Home / Plantas / Como Cuidar da Planta Erica Bonsai? Como Podar?

Como Cuidar da Planta Erica Bonsai? Como Podar?

As plantas são parte fundamental de qualquer decoração, sendo muito importantes para a ornamentação mais bela do ambiente.

Portanto, as plantas podem ser usadas de diversas maneiras diferentes para dar um toque a mais no ambiente, seja em um jardim aberto, de veraneio, em um jardim interno de inverno ou até mesmo em um ambiente fechado, como uma casa ou uma festa.

De qualquer forma, o fato é que as plantas, com as suas belas flores, servem muito bem à decoração e, com o profissional correto de paisagismo, é possível mudar a cara de qualquer ambiente que se possa imaginar.

Por esse motivo o paisagismo vem crescendo tanto no Brasil, já que cada vez mais as pessoas sentem a necessidade de ornamentar ambientes e se aproximar ainda mais da natureza, o que um profissional de paisagismo pode proporcionar de forma muito suave e elegante.

Uso das Plantas no Paisagismo

Logo, com a evolução do paisagismo, muitas plantas vão se tornando mais conhecidas das pessoas, sendo que algumas delas sequer têm origem no Brasil e, assim, são verdadeiras desconhecidas para muitas pessoas. Esse cenário faz com que, cada vez mais, o profissional de paisagismo e decoração de ambientes seja valorizado pelas pessoas e pela sociedade em geral.

Assim, todos saem ganhando, já que o profissional recebe a oportunidade de executar o seu trabalho artístico e, ademais, os contratantes recebem como resultado final um ambiente mais belo, alegre e mais apropriado para a boa convivência.

Dentro desse cenário, naturalmente as protagonistas são as plantas, que podem ser usadas de formas diferentes, como pontos focais ou como complementos a outras, fazendo sempre com que a paisagem natural seja destacada. Logo, a busca por plantas para ornamentação cresce a cada dia no país, sendo que novas espécies chegam ao Brasil cada vez mais.

Conheça a Planta Erica Bonsai

Assim, um bom exemplo é a planta Erica Bonsai, de origem japonesa. Apesar de já estar presente no Brasil há bastante tempo, a Erica Bonsai consegue se destacar ainda hoje como uma planta contemporânea e vistosa, fazendo com que as pessoas ainda hoje sejam capazes de apreciar a sua beleza e o seu encaixe no ambiente.

Se a Erica Bonsai era de difícil acesso quando chegou ao Brasil, atualmente não é muito complicado ou trabalhoso ter acesso à planta, já que muitas lojas voltadas para o setor de plantas já até mantém a Erica Bonsai em estoque, apenas esperando pelos compradores.

Ademais, aquelas lojas que não mantém estoques da planta são capazes de providenciar a sua chegada em pouco tempo, algo que certamente atrai ainda mais os interessados.

De cores e formas variantes, a Erica Bonsai é um verdadeiro colírio para os olhos, sendo por muitas vezes utilizada como o ponto central e de foco de diversos jardins.

Veja abaixo mais características da planta Erica Bonsai, compreendendo melhor como a planta funciona. Além disso, saiba como cuidar da Erica Bonsai para que a planta permaneça sempre bela, em seu estado mais bonito, além de aprender a podar a Erica Bonsai da forma correta.

Características da Planta Erica Bonsai

Erica Bonsai no Vaso
Erica Bonsai no Vaso

A Erica Bonsai possui características muito próprias, que devem ser preservadas para retirar o melhor da planta e, assim, conseguir extrair toda a sua beleza natural. A Erica Bonsai é uma planta de característica arbustiva, com muitas flores e que permanece sempre ereta, de forma elegante.

Além disso, a Erica Bonsai é conhecida pela sua graciosidade e pela delicadeza que transmite a qualquer um que olhar para ela, mostrando como uma planta pode mudar por completo a composição de um espaço ou ambiente.

Com ramos muito ramificados, a Erica Bonsai tem origem na Ásia e em partes da Oceania, sendo muito comum em todo o planeta Terra atualmente, já que a planta é bastante usada para competições de paisagismo.

As flores da Erica Bonsai, sempre pequenas, podem ser vermelhas, brancas ou rosas. Dobradas ou simples, as flores da Erica Bonsai mostram bem como é possível que uma planta mude por completo a partir do seu florescimento, já que sem as flores a Erica Bonsai ainda é destacável pela sua beleza, mas nem se compara à sua versão amis florida e viva.

Cultivo da Planta Erica Bonsai

Muda de Planta Erica Bonsai
Muda de Planta Erica Bonsai

O cultivo da Erica Bonsai não exige grandes sacrifícios, já que a planta não é nada complicada de cultivar. Assim, os cuidados com a planta Erica Bonsai são mínimos e o seu local mais adequado de cultivo são os jardins, onde é possível que a planta se desenvolva de forma mais rápida e natural.

Um ponto importante, porém, é que a poda pode matar a Erica Bonsai, já que a planta não resiste muito bem a esse tipo de tratamento. Já o solo da Erica Bonsai deve ser fértil, adubado com material orgânico de boa qualidade, além de areia para facilitar a drenagem do solo.

Esse solo deve estar quase sempre úmido, mas nunca encharcado, já que a Erica Bonsai gosta do contato com a água, mas pode morrer quando há água em excesso.

A Erica Bonsai é uma planta que gosta de ambiente quente, então é recomendado que a planta passe mais de 4 horas por dia em exposição ao sol, algo que fortalece a planta e a deixa mais resistente. Ademais, a Erica Bonsai não suporta temperaturas muito baixas, além de não suportar ventos muito fortes. Logo, por mais que a planta deva ser cultivada em local aberto, é importante ter alguma espécie de barreira contra o vento muito forte.

Pode Podar a Planta Erica Bonsai?

Foto da Erica Bonsai
Foto da Erica Bonsai

A Erica Bonsai, por mais que muitos tentem o contrário, não pode ser podada sob hipótese alguma. Isso porque a planta reage muito mal à poda, perdendo nutrientes e, em geral, morrendo em pouco tempo após a ação.

Logo, como a Erica Bonsai não cresce muito, deixe apenas um espaço a mais para o seu crescimento, de forma que, se a planta crescer um pouco além do esperado, você não terá problemas no jardim.

Essa medida é mais eficiente do que realizar a poda, algo que matará a Erica Bonsai rapidamente.

Veja também

História da Flor Pentstemon, Significado, Origem da Planta e Fotos

As flores são muito usadas pelas pessoas, seja para o paisagismo, para o uso medicinal, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *