Home / Plantas / Jasmim Verdadeiro e Falso: Qual a Diferença Entre Eles?

Jasmim Verdadeiro e Falso: Qual a Diferença Entre Eles?

O jasmim é uma flor que faz parte do time das flores perfumadas. Ele é conhecido não somente por sua beleza, mas também pelo seu cheiro agradável e fresco que ele libera durante a noite. É uma flor muito comum, muito apreciada e muito linda. Assim como a maioria das flores. Se há algo que é apreciado em todos os lugares do mundo são as flores. Não importa qual seja a cultura, a apreciação à singeleza e aromas diferenciados das flores é algo que todas as culturas têm em comum. Com certeza quando criança você aprendeu sobre algumas flores e suas diferenças, assim como conhece algumas que são mais populares como rosas, margaridas, violetas entre outras. O jasmim está também entra mais populares, porém, se você não conhece vamos te apresentar agora alguns aspectos sobre essa flor. Uma das primeiras curiosidades que você verá ao decorrer deste artigo é o fato de que existem dois tipos de jasmim: o jasmim verdadeiro e o jasmim falso.

Características: Jasmim

Não importa se for verdadeiro ou falso, uma das coisas que qualquer um dos dois tipos tem em comum, é a beleza. Basicamente esse nome é dada simplesmente pela semelhança que o jasmim falo se tem com o jasmim verdadeiro. De fato, são flores parecidas, porém os que são apelidados de jasmim falso, normalmente são simplesmente outra espécie de planta e de flor, proveniente da mesma família que os chamados Jasmins verdadeiros.

Normalmente, o que diferencia as duas flores é a quantidade de pétalas que cada uma tem.  Considera-se que o jasmim verdadeiro possui mais de cinco pétalas enquanto o jasmim falso possui no máximo quatro pétalas. Como podemos ver é uma característica simples e que não difere tanto. Isso significa que o jasmim falso não é considerado uma flor menos bonita ou menos cheirosa do que o jasmim verdadeiro simplesmente sua quantidade de pétalas.

Jasmim Verdadeiro e Jasmim Falso

Uma característica muito mais marcante que diferencia as duas flores. O jasmim verdadeiro e o jasmim falso possuem praticamente o mesmo aroma, eles são facilmente confundidos. Portanto, é sempre necessário checar qual é o tipo de jasmim que se está plantando e cultivando.  Até quando estamos em um simples contato com algum jasmim encontrado em qualquer lugar é necessário verificar se ele é o jasmim verdadeira ou jasmim falta. Mas como identificar sabendo que o aroma e o aspecto dos dois são realmente parecidos? A resposta é simples, além do número de pétalas, o jasmim verdadeiro se organiza de forma mais espessa e firme do que o jasmim falso.

Jasmim Verdadeiro
Jasmim Verdadeiro

É necessário tomar esse cuidado porque muitos pontos negativos do jasmim falso é o fato de que ele é muito venenoso e pode ser muito prejudicial para humanos ou animais. Portanto, ao segurar um jasmim ou entrar em contato com uma planta que pareça um jasmim sempre cheque para saber se não se trata de uma planta venenosa mas sim de um simples jasmim perfumado e singelo.

Jasmim: Cultivo e Cuidados

Uma das plantas mais escolhidas para serem plantadas é o jasmim. Certamente, é uma escolha sem erro, isso porque além dos cuidados básicos, ela libera um aroma fresco e calmante. Além disso pode trazer leveza, vida e cor ao ambiente onde está plantado. Qualquer coisa, é necessário decidir qual espécie de jasmim será plantada. Como já citamos, existem diversas espécies diferentes de jasmim. Todas elas são delicadas e todos tem um cheiro agradável. O que vai diferenciar algumas espécies é: alguns cuidados, cores e formatos. Escolha também uma espécie que se adeque ao ambiente em que você vive. Por exemplo, não é possível cultivar uma espécie intolerante a geadas caso você mora no lugar muito frio. Para essa situação, é necessário plantar uma espécie de jasmim que seja mais resistente do que as outras. Vamos entender melhor.

  • Local: depois que escolher a espécie que será plantada, veja quais são as necessidades e exigências dessa planta. As perguntas que devem ser feitas são: quanto de espaço ela deve ter e ocupar? Quanto de iluminação ela exige? Ela pode ser exposta ao Sol ou receber luz solar indireta? E qual é a resistência a variações de temperaturas dessa espécie?
  • Solo: É algo que consegue ser comum em todas as espécies de jasmim. Qualquer uma delas vai precisar de um solo bem drenado e rico em matéria orgânica. Para conseguir essa mistura perfeita é necessário adubos orgânicos, terra e areia para drenagem da água. Lembre-se que a água precisa ser muito bem esquadra e não pode ficar empoçada.
  • Rega: quantidade de água a ser administrada nessa planta também é comum para várias espécies. O jasmim praticamente precisa estar úmido, porém nunca encharcado. Para isso, regue a planta e analise a absorção da água. Antes de regar sempre cheque se ela realmente precisa de água. Uma dica importante é nunca regarem horários em que o sol está muito forte. Os horários mais corretos para rega são entre 06h e 09h da manhã e entre as 04h da tarde e 07h da noite.
  • Cuidados: hoje às mim, com passar do tempo, irá crescer e se desenvolver de forma independente. Porém, no começo de sua vida ele precisará de vários tipos de suporte. Por exemplo, é necessário que se faça rodas frequentes enquanto eles são pequenos. De acordo com o seu crescimento, é necessário também que sejam apoiados a hastes de sustentação.

Observações

Jasmim no Vaso
Jasmim no Vaso

Tanta beleza e delicadeza podem ter diversos fins. A flor do jasmim pode ser utilizada para decoração e ornamentação, por isso existe um método correto para utilizar o jasmim como flor de corte. Além disso a propagação do jasmim é muito simples, ela pode ser feita através de estaquia: um método no qual se retira uma haste ou um ramoda  planta, e este será replantado. A partir de então, se tem uma nova planta e a propagação já está sendo feita.

Uma curiosidade sobre o jasmim é que são plantas resistentes e por isso são muito fáceis de serem encontradas em centros urbanos. Estar andando pela cidade encontrar flores caídas de jasmim no chão. Infelizmente, quando elas estão presente em cento urbanos raramente é possível sentir o seu aroma.

Veja também

Jasmim Real

Tudo Sobre A Flor De Jasmim: Características, Nome Científico E Fotos

Seja você um admirador de jardinagem com traços profissionais, ou um simples apaixonado pelas belas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *