Home / Plantas / Carambola Bilimbi: Pé, Como Plantar, Suco, Groselha e Jambo Branco

Carambola Bilimbi: Pé, Como Plantar, Suco, Groselha e Jambo Branco

A carambola Bilimbi (nome científico Averrhoa bilimbi) é uma fruta exótica e rara, com maior prevalência na Malásia, Singapura, Índia e Tailândia.

Suas principais diferenças em relação à carambola convencional estão relacionadas à aparência, forma de frutificação, sabor e aplicações.

Esta fruta possui como hábitat locais de clima tropical, sendo difícil encontra-la em condições climáticas que fogem a esse padrão, embora alguns produtores consigam essa façanha.

A carambola bilimbi também pode ser chamada de árvore Pepino (terminologia comum nos Estados Unidos), limão-de-caiena, caramboleira-amarela, groselheira, birô-biro, limão-japonês e árvore Sorrel. Alguns nomes étnicos da espécie incluem Kamias, Belimbing Asam, Belimbing Buloh e Bimbiri. Sua origem remonta às ilhas Molucas, na Indonésia.

Aqui no Brasil, a fruta é cultivada principalmente no quintal de agricultores familiares, com grande destaque para o estado da Bahia, onde é chamada pelo nome de biribi. Teria sido introduzida em nosso país a partir da Amazônia, mais precisamente em razão da fronteira com Caiena (na Guiana Francesa), resultando na terminologia limão-de-caiena.

Neste artigo, você conhecerá outras importantes características sobre a carambola bilimbi, incluindo a descrição sobre o vegetal, como plantar e opções comerciais de consumo da fruta.

Então venha conosco e boa leitura.

Carambola Bilimbi: Classificação Taxonômica

A classificação científica da espécie obedece à seguinte ordem:

Reino: Plantae;

Divisão: Magnoliophyta;

Classe: Magnoliopsida;

Ordem: Oxalidales;

Família: Oxalidaceae;

Gênero: Averrhoa;

Espécie: Averrhoa bilimbi.

Carambola Bilimbi: Características do Pé

Carambola Bilimbi no Pé
Carambola Bilimbi no Pé

O pé de carambola Bilimbi atinge de 5 a 10 metros de altura em regiões de clima tropical (hábitat típico deste vegetal), no entanto, em condições climáticas sub-tropicais ele não ultrapassa os 6 metros de altura.

O tronco apresenta casca de textura lisa e coloração escura. A copa apresenta formato piramidal.

As folhas do vegetal possuem entre 4 a 12 centímetros de comprimento, apresentam coloração verde tradicional e entre 5 a 16 folíolos (subdivisões) alongados.

As folhas desta planta se fecham para ‘dormir’ (sendo classificadas na botânica como nictantes).

Em relação às flores, um fato interessante é que estas são emitidas diretamente do tronco e se dispõem em cachos. Estas são classificadas botanicamente como panículas, ou seja, inflorescência indefinida, formado por um conjunto de racemos, os quais assumem um formato cônico ou piramidal.

As flores de um modo geral são pequenas, perfumadas, assumindo coloração verde-amarelada ou arroxeada; com uma média de 2 a 3 centímetros de comprimento.

Carambola Bilimbi no Prato
Carambola Bilimbi no Prato

O pé de bilimbi é caracterizado por possuir uma floração contínua, logo as flores e frutos podem ser gerados ao mesmo tempo, e inclusive durante o ano inteiro.

Os frutos apresentam formato cilíndrico e alguns sulcos na sua extensão. Eles se dispõem agrupados e pendurados nos ramos. Em relação às dimensões, os frutos apresentam de 5 a 8 centímetros de comprimento; e 2 a 4 centímetros de diâmetro.

Cada fruto abriga em seu interior o total de 10 sementes, as quais apresentam formato arredondado e achatado e coloração marrom-escura.

Esses frutos são classificados como bagas (ou seja, frutos carnudos simples, nos quais a parede do ovário amadurece na forma de um pericarpo comestível). Quando maduros, apresentam um bom aporte de vitamina C, no entanto, quando estão verdes, há um alto teor de ácido oxálico (fator que implica até em relativo envenenamento).

Carambola Bilimbi: Como Plantar

A propagação deste vegetal ocorre por meio de sistema de enxertias ou através de sementes. No entanto, o método de enxertia é o mais indicado, visto que a frutificação ocorre mais cedo, e é possível obter novas plantas, praticamente iguais à planta-mãe.

Ao proceder do plantio, é importante observar se há condições favoráveis, tais como solos bem drenados, profundos, férteis e ricos em matéria orgânica; assim como uma temperatura de amena à quente, visto que esta planta não tolera geadas.

Quando há o plantio de mudas obtidas através de sementes, a produção dessas plantas se inicia de 5 a 6 anos após; porém, quando as plantas são enxertadas, a produção é mais precoce (dentre de 3 a 4 anos).

Carambola Bilimbi: Propriedades Medicinais

Além dos frutos apresentarem uma elevada concentração de vitamina C ( a qual pode atingir valores de 60,65 miligramas por 100 gramas de polpa), as folhas da carambola bilimbi agrupam várias propriedades medicinais que permitem que as mesmas sejam empregadas para fins diversos.

A ação antidiabética das folhas pode reduzir tanto os níveis de glicose quanto de triglicerídeos do sangue em até 130%. Estudos indicam que o extrato aquoso da folha pode manifestar ação semelhante ao medicamento Metformina (conforme analisado em estudo com ratos).

Além das propriedades antiglicemiantes, folhas de bilimbi pode complementar o tratamento para doenças venéreas, aliviar inflamação retal, atenuar hemorragias internas do estômago, bem como reduzir quadros de coceira, inchaço, caxumba e erupções cutâneas.

Uma consideração á respeito da fruta é que apesar dos benefícios para a saúde, pessoas com problemas renais devem evitar consumi-la.

Carambola Bilimbi: Aplicações

Há diversas aplicabilidades para o fruto. Quando eles estão verdes, por exemplo, podem ser utilizados para preparo de picles, condimentos e molhos. Tal como o limão é utilizado sobre o peixe cozido ou frito, a carambola bilimbi pode ser outra opção. Esta fruta também pode ser consumida como tira-gosto com acréscimo de sal.

No Sul da Bahia, a bilimbi é muito utilizada como ingrediente em moquecas e mariscados. A fruta também pode integrar a composição de vinagres, vinhos, compotas e geleias.

Suco

Suco de Bilimbi no Copo
Suco de Bilimbi no Copo

Há duas famosas sugestões de suco com a fruta. A primeira é o suco exclusivamente com a carambola bilimbi, e a segunda é de bilimbi com manga.

Convém lembrar que tanto o bilimbi quanto a manga possuem alto teor de vitamina C, a qual também apresenta propriedades antioxidantes, aumenta a absorção de Ferro e a formação de colágeno.

Carambola Bilimbi: Qual a Relação com Jambo Branco e Groselha da Índia?

As três frutas possuem elevada concentração de vitamina C.

Assim como o bilimbi, o jambo branco (nome científico Syzygium aqueum) também é conhecido pelas suas propriedades antiglicemiantes, característica que se repete nas espécies jambo vermelho e rosa (as quais assim como o jambo branco são as únicas existentes no Brasil).

A groselha da Índia (nome científico Phyllanthus acidus) também apresenta uma segunda característica em comum com a bilimbi: ela pode ser empregada no preparo de pratos salgados e vinagres.

*

Agora que você já conhece bastante à respeito da carambola bilimbi, esteja à vontade para continuar conosco e visitar outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Jardim Exótico Mudas. Groselha da Índia ou Groselha Branca. Disponível em: < https://www.jardimexotico.com.br/groselha-da-india-ou-groselha-branca>;

Portal São Francisco. Bilimbi. Disponível em: < https://www.portalsaofrancisco.com.br/alimentos/bilimbi>;

Wikipédia. Bilimbi. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Bilimbi>.

Veja também

Óleo de Amêndoas no Frasco Pequeno

Quais os Benefícios do Óleo de Amêndoas Para o Corpo?

Amêndoas são as sementes comestíveis encontradas no interior da amêndoa, cultivadas na árvore Prunus Dulcis. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *