Home / Plantas / Pé de Carambola: Como Cuidar e o Cultivo no Brasil

Pé de Carambola: Como Cuidar e o Cultivo no Brasil

A carambola é uma deliciosa e saborosa fruta. Além disso, elas são capazes de proporcionar uma série de benefícios para o nosso organismo, auxiliando na nossa saúde e sobretudo, no nosso bem-estar.

A caramboleira, como é conhecido o pé de carambola, dá lindas e pequeninas flores, além dos exóticos frutos em formato de estrela, de fato, com uma aparência diferenciada.

É uma árvore muito cultivada no Brasil, sobretudo no interior, em sítios e fazendas. De fácil crescimento, ela se adapta às condições e climas mais quentes.

E por que não ter um pé de carambola na sua casa? Se você possui um espaço no seu quintal, adquira uma muda e após algum tempo, você estará colhendo e saboreando as frutas diretamente do pé. Confira!

Carambola: Uma Fruta Rica

A carambola é uma fruta deliciosa. Ela é amarela esverdeada, de tamanho médio e possui formato de estrela, inclusive é muito utilizada na decoração de pratos, doces, devido a sua aparência diferenciada.

Ela é oriunda da Índia e também da Malásia, regiões que estão predominantemente na faixa tropical.

Ela está presente na família Oxalidaceae, na ordem das oxalidales e no gênero Averrhoa. É uma fruta muito consumida em países de clima tropical. E é capaz de proporcionar os seguintes benefícios para nossa saúde:

  • Auxilia no emagrecimento
  • Ajuda contra disenteria
  • Reduz febre
  • Contra diabetes
  • Aumente o apetite

Ela possui uma série de benefícios para nossa saúde, estes foram só alguns, além disso, suas folhas auxiliam na recuperação de picadas de mosquitos, pernilongos e demais insetos, se forem socadas com um pouco de água, até formar uma pasta e passa-la no local ferido. Mas precisamos nos atentar a um fator em específico.

Atenção Com a Carambola

Ela possui uma grande quantidade de ácido oxálico, e é muito perigosa para quem possui pedra no rim, isso porque ele retém a produção de combatentes. Para quem possui problemas no rim, esta fruta pode ser fatal. Isso mesmo, a grande quantidade desse ácido, prejudica a filtração do rim, que é impedido de filtrar as substâncias, como a caramboxina.

Os sintomas são diversos, vão desde pequenos desconfortos, soluço, febre, e com o passar do tempo, se não receber a devida atenção, o que era apenas um problema, vira algo muito maior, com convulsões e até a morte.

Em algumas cidades os estabelecimentos como mercados, hortifrútis foram obrigados a deixar avisos na parede, para o consumo da fruta.

Mas se você não possui problema algum nos rins, ou mesmo já se recuperou e deseja ter um pé de carambola na sua residência, em seu jardim, confira as seguintes dicas!

Pé de Carambola: Como Cuidar e o Cultivo no Brasil

Para cuidar de um pé de carambola, é preciso muita atenção, cuidado e determinação. Mas fora isso, eles não são tão trabalhosos.

Um pé de carambola mede de 4 a 8 metros e quanto mais espaço ela tiver para se desenvolver, melhor. Mas também pode ser cultivada com facilidade em vasos.

Você pode cultiva-la dentro de sua casa, em um vaso, pois é uma árvore de porte pequeno e pode se desenvolver bem em pequenos espaços, como é o caso dos vasos. Para vasos, existem árvores frutíferas específicas, como por exemplo a pitanga, a acerola, limão, além é claro, da carambola e muitas outras.

Ela adora estar exposta ao sol e a iluminação direta faz bem para seu desenvolvimento. Então analise bem o espaço o qual a planta será cultivada.

Além disso, uma terra de qualidade faz toda a diferença, atente-se para que ela esteja bem drenada, com uma terra adubada e com grande quantidade de matéria orgânica.

Dicas Para Cultivar Pé De Carambola

Para você ter um pé de carambola na sua residência, ou mesmo no seu jardim, você deverá se atentar a cinco fatores principais. E são eles:

Muda Ou Semente

Sementes de Carambola
Sementes de Carambola

Para adquirir uma muda você pode procurar com quem já possua um pé, ou em lojas agrícolas, de jardinagem. Já no caso da semente, você pode encontrá-las tanto em lojas orgânicas, como também em feiras, mercados e lojas agrícolas ou lojas on-line. É necessário germinar a semente. Para isso, coloque-as em local fechado e úmido, como um pote com tampa, deixe-a em algodão úmido. Funciona, mas para o crescimento mais acelerado da árvore, o indicado é que você procure pelas mudas.

A carambola é uma planta que se desenvolve com rapidez através das mudas enxertadas e dessa forma, ela começa a dar frutos logo no terceiro ano de vida. Uma carambola é capaz de dar mais de 1.000 frutos ao longo de um ano. Então cultive e colha diretamente do pé estas estrelas deliciosas que a natureza nos proporciona.

Espaço

Como foi dito acima, o espaço determinará o tamanho que a arvore atingirá. Ela pode tanto crescer grandes alturas, como poucas, ela é considerada uma árvore de porte pequeno/médio e desta maneira pode sim ser cultivada em vasos.

A carambola prefere uma cova funda, já que suas raízes crescem profundamente. Então atente-se e quando for replantar as mudas, faça um buraco de 30 a 40 centímetros para que ela possa fixar as raízes e se desenvolver com qualidade.

Terra

A terra é fundamental para uma árvore, pois é nela que a planta irá fixar-se e dali absorverá todos nutrientes que auxiliarão seu correto desenvolvimento.

Busque sempre utilizar terra bem adubada, ou mesmo com quantidade significativa de matéria orgânica. Você mesmo pode deixar a terra adubada, colocando cascas de frutas, cascas de ovo, de banana, esterco.

Tudo o que é orgânico auxilia na qualidade da terra e no desenvolvimento da planta. Então facilite para ela, ao invés de jogar fora alimentos orgânicos, coloque em seu jardim, vaso, enfim, na terra que você deseja adubar.

O uso de fertilizantes é importante para quando você perceba que a planta não está se desenvolvendo da maneira desejada, então não exite em usá-lo, mas use com moderação.

Pé de Carambola no Vaso
Pé de Carambola no Vaso

Iluminação

Ela adora estar sob o sol pleno, para a carambola se desenvolver com qualidade, a sua árvore precisa receber uma quantidade significativa de iluminação solar. Então seja no jardim, ou mesmo no vaso, deixa-a recebendo um belo banho de sol.

Irrigação

Irrigar a carambola é fundamental para seu desenvolvimento. Regue uma vez ao dia e lembre-se de não encharcar a planta.

Veja também

Hibiscus Sabdariffa

Qual é o Hibisco Comestível? Qual Serve Para Fazer Chá?

Muitas flores são muito boas para a produção de chás e de outros produtos naturais, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *