Home / Plantas / Gengibre Azul – Estragado ou Amarelado Por Dentro: O Que Fazer?

Gengibre Azul – Estragado ou Amarelado Por Dentro: O Que Fazer?

Você já cortou um pedaço de gengibre e encontrou um leve anel azul esverdeado circulando o perímetro? Não se assuste – seu gengibre não está estragado. De fato, existem algumas razões pelas quais seu gengibre pode parecer azul e nenhum deles é ruim.

Tecnicamente, os vegetais não podem “amadurecer” da mesma maneira que as frutas que são colhidas das árvores e uma vez colhidas, começam a morrer. Mas há sinais que indicam as raízes mais frescas e aquelas colhidas há mais tempo, portanto menos viçosas.

Propriedades Benéficas do Gengibre

O gengibre é um desses superalimentos geralmente reconhecidos por suas propriedades alimentares e medicinais. É um bom reforço imunológico, devido à sua atuação como anti-inflamatório ou à excelente quantidade de vitamina C.  Não apenas isso, mas o gengibre é um excelente alimento para o cérebro, rico em ferro, potássio e vitamina B6, todos úteis na produção e metabolismo de células sanguíneas.

Como Escolher Gengibre

Quando se trata de escolher gengibre, nem sempre seu frescor é denunciado pela pele. Infelizmente, isso significa que você talvez não saiba sua condição até descascá-lo.  No entanto, existem outras maneiras de saber se o seu gengibre será fresco e delicioso. Observe que você tem mais chances de encontrar um bom gengibre se o supermercado o armazenar na geladeira ou, pelo menos, em temperaturas mais baixas.

Se mantida fresca ou refrigerada, a pele deve parecer úmida. Se você deixar o gengibre fora da geladeira, a pele poderá parecer levemente enrugada. De qualquer maneira, procure gengibre de casca amarela ou marrom brilhante. O gengibre mais fresco será firme ao toque com aquele sabor apimentado e picante.

O gengibre não tão fresco ainda terá casca brilhante, mas com alguns pontos mais escuros adicionados. A pele também pode começar a parecer um pouco seca.  O gengibre fica mais picante à medida que envelhece, portanto, lembre-se disso quando você morder. Ainda deve ser firme ao toque.

O gengibre é a raiz de um vegetal. Tem uma camada externa marrom e uma carne interna amarela a marrom, então não se preocupe se a parte externa parecer opaca ou marrom (imagine uma batata). Uma raiz de gengibre realmente fresca e ótima será firme, com uma polpa úmida e brilhante . O cheiro será fresco e brilhante.

Gengibre Azul – Estragado ou Amarelado Por Dentro: O Que Fazer?

Se você se deparar com gengibre azul, não se preocupe; não está podre! Existem certas variedades de gengibre que possuem um anel azul sutil ou uma cor azul mais óbvia em toda a raiz. Não confunda esta cor única com podridão.  Contanto que seu gengibre azul ainda seja agradável e firme, sem sinais de mofo, você estará pronto. O gengibre azul será um pouco mais picante do que seu primo amarelo.

Quão azul é o seu gengibre? Se é apenas um anel fraco, você provavelmente tem gengibre branco chinês nas mãos; se você vir uma tonalidade azul bastante distinta irradiando por todo o botão, é provável que você tenha uma variedade criada para essa cor. Bubba Baba Ginger é um gengibre havaiano que foi atravessado com uma variedade de gengibre azulado da Índia. Começa com uma coloração amarelo-rosa e fica mais azul à medida que amadurece.

O tom azulado de um pouco de gengibre é resultado das antocianinas , um tipo de corante vegetal da família dos flavonoides que fornece frutas vibrantes como laranja-sangue e legumes como repolho roxo. Quantidades vestigiais de antocianinas em certas variedades de gengibre dão um tom azulado.

Gengibre Estragado ou Amarelado

Quando o gengibre é armazenado por um longo período de tempo em um ambiente frio, ele se torna menos ácido, e isso faz com que alguns de seus pigmentos de antocianina mudem para uma cor cinza-azulada.

E o pedaço de raiz de gengibre meio enrugado, meio usado ou meio velho que fica na geladeira há algumas semanas? Isso adiciona sabor ao seu prato ou é forragem de lata de lixo? Pedaços de gengibre um pouco menos frescos ainda são bons para cozinhar. Tudo bem se partes da raiz cederem um pouco de pressão ou ficarem ligeiramente enrugadas nas pontas.

Também ainda esta bom se partes da carne da raiz estiverem um pouco descoloridas ou machucadas. Apenas considere cortar e não usar as pontas menos frescas nesses casos, pois elas não serão tão saborosas. O gengibre fresco é melhor, mas o gengibre não tão fresco não precisa ser descartado.

Como Armazenar Gengibre

No balcão ou na despensa, um pedaço de raiz de gengibre sem cortes durará cerca de uma semana. Na geladeira, quando armazenado adequadamente, durará até um mês. Depois de descascar ou picar o gengibre, ele durará algumas horas em temperatura ambiente ou cerca de uma semana na geladeira quando armazenado em um recipiente hermético.

Para armazenar seu gengibre por mais tempo, considere congelar ou conservar seu gengibre . Congelar ou conservar seu gengibre aumenta sua vida útil para cerca de três meses.  Se você vai usar sua raiz de gengibre em um dia ou dois, pode deixá-la em seu balcão, na tigela de frutas ou na despensa sem problemas.

Se você deseja armazenar seu gengibre por mais tempo ou comer um pedaço de gengibre restante, guarde-o na geladeira, embrulhado levemente em um pano ou toalha de papel e, em seguida, colocado em um recipiente ou saco de sanduíche. Você pode armazená-lo na parte mais nítida ou na parte principal da geladeira.  Se você tem um pedaço grande de gengibre, apenas corte a parte que vai usar e não descasque a raiz inteira. Manter a pele na raiz ajuda a preservá-la por mais tempo.

Gengibre Estragado

Você pode dizer que a raiz do gengibre se deteriorou se for amarela ou marrom opaca por dentro e, principalmente, se parecer cinza ou com anéis pretos na carne . O gengibre ruim também é seco e atrofiado e pode ser mole ou quebradiço. Gengibre podre não cheira fortemente a gengibre e pode não cheirar a quase nada. Se ficar mofado, poderá cheirar a podre ou desagradável.

Além de apodrecer, a raiz de gengibre também pode sofrer de mofo. O mofo geralmente aparece em lugares onde você cortou pedaços de gengibre no passado e expôs a carne da raiz. Pode aparecer em uma variedade de cores, incluindo branco, preto ou verde. Qualquer cor que não seja marrom ou amarela é suspeita.  Jogue fora o gengibre mofado.

Veja também

Qual Planta Serve Para Inflamação?

As plantas são usadas, desde muito tempo atrás, para curar diversos problemas de saúde. Assim, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *