protegidas. Áreas nos condados de Brevard, Pinellas, Highlands e Polk.

Já no Brasil a situação muda um pouco: Apesar de possuir um clima agradável para que elas germinem, o comércio não é muito popular. Isso dificulta — e muito — a produção das carambolas.

As condições ambientais ideais para a produção de carambola incluem temperaturas quentes a amenas, solo bem drenado, acesso contínuo à umidade do solo e proteção contra o vento.

Temperaturas

As árvores de carambola crescem melhor em áreas quentes, embora também se saiam bem em áreas subtropicais quentes que experimentam apenas temperaturas congelantes ocasionais.

A faixa de temperaturas para melhor crescimento e frutificação é de 20º a 35ºC. As árvores geralmente param de crescer a temperaturas abaixo de 18ºC.

Temperaturas do ar de 0ºC podem matar folhas jovens; árvores jovens, galhos e folhas maduras podem ser abatidos com apenas -2ºC. Pequenos galhos podem ser danificados a -1ºC, e galhos grandes e árvores maduras podem ser abatidos a temperaturas de -3ºC.

Os sintomas de dano por congelamento incluem murchamento das folhas, imersão em água, dissecação e queda; morte do caule e do membro; gota de fruta; e a morte da árvore. O único local no Brasil que consegue alcançar essas temperaturas são os estados do Sul, por este motivo, não é recomendado ter uma plantação por lá.

Seca

As árvores de carambola têm apenas tolerância limitada à seca. Os sintomas das condições de solo excessivamente seco (seca) incluem dobramento de folhas, murchamento das folhas, amarelecimento e escurecimento de folhas, queda de folhas, floração e tamanho de frutos reduzidos, morte do caule e do membro e, em seca severa, morte de árvores.

Veja também

Árvore Chorãozinho: Características, Fotos e Nome Cientifico

Aqui no Brasil, bem como em diversas partes do mundo, conhecer uma planta através de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *