Home / Plantas / Brinco De Princesa É Toxica? Ela E Perigosa Para O Homem?

Brinco De Princesa É Toxica? Ela E Perigosa Para O Homem?

As plantas Brinco de Princesa levam esse nome justamente por causa de suas formas. Elas são bicolores, e realmente se assemelham a um brinco pendurado em seus ramos herbáceos. São comuns, fáceis de serem encontradas e são conhecidas também como lágrima ou Fúcsia. Sua beleza é exótica e delicada. Vamos aprender mais sobre os brincos de princesa, sua origem e como cultivar a luz.

Características Da Brinco De Princesa

A florescência das brinco de princesas se dá nas épocas entre a primavera e o verão. Suas flores se estendem por toda a copa da planta, nas extremidades dos ramos. Nessas extremidades elas se penduram e pequenas coroas são formadas opostamente aos cálices caídos. Existem variações de cálices, podem ser brancos, vermelhos ou roxos, e as coroas podem ser lilás, roxas, vermelhas, brancas ou azuis.

Em relação ao seu posicionamento, é recomendado que seja cultivada em lugares altos ou suportes acima de 2 metros. Isso porque a sua floração é pendurada então suas flores ficam bem à vista quando colocadas no alto. Caso ela fique lugares baixos, as flores podem puxar os galhos e ramos para o chão.

Essa planta prefere climas amenos ou mais frios. Portanto é difícil encontra-las em lugares muito quentes como norte e nordeste do país.

Tipos De Brinco De Princesa

Existem alguns tipos diferentes de plantas brinco de princesa. As cultivadas dentro de casas e apartamentos ou jardins, normalmente são os brincos de princesa híbridos. Esses recebem alguns cuidados especiais, e são mantidos por cultivadores. Há uma espécie mais selvagem dessa planta, se chama brinco de princesa da mata. É possível encontra-la em beiras de estradas e algumas florestas do Sudeste do Brasil. Essa flor é muito mais resistente, considerando que não há cultivadores que as mantém nem cuidados especiais. Ela simplesmente obedece ao seu período de floração natural, que resiste a diversos fenômenos naturais como chuvas, sol, vento, entre outros.

Essas plantas selvagens foram enviadas a muito tempo atrás para Europa. Lá ela recebeu diversas alterações, formando a versão híbrida que conhecemos e cultivamos em casa. Foi lá também que ela recebeu nome Fúcsia.

Brinco De Princesa É Tóxica?

Ao contrário do que muitos pensam, essa planta não é tóxica. Nem ao menos faz mal para humanos, sejam adultos, crianças ou animais. É uma planta inofensiva, bela e vívida.

Algumas espécies de brinco de princesa podem ser até comestíveis, podem ser utilizadas em saladas mistas. Porém nunca se deve exagerar no consumo de flores. Apesar de algumas serem comestíveis, nosso organismo não tem a capacidade de digerir todas as substâncias que as flores carregam. Portanto o consumo deve ser muito moderado.

Porém é sempre necessário ter muito cuidado com as plantas tóxicas. Algumas podem realmente fazer mal ou serem letais para humanos e animais. Seguem alguns exemplos:

  • Comigo-ninguém-pode: essa planta extremamente popular e muito cultivada em locais fechados. Pode ser vista em casas, apartamentos, escritórios, hospitais, consultórios, entre outros. Essa planta é extremamente tóxica, a toxina se encontra principalmente nas folhas em suas partes verdes. Pode causar reações alérgicas, indigestão, irritações, entre outras reações.
    Comigo-Ninguém-Pode
    Comigo-Ninguém-Pode
  • Copo de Leite: assim como a comigo-ninguém-pode, tocar numa planta copo de leite e tocar em seus olhos pode machucar e causar lesões. Ela é responsável por toxinas que causam irritações vômitos e reações alérgicas muito graves. Se ingerida pode ser até letal. Apesar de tudo isso, é muito comum em casas e apartamentos.
    Copo de Leite
    Copo de Leite
  • Trombeteira: essa também pode ser uma planta letal, sua consumação pode causar sensações de alucinações, agitação e boca seca. A substância tóxica nessa planta é alcaloide.
    Trombeteira
    Trombeteira

Portanto, existem diversas plantas que podem causar mal à saúde. Antes de cultivar ingerir ou plantar em sua casa, certifique-se de que ela não fará mal. Sempre é possível cultiva-las, caso todas as pessoas que moram em sua casa sejam avisados. Mas se você convive com crianças ou animais domésticos não é recomendável, pois eles são imprevisíveis.

Caso entre em contato com alguma dessas plantas e percebi algumas reações, procure imediatamente um profissional da saúde.

Como Cultivar Brinco De Princesa

Portanto, já sabemos que cultivo é liberado. Vamos aprender agora como cultivar, como cuidar e manter essa planta sempre ornando o ambiente.

Como já citado, os brincos de princesa, preferem climas amenos, regiões mais frias, e meia sombra. Portanto, ao escolher um local, sempre pense na luminosidade que vai receber e na temperatura.

Para reproduzir essa planta, você vai precisar de sementes ou estacas de outros brincos de princesa. Retire as estacas já em floração com cautela e delicadeza. Por meio de estacas você conseguirá um desenvolvimento e floração mais rápidos, já por semente isso pode levar mais tempo.

Certifique-se de que o solo está drenado e rico em matéria orgânica. Para isso você pode adquirir compostos orgânicos e mistura-los com a terra em que ela será plantada. Para uma boa drenagem, faça uma primeira camada de pedras antes de adicionar o substrato já misturado. Lembre-se que para melhorar a drenagem da sua terra, é bom também misturar com areia.

A rega dessa planta pode ser mais frequente do que a maioria. Sempre analise semanalmente o solo. O solo é o que dirá se precisa ou não de mais água. O aspecto das folhas e flores também poderão sinalizar se elas precisam de água ou não. Mantenha o solo sempre úmido, e verifique se há muito pó ou sujeira em suas folhas. Ou seja, além de regar o solo, é necessário pulverizar água em suas folhas e flores, para uma melhor respiração da planta.

Outros Cuidados

Sempre realize podas anuais para a limpeza e saúde da sua planta. Caso ela fique carregada de ramos, folhas e flores secas, toda sua energia será gasta tentando recuperar essas partes. Portanto, se forem retiradas a planta poderá concentrar sua energia nas partes saudáveis.

Lembre-se, como já foi citado, de posicionar essas plantas em lugares altos. Caso seus ramos alcancem o chão, eles podem ser pisoteados e pegarem muito pó. Isso pode deteriorar a planta.

Com esses cuidados e recomendações, você terá seus brincos de princesa sempre saudáveis e florescendo nos períodos certos!

Veja também

Como Usar a Canela Para Emagrecer?

A canela, assim como o cravo, noz-moscada, gengibre, açafrão, pimenta-do-reino, cúrcuma e outros, é considerada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *