Home / Plantas / Flor Dália Gigante: Preço, Onde Encontrar, Cultivo, Habitat e Fotos

Flor Dália Gigante: Preço, Onde Encontrar, Cultivo, Habitat e Fotos

A beleza dessa planta é algo surreal. Extremamente versátil, com muitos diferentes formatos, cores e estruturas em suas pétalas. Muito comercializada e utilizada em por floristas. Vamos conhecer melhor sobre algumas características dessa planta.

Cultivo da Flor Dália Gigante

Essa planta é bem resistente a algumas condições, por isso seu cultivo é tranquilo e simples. Pode ser mantida em vasos, jardins e serve também como flor de corte, para arranjos, enfeites, etc.

Para iniciar o plantio dessa planta, precisará de sementes ou tubérculos. Ao comprar tubérculos, é possível escolher a cor e formato da flor esperada.

Flor Dália Gigante Vermelha
  • Iluminação: Essa planta precisa de muita luz, portanto separe um local bem iluminado, e deixe que a planta receba luz solar direta pelo menos por algumas horas do dia. Mantenha ela protegida de rajadas de ventos, seus caules podem ser sensíveis e delicados, podendo ser quebrados com ventos muito fortes.
  • Solo: Para essa planta, prepare um solo com mais de 15 centímetros, assim dará o espaço necessário para o desenvolvimento e expansão de sua raiz em tubérculos. Ela prefere solos argilosos, que não retenham água e nem encharquem, para isso, certifique-se de que tenha uma boa drenagem. Adicione também substratos e nutrientes para receber a planta.
  • Regas: As regas são simples. Analise bem o solo e o clima de onde será plantada. Em climas secos, mais regas são exigidas, em climas úmidos a planta retém melhor e não precisa de tanta água. De qualquer forma, sempre observe. Para um teste rápido, afunde o dedo no solo. Se voltar seco, significa que a planta precisa de água. Se voltar sujo de terra, não precisa de rega.

Para sua sustentação inicial, é recomendável que utilize estacas e pedaços de madeira até que ela se fortaleça e se mantenha por si só.

Podas são necessárias, elas irão manter sua planta limpa e saudável. Portanto sempre retire cautelosamente ramos, folhas e flores que já não vivem mais, pois esses só servem para sugar energia e saúde da planta.

Onde Encontrar Flor Dália Gigante

Essa flor não é tão comum, por isso raramente pode ser encontrada em floriculturas ou grandes casas de ração, então onde encontrar?

Para encontra-la em floração, procure em lojas de paisagistas, lojas botânicas ou grandes estufas.

Já os bulbos e sementes, são mais fácil de serem encontrados, são vendidos em floriculturas, pomares, casas de jardinagem, e até na internet. Em média, os valores dos bulbos variam de R$8,00 a R$15,00. E então você terá sua própria Dália, podendo cultivá-la e apreciar suas flores onde flor plantada.

Características da Dália Gigante

Em tempos em que todas as plantas já floresceram e estão perdendo ou murchando suas flores, a Dália está se preparando para começar sua florescência. São herbáceas, ou seja, o caule dessa planta é maleável, e não lenhoso ou amadeirado. Seu nome é uma homenagem a seu propagador, D. Andreas Dahl, um botânico sueco que as descobriu e espalhou durante suas explorações.

Sua beleza é interessante, hoje acontecem eventos, exposições e encontros de botânicos, jardineiros, paisagistas e floristas que cultivam e apreciam as Dálias. Podem crescer e resistir a vários tipos de solos e climas, porém condições extremas podem ser prejudiciais.

Propriedades Medicinais

Essa flor tem propriedades medicinais. Tem ação diurética, antisséptica e cicatrizante, além de ser utilizada para casos de ardências e queimaduras, sarampo. Seus tubérculos são esquentados e podem também ser usados em contusões, febre e hematomas. Lembre-se que a automedicação pode ser prejudicial, tenha sempre o acompanhamento de um profissional da saúde.

Há uma infinidade em tipos de Dálias, suas cores podem variar entre brancas, rosas, laranjas, vermelhas, amarelas ou até de duas cores. Seus formatos também podem se alterar, porém, em sua maioria são grandes, redondas. Sua altura pode chegar a 1,20 de altura.

Flor de Corte

Além de todas essas características, ela pode ser usada como flor de corte. Para isso, seu caule deve ser cautelosamente cortado em diagonal e colocado em água fresca. Sempre mantenha a água trocada e corte o caule periodicamente, de 5 em 5 milímetros, para que a planta possa receber mais água e se manter saudável por mais tempo.

Significados das Dálias

Muitos acreditam que além de beleza e cheiros suaves e marcantes, as flores carregam fortes significados. Isso aumenta o peso de dar e receber flores de presente ou pode ser muito mais significativo plantar em sua casa. Veja alguns significados da Flor Dália Gigante.

  • Flor Dália Grande Branca

Flor Dalia Gigante Branca

Significam paz; amor e felicidade.

  • Flor Dália Grande Amarela

Flor Dalia Gigante Amarela

Significam amor recíproco; união correspondida e relacionamento justo.

  • Flor Dália Grande Roxa

Flor Dalia Gigante Roxa

Significam solidariedade; compaixão e piedade.

  • Flor Dália Grande Vermelha

Flor Dalia Gigante Vermelha

Significam paixão ardente e amor abrasador.

  • Flor Dália Grande Rosa

Flor Dalia Gigante Rosa

Significam cautela; sutileza e cuidado.

Portanto, ao presentar, plantar ou receber uma dessas flores, caso acredite em seus fortes significados, podem atrair amores, paz, paixões, amizades verdadeiras, prosperidades, delicadeza entre outros, ficou muito mais interessante ter uma dessas na entrada de casa, não é?

Curiosidades e Fatos Sobre Dálias Gigantes

  • Uma das curiosidades mais interessantes sobre as Dálias Gigantes é que suas flores são comestíveis. Suas sementes e raízes podem ser utilizadas como algumas outras plantas, mas o diferencial dessa flor é que suas pétalas podem ser consumidas. Para consumi-las, saiba que algumas flores fazem mal a saúde, algumas são até venenosas, então tenha total certeza da flor que tem em mãos. As pétalas dessa flor podem ser utilizadas em saladas e geleias.

  • As partes medicinais utilizadas dessa planta são principalmente suas olhas e batatas (ou bulbo). Esses elementos podem ser esquentados e espremidos até que seja retirado seu óleo com as propriedades medicinais.
  • Existem mais de três mil variedades diferentes de dálias, considerando que a partir de suas diversas imigrações e propagações, espécies híbridas foram elaboradas. Isso gerou mais cores e formatos.

Conclusão

A natureza pode nos surpreender, além da beleza, cheiros e sensações. Além dos cheiros e sensações, propriedades medicinais e, além das propriedades medicinais, significados lindos, fortes e que fazem parte de nossas vidas.

Cultivar uma planta dessa, além de simples e fácil, pode trazer boas sensações e um ambiente delicado e amigável. Mesmo que não possa cultivar, tê-la como flor de corte em vasos com água pode mantê-las vivas, bonitas e saudáveis por dias.

Veja também

Flor Gardênia Amarela, Seca ou Doente: O que Fazer?

O doce aroma das gardênias nas flores anuncia o início do verão. O gênero Gardênia …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *