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Amêndoa: Benefícios e Malefícios Para a Saúde

A amêndoa é a semente dos frutos que são obtidos da amendoeira, tendo como sua origem remonta a Índia. O sabor das amêndoas pode variar de amargo a doce. Elas são realmente fáceis de encontrar em qualquer mercado, o que é ótimo para quem gosta de consumi-las.

Essa semente contém um alto valor nutricional, pois é uma grande fonte de cálcio, vitamina E, ferro e fósforo. As amêndoas também são portadoras de grandes minerais, como zinco, selênio, cobre e niacina.

Uma pequena porção de 28 gramas (como 23 amêndoas inteiras) contém mais de 160 calorias. Portanto, você deve consumir o alimento com moderação, pois é um alimento bastante calórico. A amêndoa, também, é contraindicada para pessoas propensas a alergias a nozes.

A recomendação para um indivíduo adulto saudável é uma porção de 3 até 7 unidades por dia. Isso é o equivalente a cerca de 30 gramas.

Se você quer entender quais são seus benefícios e malefícios para a saúde, não deixe de ler o artigo até o final.

Valor Nutricional da Amêndoa

NutrientesQuantidade por 100 gramas
Calorias580 kcal
Hidratos de carbono22 gramas
Gordura50 gramas
Proteína21 gramas
Fibra12,5 gramas
Manganês2.179 mg
Potássio733 mg
Fósforo481 mg
Magnésio270 mg
Cálcio270 mg

 

Propriedades e Benefícios da Amêndoa

Não há como negar que os benefícios da amêndoa são muitos, entretanto, alguns se destacam, como:

  • Previne ataques cardíacos e doenças – Possui dois componentes químicos infalíveis para combater doenças cardíacas, antioxidantes e bons ácidos graxos monoinsaturados. Além disso, ajuda a prevenir os sintomas de doenças cardiovasculares;
  • Melhora a saúde óssea – As amêndoas contêm inúmeros minerais, mas o fósforo é o melhor deles. Ajuda significativamente a ter dentes fortes e ossos resistentes. Sem contar que previne problemas relacionados à idade, como osteoporose;
  • Cuidados com a pele – Como a amêndoa tem uma presença abundante de vitamina E, os benefícios que oferecem para uma boa saúde da pele são muitos. Uma das melhores maneiras é através de massagens com o óleo, especialmente para recém-nascidos;
  • Maior produção de energia – Cobre, riboflavina e manganês presentes nas amêndoas ajudam na taxa metabólica e no aumento de energia. Se você está pressionado, estressado ou angustiado, basta pegar um punhado dessas sementes e estará pronto para voltar à ação;
  • Previne o câncer – Indubitavelmente a amêndoa contribui com a circulação de alimentos através do cólon. Ele evita que qualquer resíduo final desencadeie o câncer;
  • Perda de peso – As sementes são uma boa opção para comer se você está lutando contra o aumento de peso. Como elas contêm certos níveis de gorduras monossaturadas, você se sentirá satisfeito rapidamente. A fibra alimentar que as amêndoas contêm o ajudará a passar longos períodos sem a necessidade de comer.

Outros Benefícios Igualmente Importantes

  • Controle dos níveis de açúcar no sangue – As amêndoas são ricas em fibras, gorduras e proteínas saudáveis, mas são pobres em carboidratos. Isso torna uma opção de alimentação imperdível para os diabéticos. O magnésio, também, é um mineral poderoso, responsável por mais de 300 funções corporais, incluindo a regulação dos níveis sanguíneos. A ingestão diária recomendada de magnésio é de 310 a 420 miligramas. Dessa forma, apenas 60 gramas de amêndoas oferecem cerca de 50% do valor necessário;
  • Constipação zero – Por ser uma fonte alta de fibras, ajuda a prevenir a constipação. Ela é uma poderosa ajudante no processo digestivo. Beber bastante de água junto com a amêndoa é uma boa combinação para atacar esse mal;
  • Melhora a saúde do cérebro – As sementes são ideais para ajudar no crescimento e na saúde ideal do cérebro. O consumo de amêndoa está diretamente ligado a um nível e capacidade intelectual mais elevada. Especialmente para as crianças em crescimento contêm dois nutrientes essenciais: riboflavina e L-carnitina. Estes estimulam a atividade cerebral e, por outro lado, reduz e previne o aparecimento da doença de Alzheimer.
Deliciosas Amêndoas

Qual é a Melhor Maneira de Comer Amêndoas?

Não há melhor maneira de consumir amêndoas para tirar proveito de todo o seu potencial. Além disso, também é possível promover a perda de peso.

Comer as sementes encharcadas fornece ao seu corpo uma quantidade maior de ômega-3, cálcio, magnésio, zinco e vitamina E.

Você também tem a opção de consumi-las cruas, com cerca de 15 ou 20 unidades por dia sendo mais do que suficiente. Você estaria contribuindo para o seu corpo com o bem-estar e a motivação que a tirosina fornece, que é um aminoácido essencial na produção de dopamina.

Atualmente, os benefícios e os valores nutricionais das amêndoas em todo o mundo são muito populares. São usadas por milhões de pessoas de várias maneiras:

  • Consumidas cruas como lanche;
  • Farinha de amêndoa;
  • Como ingrediente principal da manteiga de amêndoa ou leite;
  • E mesmo em inúmeras fragrâncias para o corpo.

Contraindicações ou Efeitos Colaterais da Amêndoa

O consumo excessivo de amêndoas pode levar a uma overdose de vitamina E que pode causar:

  • Erupções cutâneas;
  • Câimbra;
  • Diarreia;
  • Tonturas;
  • Visão turva.

Para quem está acima do peso, deve evitar o abuso de amêndoa devido ao seu valor calórico. Se você está seguindo uma dieta rica em fibras, tome cuidado ao consumir as sementes, pois pode cair em um excesso de fibra que causa dor intestinal.

Amêndoas Engordam ou Ajudam a Perder Peso?

É preciso deixar claro que as amêndoas contêm gorduras, mas são “boas gorduras”. O que ajuda a reduzir os níveis de colesterol. Você pode incluí-las sem se preocupar com sua dieta, porque elas não vão engordar. Pelo contrário, elas serão muito benéficas para o seu corpo.

Uma tigela contendo 15 amêndoas sem casca ou açúcar é proporcional a apenas 170 calorias. Não esqueça que você deve consumir as quantidades recomendadas e não perder o controle da porção.

Essas sementes são ricas em fibras, portanto, seu efeito laxante também te ajudará a não ganhar peso. É melhor comer amêndoas naturais e evitar adicionar qualquer tipo de adoçante ou aditivo, pois elas te manterão ativo durante longas horas de trabalho.

Se a fome atacar, os nutricionistas geralmente recomendam nozes para produzir saciedade no organismo, incluindo a amêndoa. Por esse e mais motivos, é preciso esclarecer que não, a semente não engorda.

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